Paradigmas emergentes e os novos objetos de investigação: o exemplo do gênero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86068 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaMachado, Catia Regina BarpMoraes, Maria Celia Marcondes de2012-10-21T03:17:47Z2012-10-21T03:17:47Z20032003193470http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86068Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A presente dissertação visa identificar a presença dos novos paradigmas associados à agenda pós-moderna na área de Educação, focalizando especificamente os estudos de gênero. Realizamos um levantamento das pesquisas voltadas aos novos objetos associados a tais paradigmas em trabalhos apresentados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 1995 a 2000. A partir desse material mapeamos os novos objetos enfatizados pelos (as) pesquisadores (as) e sua freqüência. Privilegiamos os trabalhos que tratam do gênero, procurando identificar as chaves de interpretação utilizadas pelos (as) autores (as). Percebemos a influência, principalmente, dos paradigmas pós-moderno e pós-estruturalista como perspectiva teórica de análise. Para compreender a crise de paradigmas e suas rupturas, iniciamos o trabalho realizando alguns apontamentos sobre a constituição do pensamento moderno, da ciência, percorrendo as fraturas das propostas medievais, as novas possibilidades que foram se constituindo com o Renascimento e o Iluminismo e a consolidação da Modernização e Modernidade. Nesse percurso, indicamos a crise do pensamento moderno e as propostas da agenda pós-moderna, que se propõem a substituí-lo, inclusive a emergência dos novos objetos de pesquisa. Entre os novos objetos restringimos nosso foco de investigação às reflexões sobre o gênero no campo educacional. Pudemos perceber que a maioria dos trabalhos que tratam do gênero apresenta uma forte inspiração pós-estruturalista. Muitos o compreendem a partir de um enfoque puramente descritivo, como um recorte isolado, enfatizam a discursividade como constituinte das relações de gênero ou, em determinados momentos, isolam seu objeto de estudo, desvinculando-o das múltiplas determinações que o constituem. Percebemos que à medida que o objeto de estudo é fragmentado, a possibilidade de conhecê-lo é empobrecida, uma vez que essa fragmentação desconsidera as várias relações que o constituem e o resultado da investigação, dessa forma, é sempre insuficiente. Nosso intuito foi o de apontar que, por terem isolado seus objetos de suas determinações mais amplas, as análises deixaram de percorrer caminhos que, certamente promoveriam o seu enriquecimento.129 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEducaçãoPos-modernismoParadigmas (Ciencias sociais)Relações de gêneroParadigmas emergentes e os novos objetos de investigação: o exemplo do gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL193470.pdfapplication/pdf575227https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86068/1/193470.pdf7796453aae87233942ce142a650c08adMD51TEXT193470.pdf.txt193470.pdf.txtExtracted Texttext/plain305980https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86068/2/193470.pdf.txt441e0cb32654c51934b087b726a9ea40MD52THUMBNAIL193470.pdf.jpg193470.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86068/3/193470.pdf.jpg7b92af5743285467773c54527c3363ffMD53123456789/860682013-05-03 17:52:02.659oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86068Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T20:52:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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