Strategizing no contexto da internacionalização universitária: uma análise do processo de elaboração do projeto institucional de internacionalização de uma universidade pública federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Thayse Kiatkoski
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215134
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNeves, Thayse KiatkoskiMartins, Cibele BarsaliniMarietto, Márcio Luiz2020-10-21T21:13:26Z2020-10-21T21:13:26Z2019364482https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215134Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo estratégico de elaboração do Projeto Institucional de Internacionalização (PRII) de uma universidade pública federal a partir dos pressupostos da Estratégia como Prática e da Visão Baseada em Atividade. Baseou-se numa abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva e pautou-se filosoficamente no interpretativismo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas abertas em profundidade com os atores sociais envolvidos no processo de elaboração do PRII da universidade analisada, além da pesquisa documental. O método de análise de dados utilizado se baseou nas categorias analíticas e nos pressupostos teóricos da Estratégia como Prática e da abordagem da Visão Baseada em Atividade. Realizaram-se, no total, nove entrevistas com membros do comitê de assessoramento para a elaboração do PRII. A análise dos dados permitiu a identificação de quatro processos estratégicos principais, os quais concentraram o fluxo das ações e decisões tomadas: a criação do comitê de assessoramento; a definição dos temas prioritários; a promoção do engajamento dos programas de pós-graduação (PPG); e a estruturação e submissão da proposta. Os resultados da pesquisa apontaram para o papel estratégico assumido pelos docentes no processo de elaboração do PRII. Demonstraram, ainda, a necessidade de se promover práticas eficazes de engajamento destes autores para o sucesso dos objetivos estratégicos. Teoricamente, estes resultados contribuem para expansão e ao mesmo tempo deslocamento da função de practitioners dentro da Estratégia como Prática e do contexto da gestão universitária. No aspecto prático-gerencial, o estudo contribui ao descrever e analisar as atividades laborais e cotidianas de elaboração de um PRII em uma instituição de ensino superior.Abstract : This research aimed to analyze the strategic process of elaboration of the Institutional Internationalization Project (IIP) of a federal public university, according to the assumptions of Strategy as Practice and the Activity-Based View. It followed a qualitative and descriptive approach and was philosophically guided by interpretativism. The data gathering techniques employed were open and in-depth interviews with the social actors involved in the elaboration of the university's IIP, in addition to documental research. The data analysis method was based on the analytical categories and theoretical assumptions of Strategy as Practice and of the Activity-Based View approach. Nine interviews with members of the advisory committee for the preparation of the IIP were conducted. Data analysis allowed the identification of four main strategic processes, which concentrated the flow of actions and decisions taken: the creation of the advisory committee; the definition of priority themes; the promotion of graduate program engagement; and the structuring and submission of the proposal. The results pointed to the strategic role assumed by the professors in the elaboration of the IIP. They also demonstrated the need to promote effective practices of engagement of these actors for the success of the strategic objectives. Theoretically, these results contribute to the expansion and the displacement of the role of practitioners within the Strategy as Practice approach and within the context of university management. In the practical-managerial aspect, the study contributes to describe and analyze the work and daily activities involved in the elaboration of an IIP in an institution of higher education.158 p.| il.porAdministraçãoEstratégia organizacionalEnsino superiorStrategizing no contexto da internacionalização universitária: uma análise do processo de elaboração do projeto institucional de internacionalização de uma universidade pública federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCAD1108-D.pdfPCAD1108-D.pdfapplication/pdf1607952https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215134/-1/PCAD1108-D.pdf3195a1b8cf498e8dc43f99ce3147bfc7MD5-1123456789/2151342020-10-21 18:13:26.843oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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