The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hagemeyer, Caroline de Araújo Pupo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102631
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Inglês
id UFSC_c68f0612e8fc53921bdc7a1b2b97768d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102631
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaHagemeyer, Caroline de Araújo PupoTomitch, Leda Maria Braga2013-07-16T01:28:31Z2013-07-16T01:28:31Z20052005225456http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102631Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em InglêsO propósito deste trabalho é analisar a prática dos professores de inglês a fim de investigar como ela está relacionada à motivação dos alunos para a leitura. A prática do professor é discutida em termos dos procedimentos pedagógicos utilizados e do feedback dado aos alunos. Três professores e sessenta e sete alunos de escolas públicas e privadas de Guarapuava, Paraná, Brasil, participaram deste estudo. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a três professores de Inglês, gravações em vídeo das aulas dos três professores, e um questionário administrado aos alunos que participaram das aulas observadas. Os resultados demonstraram que a motivação é um construto multi-dimensional. Ainda que não seja possível identificar todos os seus componentes e a relação entre eles (Dörnyei, 2001), alguns fatores que podem influenciar a motivação dos alunos para a leitura foram reconhecidos, tais como: motivação intrínseca e extrínseca, auto-eficácia, medo de falhar, 'scaffolding', interação social e tipo de textos e atividades. Os resultados mostraram que os professores adotaram procedimentos diferentes para engajar os alunos no processo da leitura. Embora estes procedimentos tenham gerado motivação, alguns deles não foram suficientes para manter o interesse dos alunos ao longo da aula. Além disso, o feedback negativo fornecido pelos professores influenciou negativamente a motivação dos alunos. Entretanto, o relacionamento construído com os alunos foi fundamental para o estabelecimento de uma atmosfera agradável na sala de aula, sendo uma das condições essenciais para a geração da motivação.xiii, 217 f.| tabsengFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosLeituraMotivação na educaçãoThe role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL225456.pdfapplication/pdf3711303https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102631/1/225456.pdfb5ec4b8cdace20a5427879c5a7833b44MD51TEXT225456.pdf.txt225456.pdf.txtExtracted texttext/plain315797https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102631/2/225456.pdf.txt1038f91d4ed4115ff7c4c0252c14b16dMD52123456789/1026312013-08-27 17:35:30.716oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102631Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:35:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students
title The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students
spellingShingle The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students
Hagemeyer, Caroline de Araújo Pupo
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Leitura
Motivação na educação
title_short The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students
title_full The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students
title_fullStr The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students
title_full_unstemmed The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students
title_sort The role of teacher-student interaction in the process of reading engagement of EFL adolescent students
author Hagemeyer, Caroline de Araújo Pupo
author_facet Hagemeyer, Caroline de Araújo Pupo
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hagemeyer, Caroline de Araújo Pupo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tomitch, Leda Maria Braga
contributor_str_mv Tomitch, Leda Maria Braga
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Leitura
Motivação na educação
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Leitura
Motivação na educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Inglês
publishDate 2005
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-16T01:28:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-16T01:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102631
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 225456
identifier_str_mv 225456
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102631
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 217 f.| tabs
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102631/1/225456.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/102631/2/225456.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b5ec4b8cdace20a5427879c5a7833b44
1038f91d4ed4115ff7c4c0252c14b16d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805465453297664