O papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jéssica Bezerra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240979
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.
id UFSC_bf703f9e6d461b105eda1e01641216a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240979
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSoares, Jéssica BezerraSteil, Andrea Valéria2022-10-21T17:00:03Z2022-10-21T17:00:03Z2022378649https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240979Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.Os treinamentos organizacionais são um meio de aquisição de novas competências, habilidades e atitudes que podem impactar a prática profissional e a empregabilidade do sujeito. Como uma área importante para o alcance dos objetivos organizacionais e por vezes foco de altos investimentos, expandem-se as buscas por meios de avaliação de seus resultados e de variáveis que influenciam sua efetividade. Esta pesquisa buscou avaliar a relação entre o suporte à transferência, psicossocial e material, e o impacto do treinamento organizacional, além de identificar a existência de diferenças, ou não, na autoavaliação de acordo com características sociodemográficas e organizacionais especificas. Foram utilizados os testes não paramétricos de Spearman e Kruskal-Wallis para análise dos dados e resposta aos objetivos. Participaram da pesquisa 222 respondentes concluintes de três treinamentos técnicos oferecidos por um hospital particular de Santa Catarina. Foi constada correlação positiva mediana entre o suporte à transferência e o impacto em amplitude nos treinamentos investigados. Além do mais, o impacto em amplitude não apresentou diferenças significativas entre os grupos de diferentes faixas etárias e por sexo. Por outro lado, os grupos com diferentes níveis de escolaridade, tempo de trabalho na organização e cargo ocupado apresentaram diferenças significativas, com médias mais elevadas entre os profissionais com pós-graduação, profissionais em posição de liderança e com mais tempo de trabalho. A identificação de fatores que contribuem para a efetividade do treinamento permite às organizações agirem de forma a alavancar seus resultados e aos profissionais da área atuarem de forma efetiva e baseada em evidências.Abstract: Organizational training means a way of acquiring new skills, abilities and attitudes that can impact the subject's professional practice and employability. As an important area for achieving organizational objectives, and sometimes need high investments, the search for assessments that provide means to evaluate the results and variables that influence the effectiveness is expanding. This research sought to assess the relationship between psychosocial and material transfer support and the impact of organizational training, in addition to identifying the existence of differences, or not, in self-assessment according to specific sociodemographic and organizational characteristics. Spearman and Kruskal-Wallis non-parametric tests were used for data analysis and response to objectives. A total of 222 respondents who had completed three technical training courses offered by a private hospital in Santa Catarina participated in the research. A median positive correlation was found between the transfer support and the impact in amplitude in the investigated trainings. Furthermore, the impact in amplitude did not show significant differences between groups of different age groups and by sex. On the other hand, groups with different levels of education, time working in the organization and position held showed significant differences, with higher averages among professionals with postgraduate degrees, professionals in a leadership position and with more time on the job. The identification of factors that contribute to the effectiveness of training allows organizations to act in order to leverage their results and for professionals in the area to act effectively and based on evidence.199 p.| il., gráfs.porPsicologiaPessoal da área médicaO papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPSI1014-D.pdfPPSI1014-D.pdfapplication/pdf2227262https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/240979/-1/PPSI1014-D.pdf5819a3f6875ebd5c8fc687da9febfb46MD5-1123456789/2409792022-10-21 14:00:03.972oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240979Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T17:00:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúde
title O papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúde
spellingShingle O papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúde
Soares, Jéssica Bezerra
Psicologia
Pessoal da área médica
title_short O papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúde
title_full O papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúde
title_fullStr O papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúde
title_full_unstemmed O papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúde
title_sort O papel do suporte organizacional no impacto em amplitude de treinamentos técnicos em saúde
author Soares, Jéssica Bezerra
author_facet Soares, Jéssica Bezerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jéssica Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Steil, Andrea Valéria
contributor_str_mv Steil, Andrea Valéria
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Psicologia
Pessoal da área médica
topic Psicologia
Pessoal da área médica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-21T17:00:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-21T17:00:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240979
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 378649
identifier_str_mv 378649
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/240979/-1/PPSI1014-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5819a3f6875ebd5c8fc687da9febfb46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805263265824768