Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munarim, Iracema
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89776
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_b909d5bd748a82c4dbfa497e34cd217d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89776
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMunarim, IracemaGirardello, Gilka Elvira PonziPires, Giovani De Lorenzi2012-10-23T02:35:59Z2012-10-23T02:35:59Z20072007241710http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89776Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este trabalho reflete sobre a presença de traços do imaginário midiático na cultura de movimento das crianças em vivências lúdicas no ambiente escolar. O foco da pesquisa é a forma como estão se constituindo as brincadeiras das crianças, e mais especificamente, as suas diferentes formas de se-movimentar enquanto brincam, neste momento de grandes mudanças relacionadas à presença das mídias eletrônicas no cotidiano infantil. Considerando que é nas imagens e símbolos da cultura na qual está inserida que a criança busca elementos para criar seus roteiros de brincadeira e representações, estudamos a presença das mídias, principalmente a televisão, no universo lúdico infantil. Uma das bases conceituais para a pesquisa é a teoria do movimento humano, ou do se-movimentar, (Trebels e Kunz) que interpreta o movimento como diálogo entre os seres humanos e o mundo. A reflexão sobre a relação entre as crianças e as mídias apóia-se principalmente nos trabalhos de Orozco e Buckingham, que enfatizam a importância das mediações e do contexto cultural nos processos de recepção. A brincadeira, a partir de Brougère, é entendida como instância de apropriação e ressignificação cultural. Foram realizadas observações em duas escolas de educação infantil de Florianópolis (uma pública e a outra privada, ligada à pedagogia Waldorf), durante os momentos em que as crianças brincavam livremente no pátio. Nessa trajetória de pesquisa evidenciaram-se os processos que as crianças criam durante as brincadeiras para elaborar os sentidos das mídias e relacioná-los com suas experiências. Movimentando-se, fazendo referência a personagens e cenários, criando situações e roteiros para brincadeiras a partir de histórias e programas de televisão, as crianças refletem e questionam, à sua maneira, o mundo que as cerca. This paper is a reflection upon mediatic imaginary traces in children´s culture of movement in playful experiences in the school environment. The focus of the research is how children create their games, and more specifically, their different ways of moving while they play, in these times of great changes related to the presence of electronic media in the children's daily life. Considering that it is in the images and symbols of the culture in which they are included that the children seek elements to create their playing and acting out scripts, we studied the presence of media, mainly television, in the children's ludic universe. One of the conceptual bases for the research is the theory of human movement, or moving about (Trebels e Kunz) that interprets movement as the dialogue between human beings and the world, The reflection upon the relation between children and media supports itself mainly on the papers by Orozco and Buckingham who focus on the importance of mediations and the cultural context in the reception processes. Play, based on Brougère, is understood as an instance of cultural appropriation and resignification. Observations were made at two pre-schools in Florianópolis (one public and one private, following Waldorf pedagogy) while children were playing freely in the school yard. In this research path it became evident the processes which children create when playing to develop the media meanings and relate them to their experiences. By moving, making references to characters and scenarios, creating situations and scripts to play based on television programs and stories, children reflect upon and question, in their own way, the world that surrounds them.1 v.| il.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação infantilBrincadeirasImaginarioBrincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL241710.pdfapplication/pdf2810814https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/1/241710.pdfb67e3c895f398d5511c8edaa8a007504MD51TEXT241710.pdf.txt241710.pdf.txtExtracted Texttext/plain453822https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/2/241710.pdf.txt85af44962a481c712a1c16c0453ae9f7MD52THUMBNAIL241710.pdf.jpg241710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/3/241710.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/897762013-05-03 22:31:07.22oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89776Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:31:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
title Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
spellingShingle Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
Munarim, Iracema
Educação
Educação infantil
Brincadeiras
Imaginario
title_short Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
title_full Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
title_fullStr Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
title_full_unstemmed Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
title_sort Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
author Munarim, Iracema
author_facet Munarim, Iracema
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Munarim, Iracema
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Girardello, Gilka Elvira Ponzi
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pires, Giovani De Lorenzi
contributor_str_mv Girardello, Gilka Elvira Ponzi
Pires, Giovani De Lorenzi
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Brincadeiras
Imaginario
topic Educação
Educação infantil
Brincadeiras
Imaginario
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T02:35:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T02:35:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89776
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 241710
identifier_str_mv 241710
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/1/241710.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/2/241710.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/3/241710.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b67e3c895f398d5511c8edaa8a007504
85af44962a481c712a1c16c0453ae9f7
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805445960269824