Experiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profiles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Fredi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220052
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, Joinville, 2019.
id UFSC_a3350fb3f6552c3614c3af148b13c654
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220052
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCenci, FrediFujarra, André Luís Condino2021-02-11T22:28:38Z2021-02-11T22:28:38Z2019368221https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220052Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, Joinville, 2019.A Vibração Induzida por Vórtices (VIV) é um fenômeno de interação fluido-estrutura que é extremamente importante para a indústria do petróleo. Os risers são frequentemente excitados por este fenômeno resultando em oscilações que reduzem a vida útil dos equipamentos. A complexidade deste fenômeno hidro-elástico não-linear ainda não é completamente entendida pela comunidade científica e investigações em modelos flexíveis dão suporte para a descoberta de peculiaridades do VIV. Este trabalho apresenta resultados experimentais de um cilindro flexível longo e horizontal. A resposta dinâmica do modelo é apresentada, relacionada com a amplitude, a frequência, o ângulo de fase e as trajetórias dos movimentos. O cilindro é considerado longo, com razão de aspecto igual a 148, e razão de massa igual a 3,9. Os experimentos foram conduzidos em um tanque de reboque e o cilindro flexível foi excitado por perfis uniformes de escoamento. Vinte velocidades reduzidas foram testadas, em uma faixa de 1,75 < V r < 15,79, correspondendo a números de Reynolds de 1.000 até 10.000. As medições foram realizadas utilizando um sistema de rastreamento óptico subaquático, onde movimentos nas três direções foram monitorados a partir de 18 alvos distribuídos ao longo de aproximadamente metade do comprimento do modelo. Amplitudes transversais r.m.s de até 0,77 diâmetros e longitudinais de até 0,23 diâmetros foram observadas, e a dinâmica do modelo mostrou comportamento multimodal. A faixa de sincronização transversal influenciou muito os modos longitudinais excitados. Os resultados alcançados se mostram extremamente relevantes para futuras validações de modelos analíticos e códigos numéricos.Abstract: The Vortex-induced Vibrations (VIV) is a phenomenon resulting from the fluid-structure interaction which is extremely important in the oil industry. The risers are frequently excited by this phenomenon resulting in oscillations which reduce the equipment lifetime. The complexity of this non-linear and hydro-elastic phenomenon is still not completely understood by the scientific community and investigations on flexible models support the peculiarities unveil of the VIV. This work presents experimental results of a horizontal long flexible cylinder. The model dynamic response is presented, connected to the amplitude, the frequency, the phase angle, and the trajectories of the movements. The cylinder is considered long, with aspect ratio equal to 148, and mass ratio equal to 3.9. The experiment was carried out in a towing tank, and the flexible cylinder was excited by uniform flow profiles. Twenty reduced velocities were tested, in a range of 1.75 < V r < 15.79, corresponding to Reynolds numbers from 1,000 up to 10, 000. The measurements were performed using a submerged optical motion capture system, where displacements in the three directions were monitored from 18 targets distributed along half of the model?s length. Cross-flow r.m.s amplitude responses up to 0.77 diameters and in-line up to 0.23 diameters were observed, and the model dynamics showed a multi-modal response behavior. The cross-flow lock-in highly influenced the in-line excitation modes. The results achieved showed to be extremely relevant for further validation of analytical models and numerical codes.88 p.| il., gráfs., tabs.engEngenharia mecânicaCilindrosIndústria petrolíferaExperiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profilesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPCM0047-D.pdfPPCM0047-D.pdfapplication/pdf8783335https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/220052/1/PPCM0047-D.pdf4b42078d19040e995d6e1cad7c3efd6bMD51123456789/2200522021-02-11 22:42:37.336oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220052Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-12T01:42:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profiles
title Experiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profiles
spellingShingle Experiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profiles
Cenci, Fredi
Engenharia mecânica
Cilindros
Indústria petrolífera
title_short Experiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profiles
title_full Experiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profiles
title_fullStr Experiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profiles
title_full_unstemmed Experiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profiles
title_sort Experiments on vortex-induced vibrations of a long horizontal cylinder under uniform current profiles
author Cenci, Fredi
author_facet Cenci, Fredi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Fredi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fujarra, André Luís Condino
contributor_str_mv Fujarra, André Luís Condino
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Engenharia mecânica
Cilindros
Indústria petrolífera
topic Engenharia mecânica
Cilindros
Indústria petrolífera
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, Joinville, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-11T22:28:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-11T22:28:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220052
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 368221
identifier_str_mv 368221
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220052
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/220052/1/PPCM0047-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b42078d19040e995d6e1cad7c3efd6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805354409099264