A tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sattler, Janyne
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89107
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
id UFSC_9af8538c1233a4c67d64da648ccc0602
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89107
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSattler, JanyneDall'Agnol, DarleiDutra, Delamar José Volpato2012-10-22T16:48:32Z2012-10-22T16:48:32Z20062006237735http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89107Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.Este trabalho tem como proposta pensar a tarefa da filosofia, tal como pretendida por Wittgenstein no Tractatus Logico-Philosophicus, como uma tarefa que possui uma finalidade ética e pedagógica para além da sua finalidade lógica de clarificação da linguagem. Isto significa atribuir-lhe uma duplicidade de etapas - negativa e positiva - que pode ser baseada e que está de acordo com a distinção fundamental da obra entre o dizer e o mostrar. A etapa negativa se realiza dentro das condições impostas à linguagem para sua significatividade, ou seja, como crítica da linguagem, restringindo o âmbito daquilo que pode ser dito às proposições empírico-científicas. Tudo aquilo que fica para o outro lado - para o âmbito do mostrável - é o que perfaz a etapa positiva da tarefa: o seu sentido ético é dado como vivência ética, algo que, então, não pode ser dito, mas apenas corretamente vivido. E é porque esta vivência encerra uma normatividade que a tarefa exigirá também a sua finalidade pedagógica: a tarefa da filosofia é a de levar à vivência de uma felicidade estoicamente qualificada; a de ensinar a vivê-la; ou, o que dá no mesmo, a de ensinar a sua atitude positiva ela mesma. This work proposes to think the task of philosophy, such as intended by Wittgenstein in the Tractatus Logico-Philosophicus, as a task which has an ethical and pedagogical end besides its logical one, that of clarification of language. This means to confer to it a kind of duplicity of stages - a negative and a positive one - which could be based on and which is in accordance with a fundamental distinction between saying and showing. The negative stage takes place inside the conditions imposed on the language on behalf of its meaningfulness, that is, as critique of language, restricting the scope of what can be said to scientific-empirical propositions. Everything that stays in the other side - in the scope of showing - is what fulfils the positive stage of the task: its ethical sense is given as ethical living, something that can never be said, but just correctly lived. And it is because this living contains a normativity that the task will also demand its pedagogical end: the task of philosophy is to lead to the living of a happiness stoically qualified; is to teach to live it; or, it's all the same, to teach to have its positive attitude itself.porFlorianópolis, SCFilosofiaA tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL237735.pdfapplication/pdf604018https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89107/1/237735.pdf14f84299b9ba83fd345a002002d1fbdfMD51THUMBNAIL237735.pdf.jpg237735.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89107/2/237735.pdf.jpg78c63767062994495c0e99ed077da83eMD52123456789/891072013-05-05 10:15:36.853oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89107Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T13:15:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicus
title A tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicus
spellingShingle A tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicus
Sattler, Janyne
Filosofia
title_short A tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicus
title_full A tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicus
title_fullStr A tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicus
title_full_unstemmed A tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicus
title_sort A tarefa ético-pedagógica da filosofia no Tractatus Logico-Philosophicus
author Sattler, Janyne
author_facet Sattler, Janyne
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sattler, Janyne
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dall'Agnol, Darlei
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Dutra, Delamar José Volpato
contributor_str_mv Dall'Agnol, Darlei
Dutra, Delamar José Volpato
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Filosofia
topic Filosofia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T16:48:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T16:48:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89107
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 237735
identifier_str_mv 237735
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89107/1/237735.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89107/2/237735.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14f84299b9ba83fd345a002002d1fbdf
78c63767062994495c0e99ed077da83e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805374931828736