"Olha só que legal o que eu fiz com as ideias das pessoas que me ajudaram!": atividade mediadora e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores de crianças em idade escolar à luz da Teoria Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Adriana da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205244
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCosta, Adriana daCarvalho, Diana Carvalho de2020-03-31T13:32:41Z2020-03-31T13:32:41Z2018360003https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205244Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.A presente pesquisa teve por objetivo identificar, à luz da Teoria Histórico-Cultural, os componentes teórico-metodológicos presentes nas atividades mediadoras capazes de promover o desenvolvimento do psiquismo humano nas crianças em idade escolar, levando em consideração as condições concretas e objetivas do trabalho realizado pelas professoras do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Os estudos de Vigotski (1896-1934) e Leontiev (1903-1979) foram fundamentais no processo de análise das informações obtidas durante o período de observação na escola que serviu como campo de pesquisa, acerca das mediações que possibilitam o desenvolvimento das funções psíquicas superiores das crianças matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo aconteceu em três turmas, duas do primeiro ano e uma do segundo. As observações em sala e as entrevistas com as professoras foram realizadas ao longo do ano de 2016, período destinado à pesquisa empírica. Para os momentos reservados às observações em sala, organizou-se um roteiro, pautado na Teoria Histórico-Cultural, no qual foram contemplados os seguintes eixos: 1) a relação das crianças com os conteúdos ensinados pela professora; 2) a atividade mediadora da professora; e 3) a ação colaborativa entre as crianças na realização das tarefas. Os três eixos também orientaram a elaboração dos roteiros das entrevistas realizadas com as três professoras participantes deste estudo. Os achados da pesquisa indicam que as professoras: instigam a participação ativa das crianças na realização do trabalho pedagógico, realizam mediações que complexificam seus modos de pensar e abrem caminhos para a formação da atividade de estudo, o que, por sua vez, gera o desenvolvimento das funções psíquicas superiores nas crianças. As mediações presentes nas práticas das três professoras sinalizam que, ao prestar atenção nos modos de ser e pensar das crianças, o olhar das professoras se volta para os processos em iminência no desenvolvimento do psiquismo humano. A pesquisa também revelou que a dinâmica que abarca a atividade de ensino garante momentos para que as crianças possam: planejar as ações a serem realizadas, posicionar-se diante dos assuntos estudados, expressar seus pensamentos, compartilhar suas dúvidas, tomar decisões diante de situações inesperadas e constituir motivos para aprender. As análises evidenciam ainda a forte presença das ações colaborativas, tanto entre adultos e crianças quanto entre as próprias crianças. O entendimento das professoras acerca da importância das ações colaborativas no processo de aprendizagem contribuiu significativamente para que as crianças, ao imitarem as ações das professoras, pudessem oferecer e receber ajuda, apropriando-se, dessa maneira, dos elementos culturais da produção humana. Os episódios escolhidos entre os momentos de observação e os excertos das entrevistas revelam que, ao articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão, as professoras promovem mediações de qualidade com as crianças, o que contribui com o processo de aprendizagem delas.Abstract : The presente research had as its objective identify, through the Culuralhistoric Theory, the methodologic theoric componentes presente in mediating activities capable of promoting the development of human psyche, in school-age children, taking into consideration the concreteobjective contitions of the work carried ou by the teachers at the Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. The Vigotski (1896-1934) and Leontiev (1903-1979) studies were fundamental in the analisis process of the information which were obtained during theobservation period at the research field scool, acerca das mediações that make possible to develop the superior psychic function in children enrolled in the initial years of Elementary School. The field research happened with three classes, two of the first year, ando ne of the second year. The observations in class and the interview with the teachers were carried out throughout the year of 2016, period that was destined to empirical research. For the moments reserved to to the class observations, a script was organized, based on the Cultura-historic Theory, in which the following axes were contemplated: 1) the relationship of the children with the subjects taught by the teacher; 2) the mediating activity of the teacher; and 3) collaborative action among the children when performing the tasks. The three axes also guided the elaboration of the interviews scriptsmade with the three teachers who took part in this study. The findings of the research indicate that the teachers: instigate the active participation of the children in the pedagogical work realization, perform mediations that make their form of thinking more complex and open ways for the studyactivity to be formed, which, in its turn, generate the developmente of the superior psychic funtion in the children. The mediations present in the three teachers pratices show that, when paying attention to the children s way of being and thinking, the teachers view turns to the iminente process of the human psyche development. The research also revealed that the dynamics that embrace the teaching activity guarantee moments for the children to be able to: plan the actions that will be carried out, take a position in face of the studied subjects, express their thoughts, share their doubts, make decisions in face of unexpected situations and build reasons to learn. The analisis evidence also the heavy presence of collaborative actions, not only between adults and children but also among the children themselves. The understanding of the teachers about the importance of these collaborative actions in the learning process contributed significantly so that the children, when imitating the teachers actions, could offer and receive help, apropriating, thus of the cultural elements of the human production. The episodes chosen among the moments of observation and the excerpts from interviews reveal that, by articulating the teaching, research and extension activities, the teachers promote quality mediations with the children, which contributes for their learning process.419 p.| il.porEducaçãoEnsino fundamental"Olha só que legal o que eu fiz com as ideias das pessoas que me ajudaram!": atividade mediadora e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores de crianças em idade escolar à luz da Teoria Histórico-Culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1386-T.pdfPEED1386-T.pdfapplication/pdf2454142https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205244/-1/PEED1386-T.pdf44b9fa6fd41f3a2482c720420c2940c1MD5-1123456789/2052442020-03-31 10:32:41.37oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205244Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:32:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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