Itinerário Terapêutico de Crianças e Adolescentes com Deficiência Auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kretzer, Luiza Berndt
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191409
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKretzer, Luiza BerndtSouza, Ana Izabel Jatobá de2018-11-21T10:01:32Z2018-11-21T10:01:32Z2018-11-19https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191409TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: o Brasil possui um número expressivo de pessoas com deficiência auditiva, refletindo de forma semelhante em Florianópolis e no Estado de Santa Catarina. Esta população necessita de atenção especializada e políticas de saúde que contemplem suas necessidades e sua realidade num ambiente ainda não adaptado à esta condição. Considerando a importância da Saúde Pública e da rede de Atenção Básica como possível porta de entrada para o atendimento desta população e seu encaminhamento, este projeto tem como objetivo: conhecer o itinerário terapêutico de crianças e adolescentes diagnosticados com deficiência auditiva. Método: o estudo com abordagem qualitativa na modalidade de estudos de caso múltiplos. Os participantes foram recrutados pelo método “Bola de Neve” e foi composto por três mães de crianças/adolescentes surdos residentes no município de Florianópolis. Os dados foram coletados de junho a outubro de 2018 utilizando a entrevista semiestruturada e como análise utilizou-se a Análise Temática de Minayo (2014). Os dados foram discutidos à luz da literatura sobre o tema. O projeto foi submetido ao Comitê de ética com seres humanos da Universidade Federal de Santa Catarina sendo aprovado pelo CAAE 90061118.1.0000.0121 e foi desenvolvido de acordo com os preceitos éticos determinados pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Como resultados emergiram as seguintes categorias: a suspeita da perda auditiva e o diagnóstico – primeiros passos, categoria na qual são discutidas as unidades de registro sobre quando houve a suspeita da perda auditiva, as atitudes dos pais e/ou profissionais em relação à suspeita da perda auditiva, quando foi diagnosticado(a) com deficiência auditiva e o encaminhamento dado no momento do diagnóstico; a trajetória percorrida – caminhos e descaminhos, que apresenta as unidades de registro do trajeto de atendimento, tratamentos e instituições (itinerário terapêutico), a percepção das mães quanto ao atendimento no SUS, e a participação delas em programas, ações ou instituições que promovam inclusão social; e a última categoria: desafios a serem superados no itinerário terapêutico. Conclui-se que a implantação da triagem auditiva neonatal obrigatória apresentou impacto positivo na trajetória de tratamento de pessoas surdas, porém foram relatadas ainda diversas dificuldades a serem enfrentadas por essas famílias, evidenciando a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde frente às leis e políticas de atenção à pessoa com deficiência, e no aprendizado da língua de Libras, contribuindo para um atendimento de qualidade.72 f.Florianópolis, SCDeficiência AuditivaSurdezFamíliaComportamento por busca de cuidadosEnfermagem pediátricaItinerário Terapêutico de Crianças e Adolescentes com Deficiência Auditivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191409/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALKRETZER, Luiza Berdnt. 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