A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rempel, Gabriela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219540
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
id UFSC_abb7e9f80ce6ac4d3be343d5a59d3dc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219540
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRempel, GabrielaBonini, Adair2021-01-14T18:11:49Z2021-01-14T18:11:49Z2020370554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219540Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.O processo de produção de um jornal escolar pela via do jornalismo independente e sua relação com o ensino e a aprendizagem críticos de Língua Portuguesa é o tema desta tese. A pesquisa procura contribuir para o desenvolvimento de possibilidades de trabalho pedagógico com os gêneros da esfera jornalística para além daquelas possibilidades postuladas pela mídia dominante. Entende-se que tais gêneros precisam ser pensados por distintas vias na escola para que se solidifique um ensino crítico do texto jornalístico, que busque por meio de diferentes práticas sociais e gêneros discursivos desvelar as relações de poder presentes na esfera do jornalismo. Assim, a pesquisa aqui relatada objetivou analisar o processo de produção de um jornal escolar desenvolvido a partir do jornalismo independente em uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual da rede pública de Florianópolis. O estudo se guiou pela seguinte questão: ?como um jornal escolar produzido a partir do jornalismo independente pode favorecer uma experiência de ensino e aprendizagem crítica de Língua Portuguesa??. O conceito de transitividade, ou consciência crítica, é tomado a partir de Freire (1967) e pode ser entendido como uma forma de educação dialogal e ativa, voltada para a responsividade social e política. A presente pesquisa tem como embasamento teórico-metodológico a Análise Crítica de Gênero (ACG) (BONINI, 2010; 2013; 2017), aporte que promove uma investigação crítica de gêneros do discurso a fim de elucidar de que maneira os gêneros, como os midiáticos, são mobilizados para legitimar discursos particulares e representações ideológicas, segundo interesses de instituições e grupos (RECHETNICOU; LIMA; BONINI, 2016). Para tanto, nessa abordagem são considerados: os gêneros discursivos como as formas relativamente estáveis do enunciado (BAKHTIN, 1997 [1952/53]); as práticas sociais como formas habituais de agir no mundo (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003); e a transitividade crítica (FREIRE, 1967) como forma de constituição da consciência social e política. A orientação etnográfica e a Pesquisa Participante (PP) foram eleitas como metodologias do estudo em questão. Como resultados, foram levantados indicativos que permitem apontar um deslocamento da transitividade das/dos estudantes durante as atividades de produção do jornal escolar. Também pode ser observado que o jornal escolar inspirado pelo jornalismo independente e não dominante favorece uma formação crítica de mundo. Conclui-se ainda que a colaboração entre jornais independentes e a escola viabiliza experiências significativas para alunos e alunas em termos de educação crítica.</br>Abstract: The theme of this thesis is the production process of a school newspaper from the independent journalism perspective and its relation with critical process of teaching and learning Portuguese language. The research aims to contribute to the development of possibilities of pedagogical practices using journalistic genres different from ordinary genres postulated by mainstream media. Such genres can be formulated by other perspectives in school context to solidify a critical teaching of journalist text. This can be achieved by the revelation of power relations present in journalistic sphere, social practices and discursive genres. The aim of this research is to analyze the production process of a school newspaper developed from independent journalism perspective in a class in the final years of elementary school of a public school in Florianópolis city, in Brazil. The study was guided by the following question: \"how can a school newspaper produced from independent journalism favor a critical teaching and learning experience in the Portuguese language?? The concept of transitivity, or critical awareness, is based on Freire (1967) and can be understood as a form of dialogical and active education focused on social and political responsibility. This thesis is based on Critical Genre Analysis (CGA) (BONINI, 2010; 2013; 2017), a theoretical and methodological approach which promotes critical investigation of discourse genres in order to elucidate how genres, such as the mediatic ones, are mobilized to legitimize private discourse and ideological representations, according to institutions and groups interests (RECHETNICOU; LIMA; BONINI, 2016). Therefore, this approach articulates the concepts of: discursive genre as relatively stable forms of enunciation (BAKHTIN, 1997 [1952/53]); social practices as usual forms of action in the world (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003); and critical transitivity (FREIRE, 1967) as a way to constitute social and political consciousness. Ethnography and Participatory Research (PR) were taken as methodologies of the study. Results indicate a transitivity shift of students? texts during the text production activities for the school newspaper. In addition, the school newspaper modeled by independent and non-dominant journalism favors a critical formation of world view. Moreover, the collaboration between independent newspapers and school enables significant experiences for students in terms of critical education.262 p.| il., gráfs.porLinguísticaJornalismo escolarGêneros textuaisLíngua portuguesaA produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPLLG0811-T.pdfPLLG0811-T.pdfapplication/pdf8392091https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219540/-1/PLLG0811-T.pdf2aee15c623b7a74a6b37e294f507ac04MD5-1123456789/2195402021-01-14 15:11:49.959oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219540Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:11:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica
title A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica
spellingShingle A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica
Rempel, Gabriela
Linguística
Jornalismo escolar
Gêneros textuais
Língua portuguesa
title_short A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica
title_full A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica
title_fullStr A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica
title_full_unstemmed A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica
title_sort A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica
author Rempel, Gabriela
author_facet Rempel, Gabriela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rempel, Gabriela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonini, Adair
contributor_str_mv Bonini, Adair
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Linguística
Jornalismo escolar
Gêneros textuais
Língua portuguesa
topic Linguística
Jornalismo escolar
Gêneros textuais
Língua portuguesa
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-14T18:11:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-14T18:11:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219540
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370554
identifier_str_mv 370554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 262 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219540/-1/PLLG0811-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2aee15c623b7a74a6b37e294f507ac04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805166280933376