Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89776 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_b909d5bd748a82c4dbfa497e34cd217d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89776 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMunarim, IracemaGirardello, Gilka Elvira PonziPires, Giovani De Lorenzi2012-10-23T02:35:59Z2012-10-23T02:35:59Z20072007241710http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89776Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este trabalho reflete sobre a presença de traços do imaginário midiático na cultura de movimento das crianças em vivências lúdicas no ambiente escolar. O foco da pesquisa é a forma como estão se constituindo as brincadeiras das crianças, e mais especificamente, as suas diferentes formas de se-movimentar enquanto brincam, neste momento de grandes mudanças relacionadas à presença das mídias eletrônicas no cotidiano infantil. Considerando que é nas imagens e símbolos da cultura na qual está inserida que a criança busca elementos para criar seus roteiros de brincadeira e representações, estudamos a presença das mídias, principalmente a televisão, no universo lúdico infantil. Uma das bases conceituais para a pesquisa é a teoria do movimento humano, ou do se-movimentar, (Trebels e Kunz) que interpreta o movimento como diálogo entre os seres humanos e o mundo. A reflexão sobre a relação entre as crianças e as mídias apóia-se principalmente nos trabalhos de Orozco e Buckingham, que enfatizam a importância das mediações e do contexto cultural nos processos de recepção. A brincadeira, a partir de Brougère, é entendida como instância de apropriação e ressignificação cultural. Foram realizadas observações em duas escolas de educação infantil de Florianópolis (uma pública e a outra privada, ligada à pedagogia Waldorf), durante os momentos em que as crianças brincavam livremente no pátio. Nessa trajetória de pesquisa evidenciaram-se os processos que as crianças criam durante as brincadeiras para elaborar os sentidos das mídias e relacioná-los com suas experiências. Movimentando-se, fazendo referência a personagens e cenários, criando situações e roteiros para brincadeiras a partir de histórias e programas de televisão, as crianças refletem e questionam, à sua maneira, o mundo que as cerca. This paper is a reflection upon mediatic imaginary traces in children´s culture of movement in playful experiences in the school environment. The focus of the research is how children create their games, and more specifically, their different ways of moving while they play, in these times of great changes related to the presence of electronic media in the children's daily life. Considering that it is in the images and symbols of the culture in which they are included that the children seek elements to create their playing and acting out scripts, we studied the presence of media, mainly television, in the children's ludic universe. One of the conceptual bases for the research is the theory of human movement, or moving about (Trebels e Kunz) that interprets movement as the dialogue between human beings and the world, The reflection upon the relation between children and media supports itself mainly on the papers by Orozco and Buckingham who focus on the importance of mediations and the cultural context in the reception processes. Play, based on Brougère, is understood as an instance of cultural appropriation and resignification. Observations were made at two pre-schools in Florianópolis (one public and one private, following Waldorf pedagogy) while children were playing freely in the school yard. In this research path it became evident the processes which children create when playing to develop the media meanings and relate them to their experiences. By moving, making references to characters and scenarios, creating situations and scripts to play based on television programs and stories, children reflect upon and question, in their own way, the world that surrounds them.1 v.| il.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação infantilBrincadeirasImaginarioBrincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL241710.pdfapplication/pdf2810814https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/1/241710.pdfb67e3c895f398d5511c8edaa8a007504MD51TEXT241710.pdf.txt241710.pdf.txtExtracted Texttext/plain453822https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/2/241710.pdf.txt85af44962a481c712a1c16c0453ae9f7MD52THUMBNAIL241710.pdf.jpg241710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/3/241710.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/897762013-05-03 22:31:07.22oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89776Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:31:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças |
title |
Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças |
spellingShingle |
Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças Munarim, Iracema Educação Educação infantil Brincadeiras Imaginario |
title_short |
Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças |
title_full |
Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças |
title_fullStr |
Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças |
title_full_unstemmed |
Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças |
title_sort |
Brincando na escola: o imaginário midiático na cultura de movimento das crianças |
author |
Munarim, Iracema |
author_facet |
Munarim, Iracema |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munarim, Iracema |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Pires, Giovani De Lorenzi |
contributor_str_mv |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi Pires, Giovani De Lorenzi |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Educação infantil Brincadeiras Imaginario |
topic |
Educação Educação infantil Brincadeiras Imaginario |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23T02:35:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23T02:35:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89776 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
241710 |
identifier_str_mv |
241710 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/1/241710.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/2/241710.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89776/3/241710.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b67e3c895f398d5511c8edaa8a007504 85af44962a481c712a1c16c0453ae9f7 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805445960269824 |