O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Éverton Vasconcelos de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169553
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
id UFSC_afed8ef8bf02f6fbdc7228149cd687a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169553
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Éverton Vasconcelos deCerny, Roseli Zen2016-10-19T13:08:58Z2016-10-19T13:08:58Z2015338096https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169553Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.A finalidade deste estudo é analisar o potencial da rádio na escola, visando identificar as contribuições para o processo educativo e para a formação crítica dos sujeitos. Especificamente, tem como propósito identificar a percepção de professores sobre o uso de tecnologias; analisar como a Rádio Escolar é vista pelos educadores, pelos educandos e pela equipe gestora; analisar as contribuições da Rádio Escolar para o processo educativo; e observar a forma como o trabalho da Rádio Escolar foi realizado. Com as transformações tecnológicas que a sociedade vem experimentando nas últimas décadas, a educação continua com seu papel fundamental na formação de jovens e crianças. No entanto, o modelo escolar vigente, focado na transmissão de informações, tem enfrentado inúmeras perturbações que colocam as tecnologias digitais de informação e comunicação como catalisadoras de seu esgotamento. Com a universalização do acesso à informação por meio da mídia e das tecnologias digitais, o processo de formação tem se ampliado para além dos limites colocados pelo principal modelo escolar praticado. A fundamentação teórica que orienta este trabalho buscou desenvolver-se a partir dos trabalhos de Paula Sibília, Jacques Rancière, Paulo Freire, Henry Jenkins, Roland Barthes, Edgar Morin, Maria Luiza Belloni, entre outros, à luz da teoria da complexidade com base nos princípios da mídia-educação. O estudo, com abordagem qualitativa, desenvolveu-se a partir da implementação da Rádio Escolar em uma escola de Educação Básica da Rede Pública Estadual de Santa Catarina situada na cidade de São José, e envolveu estudantes, professores, gestores e comunidade escolar em atividades de educação e comunicação por meio da linguagem radiofônica. O percurso metodológico se desenvolveu a partir da observação participante, de questionário com professores, entrevistas semiestruturadas com os estudantes, análise documental e análise dos conteúdos publicados na Rádio da escola. Os resultados apontaram que a rádio na escola, quando utilizada na dimensão de ferramenta pedagógica e objeto de estudo, configura-se como um importante espaço de participação dos estudantes na construção de seus percursos formativos, contribuindo para o desenvolvimento da formação crítica. Contudo, a fragmentação estrutural dos tempos e espaços do principal modelo escolar, alicerçado em um currículo prescritivo, dificulta a participação dos professores em projetos que envolvem o uso de tecnologias. No caso da Rádio na Tolentino, ao mesmo tempo que os professores reconhecem suaimportância, os usos são atribuídos apenas aos estudantes e os estudantes reconheceram na rádio um importante espaço de reflexão crítica sobre os meios e de participação dos sujeitos da escola.<br>Resumen : El propósito de este estudio es analizar el potencial de la radio en la escuela, buscando identificar las contribuciones para el proceso educativo y para la formación crítica de los sujetos. Específicamente, tiene como objetivo identificar las percepciones de los profesores sobre el uso de las tecnologías; analizar como la Radio Escolar es vista por los educadores, los estudiantes y por el equipo de gestión; analizar los aportes de la Radio Escolar en el proceso educativo; y observar cómo se llevó a cabo el trabajo de la Radio Escolar. Con los cambios tecnológicos que la sociedad ha experimentado en las últimas décadas, la educación continúa con su papel clave en la formación de jóvenes y niños. Sin embargo, el modelo escolar actual, centrado en la transmisión de información, se ha enfrentado a numerosos trastornos que ponen las tecnologías de información y comunicación digitales como catalizadores de su agotamiento. Con la universalización del acceso a la información a través de los medios de comunicación y de las tecnologías digitales, el proceso de formación se ha expandido más allá de los límites impuestos por el modelo escolar practicado. El marco teórico que guía este estudio está basado en los trabajos de Paula Sibília, Jacques Rancière, Paulo Freire, Henry Jenkins, Roland Barthes, Edgar Morin Maria Luiza Belloni, entre otros, a la luz de la Teoría de la complejidad basada en los principios de los medios de comunicación-educación. El estudio, con un enfoque cualitativo, se ha desarrollado a partir de la implementación de la Radio Escolar en una Escuela de Educación Básica de la Red Pública del Estado de Santa Catarina, en la ciudad de São José, y ha involucrado estudiantes profesores, gestores y comunidad escolar en actividades de educación y comunicación a través del lenguaje radiofónico. La metodología se ha desarrollado a partir de la observación participante, cuestionario con profesores, entrevistas semi-estructuradas con los estudiantes y análisis de los contenidos publicados en la Radio de la escuela. Los resultados mostraron que la radio en la escuela, cuando utilizada en la dimensión de herramienta pedagógica y objeto de estudio, se presenta como un espacio importante de participación de los estudiantes en la construcción de sus itinerarios de formación, contribuyendo al desarrollo de la formación crítica. Sin embargo, la fragmentación estructural de los tiempos y espacios del principal modelo escolar, basado en un currículo prescriptivo, dificulta la participación de los docentes en proyectos que implican el uso de las tecnologías. En el caso de la radio en dicha escuela, al mismo tiempo enque los profesores reconocen su importancia, el uso se da solamente por estudiantes y éstos reconocen que la radio es un importante espacio de reflexión crítica sobre los medios y de participación de los sujetos en la escuela.218 p.| il., tabs., grafs.porEducaçãoRadio na educacaoComunicação e educaçãoRaciocínioDesenvolvimentoO potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL338096.pdfapplication/pdf3303320https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169553/1/338096.pdfd200c1ef017ed1b12a612c382767f852MD51123456789/1695532016-10-19 11:08:58.25oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169553Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:08:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública
title O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública
spellingShingle O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública
Almeida, Éverton Vasconcelos de
Educação
Radio na educacao
Comunicação e educação
Raciocínio
Desenvolvimento
title_short O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública
title_full O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública
title_fullStr O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública
title_full_unstemmed O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública
title_sort O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública
author Almeida, Éverton Vasconcelos de
author_facet Almeida, Éverton Vasconcelos de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Éverton Vasconcelos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerny, Roseli Zen
contributor_str_mv Cerny, Roseli Zen
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Radio na educacao
Comunicação e educação
Raciocínio
Desenvolvimento
topic Educação
Radio na educacao
Comunicação e educação
Raciocínio
Desenvolvimento
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-19T13:08:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-19T13:08:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169553
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 338096
identifier_str_mv 338096
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 218 p.| il., tabs., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169553/1/338096.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d200c1ef017ed1b12a612c382767f852
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805378625961984