Perception and production of english final stops by young brazilian efl students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Violeta Toledo Piza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90526
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura correspondente
id UFSC_caff5f302c2f6696e9af698b950a4b95
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90526
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaArantes, Violeta Toledo PizaKoerich, Rosana Denise2012-10-23T12:02:29Z2012-10-23T12:02:29Z20072007243907http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90526Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura correspondenteThis research focuses on the investigation of the perception and production of English final-stops by young Brazilian EFL students. It was reported the quantitative results of one AX discrimination, one imitation and one free-production test. The discussion of the tendencies of production as well as the relationship between perception and production tested the hypothesis of markedness degree in relation to voicing and place of articulation of the target phonemes. In addition, the correlation between the perceptual sensitivity of CVC syllable pattern and the ability to produce the final-stops in a target-like fashion was also analyzed in the present study. Twelve learners (mean age 5.2 years) in their 4 ½ semesters of L2 instruction were tested. Following Koerich (2002), the six stops were investigated in terms of markedness of the consonants by: (1) voicing of the final-stops, and (2) place of articulation. In addition, it was examined the markedness of the CVC syllabic pattern and the simplification strategies applied by this sample. The relationship between perception and production was assessed in terms of syllabic complexity (CVC versus CVCi). The overall results revealed that the participants do apply simplification strategies to final-stops in CVC words. The voiced stops were not more mispronounced than the voiceless targets and the bilabials seemed to be the only ones that, if not modified by epenthesis, followed the prediction concerning place of articulation. A positive correlation was found between the results from the imitation and the production tests, and not from the AX discrimination results. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a percepção e a produção das obstruintes finais em palavras do inglês por crianças falantes do Português. Resultados quantitativos dos testes de percepção (AX), de imitação e de produção foram reportados conjuntamente com discussão sobre as tendências na produção e na relação entre produção e percepção, testando a hipótese da marcação em relação a vozeamento e ao ponto articulatório das consoantes-alvo, assim como a da correlação entre a percepção do padrão silábico CVC e a habilidade de produzir as obstruintes apropriadamente. Doze estudantes (M = 5 anos e 2 meses) em seu 4? semestre de instrução foram testados. Seguindo Koerich, 2002, as obstruintes foram investigadas em duas variáveis relacionadas à marcação das consoantes: (1) vozeamento das obstruintes e (2) ponto articulatório. Foram examinadas as estratégias de simplificação utilizadas pela população testada em relação à marcação do padrão silábico CVC. A relação entre percepção e produção foi verificada de acordo com o contraste entre CVC e CVCi. Os resultados revelaram que os participantes fizeram uso de estratégias de simplificação nas obstruintes finais. As obstruintes vozeadas não mostraram mais erros de pronúncia do que as surdas e as labiais foram as únicas que, quando não receberam a vogal epentética, seguiram a tendência em relação ao ponto articulatório. Foi verificada uma fraca correlação positiva apenas entre os resultados obtidos no teste de imitação e produção.xvi, 120 f.| tabs.engFlorianópolis, SCLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Falantes estrangeirosLingua inglesaConsoantesPerception and production of english final stops by young brazilian efl studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL243907.pdfapplication/pdf690142https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90526/1/243907.pdfcd7a108839bc248b9f6f09a864d0c6c5MD51TEXT243907.pdf.txt243907.pdf.txtExtracted Texttext/plain222903https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90526/2/243907.pdf.txt9118827d63bc0a9167b1a7815a4b1123MD52THUMBNAIL243907.pdf.jpg243907.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90526/3/243907.pdf.jpg31c1fdb144feadddf3c9ecc29e97e5edMD53123456789/905262013-05-01 23:55:18.034oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90526Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:55:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perception and production of english final stops by young brazilian efl students
title Perception and production of english final stops by young brazilian efl students
spellingShingle Perception and production of english final stops by young brazilian efl students
Arantes, Violeta Toledo Piza
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua inglesa
Consoantes
title_short Perception and production of english final stops by young brazilian efl students
title_full Perception and production of english final stops by young brazilian efl students
title_fullStr Perception and production of english final stops by young brazilian efl students
title_full_unstemmed Perception and production of english final stops by young brazilian efl students
title_sort Perception and production of english final stops by young brazilian efl students
author Arantes, Violeta Toledo Piza
author_facet Arantes, Violeta Toledo Piza
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Violeta Toledo Piza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Koerich, Rosana Denise
contributor_str_mv Koerich, Rosana Denise
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua inglesa
Consoantes
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Lingua inglesa
Consoantes
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura correspondente
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T12:02:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T12:02:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90526
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 243907
identifier_str_mv 243907
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90526
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvi, 120 f.| tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90526/1/243907.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90526/2/243907.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/90526/3/243907.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd7a108839bc248b9f6f09a864d0c6c5
9118827d63bc0a9167b1a7815a4b1123
31c1fdb144feadddf3c9ecc29e97e5ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805148022079488