Causas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Napoleão Filho, Jair
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122926
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
id UFSC_c35f17245cf25daf7bb62427d8786cc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122926
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNapoleão Filho, JairPacheco, Andressa Sasaki Vasques2014-08-06T17:33:56Z2014-08-06T17:33:56Z2013325238https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122926Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.Este estudo foi realizado com o objetivo de apresentar dados sobre as causas da evasão escolar no curso de graduação, a distância, em Ciências Econômicas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Embora tenha grande relevância social, política e educacional a evasão escolar faz com que muitos pesquisadores sofram com a necessidade de analisar suas causas, não apenas através de suas dimensões quantitativas, mas também na perspectiva qualitativa. A evasão no ensino superior e a distância tem sido uma das grandes preocupações dos gestores das universidades. Por este motivo, optou-se por desenvolver esta dissertação de mestrado, através do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU), com o intuito de verificar as causas da evasão no curso de graduação em Ciências Econômicas, modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. O Público-alvo do estudo foram os alunos que evadiram no período de 2007 a 2012. A pesquisa foi fundamentada na literatura sobre ensino superior, educação a distância e evasão universitária. A técnica usada teve um caráter quantitativo, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário estruturado, com perguntas fechadas, bem como perguntas complementares abertas, encaminhadas via Google Docs. Os questionários foram encaminhados para 350 alunos de um total de 467, sendo que a amostra ficou em 71 participantes. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho e agosto de 2013. Os resultados da pesquisa apontaram fatores de relevante influência no abandono/desistência/eliminação: a orientação da coordenação do curso; pouco contato com os professores; falta de associação entre a teoria e a prática; encontros presenciais; alto grau de dificuldade dos exercícios e provas; falta de tempo para estudar; carga horária semanal de trabalho; deslocamentos ao polo de ensino; compreensão das matérias; mudança de residência; possuir outro curso superior; mudança de interesse pessoal ou profissional; estar cursando paralelamente outro curso e adaptação à modalidade à distância. As principais conclusões da pesquisa apontam, principalmente, para a necessidade de realização de uma quantidade maior de encontros presenciais; para a maior motivação dos professores; para a contratação de tutores com formação em Ciências Econômicas e para um maior comprometimento da coordenação no sentido de solucionar os problemas apresentados pelos alunos. Desta forma, recomenda-se debates nas reuniões do colegiadodo curso com a finalidade de melhor operacionalização das causas da evasão que aqui foram destacadas.<br>Abstract : This study was conducted with the aim of presenting data on the causes of drop out in the undergraduate course, on distance, in Economics, Federal University of Santa Catarina. Although highly relevant social, political and educational truancy causes many researchers suffer from the need to analyze their causes, not only through its quantitative dimensions, but also in qualitative terms. The dropout in higher education and distance learning has been a major concern of managers of universities. For this reason, we chose to develop this dissertation through the Graduate Program in Management University ( PPGAU ), in order to verify the causes of dropout in undergraduate degree in Economics, on distance mode, of the Federal University of Santa Catarina. The Target of the study was students who dropped out during the period 2007-2012. The research was based on literature on higher education, distance education and college dropout. The technique used had a quantitative trait, characterized as a descriptive. For data collection was used as instrument a structured questionnaire with closed questions and also supplementary opened questions, forwarded via Google Docs. Questionnaires were sent to 350 students of a total of 467, and the sample had 71 participants. Data collection occurred during the months of July and August 2013. The results of the research show relevant factors that have influenced on abandonment / withdrawal / disposal : the orientation of the course coordinator; little contact with teachers, lack of association between theory and practice; person meetings, high degree of difficulty of the exercises and tests; lack of time to study, weekly hours of work, shifts the pole teaching; understanding of the material; removal; owning another college, change of personal or professional interest; parallel be attending another course and adaptation to distance mode. The main findings of the research point mainly to the need to carry a larger amount of physical meetings, for the greater motivation of teachers, to hire tutors with degrees in Economics and a greater commitment of coordination in order to solve the problems presented by the students. Thus, it is recommended discussions at meetings of the collegiate course in order to best operationalize the causes of dropout that have been highlighted.215 p.| il., grafs., tabs.porAdministraçãoEnsino a distanciaSanta CatarinaEconomiaEstudo e ensinoEvasao universitariaSanta CatarinaUniversidades e faculdadesAdministraçãoCausas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL325238.pdfapplication/pdf2096920https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122926/1/325238.pdf33b4c92a69da6b1e72aa25f8247a0f1dMD51123456789/1229262014-08-06 14:33:56.392oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122926Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:33:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Causas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina
title Causas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Causas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina
Napoleão Filho, Jair
Administração
Ensino a distancia
Santa Catarina
Economia
Estudo e ensino
Evasao universitaria
Santa Catarina
Universidades e faculdades
Administração
title_short Causas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Causas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Causas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Causas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Causas para a evasão dos alunos do curso de graduação a distância em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina
author Napoleão Filho, Jair
author_facet Napoleão Filho, Jair
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Napoleão Filho, Jair
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
contributor_str_mv Pacheco, Andressa Sasaki Vasques
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
Ensino a distancia
Santa Catarina
Economia
Estudo e ensino
Evasao universitaria
Santa Catarina
Universidades e faculdades
Administração
topic Administração
Ensino a distancia
Santa Catarina
Economia
Estudo e ensino
Evasao universitaria
Santa Catarina
Universidades e faculdades
Administração
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-06T17:33:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06T17:33:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122926
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 325238
identifier_str_mv 325238
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 215 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122926/1/325238.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 33b4c92a69da6b1e72aa25f8247a0f1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805358824652800