Reforma da educação superior brasileira na visão de dirigentes da UEMA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89371 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaBatista, Luiz Gustavo AlvesColossi, Nelson2012-10-22T20:03:32Z2012-10-22T20:03:32Z20062006228306http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89371Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.Um dos grandes desafios da universidade, hoje, é estar em sintonia com os novos tempos. As tendências de futuro devem ser antevistas, para que a universidade seja capaz de responder às novas demandas, criando novos cursos, inventando novos processos pedagógicos, gerando conhecimentos que contribuam para a materialização do desenvolvimento sustentável do País. A reforma da educação superior, momento em que a universidade brasileira é convocada aos debates sobre seu futuro, é o objeto da presente pesquisa que buscou analisar o tema na visão de dirigentes da Universidade Estadual do Maranhão. Buscou-se nesse sentido levantar a revisão da literatura e a visão de dirigentes da Instituição para então proceder com análise. A pesquisa foi predominantemente qualitativa do tipo descritiva exploratória. O método utilizado foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para obtenção dos dados. O universo da pesquisa foi composto por dirigentes da UEMA. A amostra foi intencional composta por 12 (doze) membros do comitê institucional da UEMA que representam setores da instituição. Do total foram entrevistados 08 (oito) membros que compõem a amostra não probabilística. A análise dos dados foi realizada por meio da interpretação das falas dos informantes-chave, bem como, pela a análise do material escrito disponível. Os resultados evidenciaram o envolvimento dos informantes com o tema e o posicionamento positivo quanto à realização da reforma universitária. As principais conclusões foram que a grande maioria dos entrevistados concorda com o processo e esperam que mesmo aprovando-se o anteprojeto de lei da educação superior os debates devam continuar como forma de estimular as universidades a se repensarem de maneira coesa com a evolução do mundo. Destacou-se ainda que a participação de diversos segmentos sociais nesse processo promove a democracia e o desenvolvimento da nação.137 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCAdministraçãoEnsino superiorBrasilReforma do ensinoBrasilReforma universitariaBrasilAdministradores de universidadesReforma da educação superior brasileira na visão de dirigentes da UEMAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL228306.pdfapplication/pdf1066788https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89371/1/228306.pdfcea67f8d9adfcea432044fc946464641MD51TEXT228306.pdf.txt228306.pdf.txtExtracted Texttext/plain255026https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89371/2/228306.pdf.txt7a9f93723a3d5e1b2893152e446fef23MD52THUMBNAIL228306.pdf.jpg228306.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89371/3/228306.pdf.jpg8e1201366e70e27462a83ff76b54f32bMD53123456789/893712013-05-04 22:17:00.903oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89371Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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