The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102631 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Inglês |
id |
UFSC_c68f0612e8fc53921bdc7a1b2b97768d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102631 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaHagemeyer, Caroline de Araújo PupoTomitch, Leda Maria Braga2013-07-16T01:28:31Z2013-07-16T01:28:31Z20052005225456http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102631Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em InglêsO propósito deste trabalho é analisar a prática dos professores de inglês a fim de investigar como ela está relacionada à motivação dos alunos para a leitura. A prática do professor é discutida em termos dos procedimentos pedagógicos utilizados e do feedback dado aos alunos. Três professores e sessenta e sete alunos de escolas públicas e privadas de Guarapuava, Paraná, Brasil, participaram deste estudo. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a três professores de Inglês, gravações em vídeo das aulas dos três professores, e um questionário administrado aos alunos que participaram das aulas observadas. Os resultados demonstraram que a motivação é um construto multi-dimensional. Ainda que não seja possível identificar todos os seus componentes e a relação entre eles (Dörnyei, 2001), alguns fatores que podem influenciar a motivação dos alunos para a leitura foram reconhecidos, tais como: motivação intrínseca e extrínseca, auto-eficácia, medo de falhar, 'scaffolding', interação social e tipo de textos e atividades. Os resultados mostraram que os professores adotaram procedimentos diferentes para engajar os alunos no processo da leitura. Embora estes procedimentos tenham gerado motivação, alguns deles não foram suficientes para manter o interesse dos alunos ao longo da aula. Além disso, o feedback negativo fornecido pelos professores influenciou negativamente a motivação dos alunos. Entretanto, o relacionamento construído com os alunos foi fundamental para o estabelecimento de uma atmosfera agradável na sala de aula, sendo uma das condições essenciais para a geração da motivação.xiii, 217 f.| tabsengFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosLeituraMotivação na educaçãoThe role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL225456.pdfapplication/pdf3711303https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102631/1/225456.pdfb5ec4b8cdace20a5427879c5a7833b44MD51TEXT225456.pdf.txt225456.pdf.txtExtracted texttext/plain315797https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102631/2/225456.pdf.txt1038f91d4ed4115ff7c4c0252c14b16dMD52123456789/1026312013-08-27 17:35:30.716oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102631Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:35:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students |
title |
The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students |
spellingShingle |
The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students Hagemeyer, Caroline de Araújo Pupo Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Leitura Motivação na educação |
title_short |
The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students |
title_full |
The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students |
title_fullStr |
The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students |
title_full_unstemmed |
The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students |
title_sort |
The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students |
author |
Hagemeyer, Caroline de Araújo Pupo |
author_facet |
Hagemeyer, Caroline de Araújo Pupo |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hagemeyer, Caroline de Araújo Pupo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tomitch, Leda Maria Braga |
contributor_str_mv |
Tomitch, Leda Maria Braga |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Leitura Motivação na educação |
topic |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Leitura Motivação na educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Inglês |
publishDate |
2005 |
dc.date.submitted.en.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-07-16T01:28:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-16T01:28:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102631 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
225456 |
identifier_str_mv |
225456 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 217 f.| tabs |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102631/1/225456.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102631/2/225456.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b5ec4b8cdace20a5427879c5a7833b44 1038f91d4ed4115ff7c4c0252c14b16d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805465453297664 |