Infância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tristão, André Delazari
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101035
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_d540cb6c519fb68261e34790f1aa5172
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101035
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTristão, André DelazariVaz, Alexandre Fernandez2013-06-26T00:59:12Z2013-06-26T00:59:12Z20122012310524http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101035Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A partir de incursão etnográfica em uma instituição de Educação Infantil pertencente à Rede Pública de Ensino de Florianópolis, observamos, descrevemos e analisamos as diversas experiências que constituem para os processos de socialização infantil em um espaço específico: o parque. Balizando-se na Teoria do Processo Civilizador, do sociólogo alemão Norbert Elias, processo este que dependente das relações sociais e que impele ao indivíduo uma série de restrições externas, que se convertem, paulatinamente, no autocontrole da conduta, atentamos para as ambiguidades e conflitos que caracterizam o indivíduo na infância. Apontamos alguns dos mecanismos de que os adultos valem-se com a intenção de civilizar as crianças, passando pela incorporação de técnicas e cuidados com o corpo e pela determinação de critérios e ações que atuam, ora como dispositivos de controle do corpo, ora como potencializadores das brincadeiras infantis. Por outro lado, destacamos o protagonismo dos pequenos na constituição do self, focalizando os episódios de resistência à ordem adulta, os momentos que apresentam combinações inovadoras nas atividades lúdicas e nas interações entre os pares. Encontramos intervenções sumárias voltadas à preservação do organismo que nos suscitam indagações e incertezas quando despontam como fator que limita e precariza a ampliação do repertório de experiências corporais das crianças no âmbito do processo civilizatório. O presente estudo reconhece parte das contradições, ambiguidades, complexidades e violências que delineiam a educação do corpo no período da infância, mantendo a tensão entre um modelo de socialização mais vertical, da criança socializada pela ação dos outros, e um modelo mais horizontal, quando a criança co-participa de sua socialização, alcançando o estatuto de ser ativo nestes processos, procurando propor novos caminhos nas investigações que se ocupem da socialização infantil.From an ethnographic incursion into a kindergarten public institution in Florianópolis, were observed, described and analyzed the various experiences that constitute the processes of child socialization in a specific space: the playground. Underlain on the theory of Civilizing Process by the German sociologist Norbert Elias, a process dependent on social relations that impels the individual to a series of external constraints that become, gradually, in self-control of behavior, we look at the ambiguities and conflicts that characterize it in childhood. We point out some of the mechanisms that adults avail themselves with the intention of civilizing children, through the incorporation of techniques and body cares, and determination of criteria and actions that act either as control devices in the body, sometimes as potentiators of children's games. On the other hand, we highlight the chidren's role on the self constitution, focusing on episodes of resistance to the adult order, the moments that present innovative combinations in ludic activities and interactions among peers. We find summary interventions aimed at the organism preservation, causing inquiries and uncertainties when emerge as a factor that limits and undermines the expansion of the repertoire of body experiences of children under the civilizing process. The study recognizes part of the contradictions, ambiguities, complexities and violence that delineates the education of body during childhood, keeping the tension between a more vertical model of socialization, the one where children are socialized by the action of others, and a more horizontal model, when the child co-participates in his/her own socialization, achieving the status of being active in these processes, proposing new ways in investigations concerned with the socialization of children.porFlorianópolisEducaçãoSocializaçãoEducação infantilCriançasFormaçãoFlorianópolis (SC)Parques de recreacaoInfância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma crecheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL310524.pdfapplication/pdf613337https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101035/1/310524.pdfc4c40564b7184d9894d6dd36359ab9a5MD51123456789/1010352013-06-25 21:59:12.389oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:59:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche
title Infância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche
spellingShingle Infância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche
Tristão, André Delazari
Educação
Socialização
Educação infantil
Crianças
Formação
Florianópolis (SC)
Parques de recreacao
title_short Infância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche
title_full Infância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche
title_fullStr Infância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche
title_full_unstemmed Infância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche
title_sort Infância e socialização: um estudo sobre a educação do corpo nos momentos do parque em uma creche
author Tristão, André Delazari
author_facet Tristão, André Delazari
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tristão, André Delazari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
contributor_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Socialização
Educação infantil
Crianças
Formação
Florianópolis (SC)
Parques de recreacao
topic Educação
Socialização
Educação infantil
Crianças
Formação
Florianópolis (SC)
Parques de recreacao
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-26T00:59:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-26T00:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101035
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 310524
identifier_str_mv 310524
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101035/1/310524.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4c40564b7184d9894d6dd36359ab9a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804976166764544