Análise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elaine Cristina de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168139
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.
id UFSC_b3a038cb0f31e9bf15cbb3f1782528aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168139
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLima, Elaine Cristina deJacobsen, Alessandra de Linhares2016-09-20T04:56:36Z2016-09-20T04:56:36Z2016341689https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168139Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.Este trabalho tem como objetivo geral analisar como podem ser geridos os contratos psicológicos estabelecidos entre a Instituição e os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com vistas a apoiar a administração de pessoas da citada Universidade. A metodologia usada concentra-se na pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva, e estudo de caso. Quanto às técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o questionário. Os sujeitos selecionados, de modo não probabilístico, por acessibilidade e por tipicidade, são 24 TAEs lotados no CFH que ingressaram na Instituição entre os anos de 2008 a 2014. Assim, para a coleta de dados primários, foi aplicado, em dezembro de 2015, um questionário formado por 55 questões fechadas, do tipo múltipla escolha ou organizadas em escala Likert, e 1 questão aberta. Os dados coletados foram analisados a partir de análise interpretativa. Como resultados, caracterizaram-se os contratos psicológicos da amostra, identificando-se o tipo de contrato psicológico Relacional como o predominante. Foi, ainda, levantado como se apresentam os fatores de influência dos contratos psicológicos apresentados no questionário, a partir da percepção dos TAEs, destes fatores, foram apontados como fatores de maior influência a compatibilidade de competências ou características profissionais, a comunicação e cooperação com os colegas de trabalho, e as possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Vale destacar que tais fatores foram analisados com base nas Dimensões Tangibilidade, Foco e Escopo. A seguir, na análise das prováveis consequências de uma ruptura ou violação de contrato psicológico, é indicada a redução da satisfação no trabalho que, por sua vez, provoca outras reações, desencadeando até nas intenções remoção ou vontade de sair da Instituição. Por último, foram propostas alternativas de ação para a gestão de contratos psicológicos do CFH/UFSC, com base em todo conteúdo apresentado no estudo. Na busca pela resposta à pergunta de pesquisa - Como podem ser geridos os contratos psicológicos estabelecidos entre a Instituição e os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)? -, concluiu-se que, devido à importância de um processo de comunicação clara e constante, como base para as alternativas de ação propostas, os contratos psicológicos do CFH/UFSC podem ser geridos por meio de comissões formada, principalmente, porTAEs, servindo de canal de comunicação entre as partes envolvidas na relação de trabalho, e responsável por um estudo mais amplo dos contratos psicológicos do Centro de Ensino, além de pôr em prática todas as sugestões levantadas nesta pesquisa, e outras que venham a surgir. Sugeriu-se, igualmente, outras comissões para cada uma das Unidades da UFSC. Também foi sugerido um trabalho de conscientização da importância da comunicação entre as partes da relação de trabalho, visando a um entendimento mútuo das suas expectativas.<br>Abstract : The main objective of this research is to analyze how can be managed psychological contracts established between the Institution and the Technical and Administrative-Education public workers (TAEs) of Philosophy and Humanities (CFH) Education Unit of Federal University of Santa Catarina (UFSC), with the desire of supporting the people management of the mentioned University. The methodology is, predominantly, qualitative, descriptive and a case study. The techniques used for data collect were based on bibliographical research, documentary research and the questionnaire. The researched people, selected using a probabilistic way, by the accessibility and typicity criterium, are 24 TAEs public workers of CFH who entered the institution from 2008 to 2014. Thus, for the collection of primary data was applied, in December 2015, a questionnaire consisting of 55 closed questions, multiple-choice or organized in Likert scale, and 1 open question. Data were analyzed from interpretative analysis. As a result, the psychological contracts studied were characterized, identifying that the predominant type of psychological contract is the Relational one. It was also obtained how present the factors that influence the psychological contracts presents in the questionnaire, from the perception of TAEs. It were identified that the most influential factors are the compatibility of skills, and the professional characteristics, communication and cooperation with co-workers, and the possibilities for personal and professional development. These factors were analyzed based on Tangibility, focus and scope criteria. The analysis of possible consequences of a psychological contract violation indicated a job satisfaction reduction, the one that causes other reactions, as the desire to leave the institution or the desire of the worker to moving from the institutional unit where he/she acts. Finally, there were alternative proposals for the management of the psychological contracts of CFH (UFSC), based on all content presented in the study. Looking for the answer to the research question - How can be managed psychological contracts established between the Institution and the Technical and Administrative-Education workers (TAEs) of CFH (UFSC)? -, It was concluded about the need to set up a process of communication clear and constant as a basis for the alternatives proposed. It was proposed as well that psychological contracts at CFH (UFSC) can be managed by a committee formed mainly by TAEs, serving as a channel of communication between the parties involved in the working relationship, and responsible for a broader study of psychologicalcontracts Learning group, and the need to implement all the suggestions raised in this research, and others that may arise. It was also suggested a working awareness of the importance of communication between the parties of the employment relationship, looking for a mutual understanding of their expectations.190 p.| il., grafs.porAdministraçãoGestão de pessoasAspectos psicológicosAnálise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL341689.pdfapplication/pdf1606332https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/168139/1/341689.pdf2b5a1d1c35ea880b795abae9a70d7f38MD51123456789/1681392016-09-20 01:56:36.055oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168139Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:56:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina
title Análise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Análise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina
Lima, Elaine Cristina de
Administração
Gestão de pessoas
Aspectos psicológicos
title_short Análise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Análise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Análise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Análise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Análise de contratos psicológicos como ferramenta de gestão de pessoas em um centro de ensino da Universidade Federal de Santa Catarina
author Lima, Elaine Cristina de
author_facet Lima, Elaine Cristina de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elaine Cristina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacobsen, Alessandra de Linhares
contributor_str_mv Jacobsen, Alessandra de Linhares
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
Gestão de pessoas
Aspectos psicológicos
topic Administração
Gestão de pessoas
Aspectos psicológicos
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T04:56:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-20T04:56:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168139
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 341689
identifier_str_mv 341689
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190 p.| il., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/168139/1/341689.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b5a1d1c35ea880b795abae9a70d7f38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805052296527872