Análise de instrumentos de sistematização e avaliação para a gestão do capital intelectual digitalizado
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Publication Date: | 2003 |
Format: | Doctoral thesis |
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Source: | Repositório Institucional da UFSC |
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Summary: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Martha Maria VerasRodriguez Martins, Alejandro2012-10-20T13:43:46Z2012-10-20T13:43:46Z20032003225336http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84921Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese apresenta um estudo quanto à viabilidade da utilização do algoritmo do método científico, extraído dos processos das ciências, desenvolvido por Bertolino e dos níveis de inovação da Teoria TIPS (Theory of Inventive Problem Solving) proposta por Altshuller, como instrumento de avaliação do Capital Intelectual Digitalizado. O Capital Intelectual Digitalizado refere-se à parte do capital intelectual relativa aos ativos de conhecimento surgidos, disseminados e armazenados em meio magnético, através da utilização da estrutura tecnológica de informação e comunicação que possibilita o compartilhamento, a transmissão e a alavancagem do conhecimento, transformando o know-how individual em propriedade de um grupo. Segundo Pacheco (2001, p.37), é a "conseqüência do uso da Internet que permite que as pessoas se contatem, se relacionem e compartilhem seu conhecimento (capital intelectual individual), independentemente da distância e armazenem e disponibilizem na Internet boa parte do conhecimento de que dispõem. Esses fatos fizeram com que o conhecimento que as pessoas produzem e à que têm acesso, uma vez digitalizado e disponibilizado na Internet, aumente exponencialmente, produza uma explosão de novas idéias, fundamentando uma nova forma de gerar riqueza." Em função da característica informal e assistemática do Capital Intelectual Digitalizado a qual impossibilita que este seja gerido, buscou-se avaliar se dois instrumentos de controle existentes - o algoritmo do método científico e os níveis de inovação citados acima -, por oferecerem a possibilidade de sistematização, no caso do primeiro instrumento e de avaliação dos graus de inovação no caso do segundo, poderiam, juntos, representar um instrumento único que pudesse ser utilizado para avaliar tal capital nas Instituições de Ensino Superior. Objetivo: Verificar se o algoritmo do método científico, extraído dos processos das ciências, desenvolvido por Bertolino e os níveis de inovação da Teoria TIPS (Theory of Inventive Problem Solving) proposta por Altshuller podem são viáveis como instrumento de avaliação do capital intelectual digitalizado. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exclusivamente exploratório tendo-se utilizado o método hipotético-dedutivo em função das deduções obtidas a partir das hipóteses formuladas. O caminho seguido para realização desta pesquisa foi o de levantamento do estado da arte pertinente ao Conhecimento e às metodologias de gestão do mesmo, bem como, relativo às características do Capital Intelectual Digitalizado, encontradas especificamente em Instituições de Ensino Superior. Posteriormente, realizou-se um estudo sobre os instrumentos de controle (algoritmo do método científico e graus de inovação) e como eles poderiam ser indicados para a sistematização e avaliação do Capital Intelectual Digitalizado. Resultados: Esta pesquisa apresentou como resultado que: (i) o algoritmo do método científico, em sua íntegra, pode ser utilizado na fase de combinação (espiral do conhecimento proposta pelos autores Nonaka e Takeuchi, 1997 pág.80) para possibilitar a transformação do conhecimento tácito em explícito; (ii) apenas uma parte da Teoria TIPS é indicada como instrumento de avaliação do conhecimento, - aquela referente aos graus de inovação, por ser o único método da referida Teoria adequado não somente para produtos como também para processos, como é o caso do Capital Intelectual Digitalizado; e (iii) torna-se essencial que os instrumentos estudados sejam utilizados em conjunto, formando um só instrumento, pois, para que seja possível avaliar os graus de inovação de um conhecimento gerado é preciso que este tenha sido explicitado a partir da utilização do método científico. Conclusão: A partir deste trabalho pode-se concluir que os instrumentos estudados, se utilizados conforme indicado, contribuem para que as Instituições de Ensino Superior possam lidar formalmente com o Capital Intelectual Digitalizado de modo a estimular seu desenvolvimento com maior eficiência e eficácia.1 v.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoGestão do conhecimentoCapital intelectualAnálise de instrumentos de sistematização e avaliação para a gestão do capital intelectual digitalizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL225336.pdfapplication/pdf1250453https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84921/1/225336.pdf8a3b71e33a2b1c750dac89a4811f8e49MD51TEXT225336.pdf.txt225336.pdf.txtExtracted Texttext/plain215849https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84921/2/225336.pdf.txt520d31ed85bce4c3539a985e38cd9994MD52THUMBNAIL225336.pdf.jpg225336.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1424https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84921/3/225336.pdf.jpgcbf1df9c8f70f3363b3d688fd4de4d55MD53123456789/849212013-05-02 19:17:16.894oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84921Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T22:17:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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