Autoeficácia discente na formação inicial em educação física

Bibliographic Details
Main Author: Salles, William das Neves
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFSC
Download full: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132978
Summary: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.
id UFSC_bc0e369ea1e851d6d249cb45a00e6b23
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132978
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSalles, William das NevesNascimento, Juarez Vieira do2015-05-19T04:08:35Z2015-05-19T04:08:35Z2015333643https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132978Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.O estudo buscou analisar as inter-relações da autoeficácia (AE) discente com a formação inicial de estudantes universitários de Educação Física da UFSC. Na primeira etapa, aplicaram-se a Escala de Autoeficácia na Formação Superior e a Escala de Motivação Acadêmica a 385 estudantes, no intuito de obter informações sociodemográficas, motivacionais e relacionadas à AE discente. No segundo momento, 16 estudantes foram selecionados para realizar uma entrevista, cuja finalidade foi aprofundar a compreensão acerca do papel das fontes de AE sobre a construção das percepções de AE discente, e desta sobre determinados aspectos relacionados ao comportamento dos estudantes na formação inicial. Os resultados revelaram diferenças significativas entre as percepções de AE discente, considerando-se as variáveis sexo (feminino>masculino), curso (bacharelado>licenciatura), participação em atividades de pesquisa (sim>não) e de extensão (sim>não), Índice de Aproveitamento Acadêmico (ótimo>regular) e Índice de Autodeterminação (positivo>negativo). Ao se comparar as fontes de AE, identificou-se que os estudantes mais autoeficazes costumam se engajar mais cedo em atividades de pesquisa e extensão e refletem mais sobre as experiências de fracasso do que seus colegas com percepção de menor AE discente, responsabilizando mais a si mesmos pelo ocorrido. Os estudantes mais autoeficazes procuram observar atentamente o comportamento dos colegas e professores, percebem menos problemas familiares que influenciam negativamente seu estado de saúde e levam mais em consideração as opiniões alheias no momento de refletir sobre suas condutas acadêmicas, além de se perceberem mais dedicados e envolvidos com o curso. Estes sujeitos procuram, também, estabelecer relacionamentos mais abertos com colegas e professores, cujos limites costumam ultrapassar o espaço-tempo da universidade. Por fim, os estudantes com maior AE discente sentem-se mais capazes de conciliar as demandas acadêmicas com as da vida pessoal e profissional, possuem metas acadêmico-profissionais mais elevadas e são mais propensos a aprofundar-se na busca por informações superficialmente abordadas nasdisciplinas. As evidências encontradas ressaltam a importância da investigação aprofundada das crenças de AE discente no Ensino Superior, as quais podem contribuir para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante, bem como para o alcance de patamares de qualidade ainda mais elevados nos cursos de graduação ofertados.<br>Abstract : This study aimed to investigate the interrelations of the academic self-efficacy with the professional preparation of Physical Education college students from UFSC. In the first stage, we applied the Higher Education Self-efficacy Scale and the Academic Motivation Scale to 385 students, in order to obtain sociodemographic, motivational, and related information to the students? self-efficacy. In the second stage, 16 students were selected to participate in an interview, which purpose was to deeper understand the role of self-efficacy sources on the construction of student?s self-efficacy perceptions, and of this one on certain aspects related to the students? attitudes and behaviors in the graduation course. The results showed significant differences between the students? self-efficacy perceptions, considering the variables gender (female>male), course (bachelor>degree), participation in research (yes>no) and in extension (yes>no) activities, Academic Achievement Index (great> regular) and Self-Determination Index (positive>negative). When comparing the self-efficacy sources, it was identified that the most self-effective students often engage themselves earlier in research and extension activities, and reflect more about the experiences of failure than their peers with lower self-efficacy perception, blaming themselves more about the bad things occurred. The most self-effective students try to carefully observe the behavior of peers and teachers, to perceive less family problems that negatively affect their health, and to take more account of the others' opinions when thinking about their academic behavior, as well as realizing themselves as more dedicated and involved with the course. These students also seek to establish wider relationships with peers and teachers, whose boundaries often exceed the university's space and time. Finally, the students with higher student self-efficacy feel themselves more able to handle with both the academic and the personal-professional demands, have a little higher academic and professional goals than their peers, and are more likely to go deeply in the search for the information which is superficially covered in the disciplines. The evidence found highlights the importance of deepen research of thestudents' self-efficacy beliefs in higher education, which may contribute to the academic and the professional development of the student, as well as to achieve even higher quality levels in the undergraduate courses offered.161 p.| il., tabs.porEducação físicaAutoeficiênciaEstudantes universitáriosAutoeficácia discente na formação inicial em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL333643.pdfapplication/pdf1892772https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132978/1/333643.pdf5857a60d4b36253780d2c0a68c64c5dfMD51123456789/1329782016-03-07 15:57:23.651oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132978Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoeficácia discente na formação inicial em educação física
title Autoeficácia discente na formação inicial em educação física
spellingShingle Autoeficácia discente na formação inicial em educação física
Salles, William das Neves
Educação física
Autoeficiência
Estudantes universitários
title_short Autoeficácia discente na formação inicial em educação física
title_full Autoeficácia discente na formação inicial em educação física
title_fullStr Autoeficácia discente na formação inicial em educação física
title_full_unstemmed Autoeficácia discente na formação inicial em educação física
title_sort Autoeficácia discente na formação inicial em educação física
author Salles, William das Neves
author_facet Salles, William das Neves
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, William das Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
contributor_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação física
Autoeficiência
Estudantes universitários
topic Educação física
Autoeficiência
Estudantes universitários
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-19T04:08:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-19T04:08:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132978
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 333643
identifier_str_mv 333643
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/132978/1/333643.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5857a60d4b36253780d2c0a68c64c5df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805048218615808