A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Day, Giseli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91122
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2008.
id UFSC_de9a9f398988beccc5fed82166b1b689
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91122
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDay, GiseliSilva Filho, João Josué da2012-10-23T18:56:58Z2012-10-23T18:56:58Z2012-10-23T18:56:58Z273962http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91122Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2008.Trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar a existência de uma possível importância pedagógica na proposta de desenho desenvolvida com crianças na educação infantil a partir das observações realizadas nos momentos de produção do desenho. Apesar de não possuir as crianças como foco central e sim o momento de suas produções gráficas, é perceptível a consideração por elas nesta pesquisa tendo em vista que uma de suas conseqüências é trazer visibilidade a estes sujeitos nos momentos em que acontecem suas produções em desenho. A pesquisa organizou-se a partir dos levantamentos bibliográficos, além das primeiras observações realizadas por meio de um projeto piloto. Os métodos para coleta e análise dos dados basearam-se em observações sistemáticas de cunho participativo da jornada/rotina da instituição registradas em um diário de campo, além dos registros fotográficos e de áudio. O acesso ao planejamento das professoras e entrevistas também se fez necessário. O percurso realizado para a execução da pesquisa foi pautado principalmente em alguns conceitos de Bakhtin, como o de dialogismo, exotopia e alteridade. A pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso aconteceu em uma instituição de educação infantil particular do município de Florianópolis que procura um aprofundamento de seu trabalho pedagógico com o desenho infantil. A intenção da pesquisa foi congregar os dados e analisá-los de maneira a ir além da explicitação do fracasso, aliando-se à busca por alternativas de práticas e teorias que compreendam o desenho infantil pelas vias de suas possibilidades. A principal hipótese percebe o papel do adulto como eixo central para refletir sobre a educação, visto que ele tem a possibilidade de ampliar ou limitar os repertórios infantis através das propostas oferecidas às crianças, além de ser o principal responsável pelo planejamento e organização da rotina do desenho. Os dados obtidos levantaram questões acerca do papel do Planejamento; interação entre adultos e crianças, crianças e crianças; utilização de materiais diversificados, bem como o próprio 'produto final' do processo de desenhar, todos esses aspectos como indissociáveis. As análises foram realizadas com base em um diálogo da área da Educação com outras áreas de conhecimento, como a Arte e a Sociologia. Agregou vozes como as de M. M. Bakhtin, Maria Isabel Leite, Ana Angélica M. Albano, Maria Carmem Barbosa, Eloisa Rocha, Manuel Sarmento. Os resultados encontrados trouxeram à discussão a importância central do adulto no processo de organização do ato de desenhar e alguns questionamentos foram realizados quanto à utilização do desenho como prestação de contas do processo de ensino-aprendizagem aos pais, a importância vista pelas professoras na aquisição da forma no grafismo da criança, a importância de propor desenhos num coletivo que garanta a interação entre as crianças, no sentido de troca de experiências e repertórios, ampliando possibilidades. Outro fator decisivo para compreender a importância pedagógica da proposta de desenho foi a pouca participação efetiva das crianças nas entrelinhas das propostas, o que acaba definindo-as mais como executoras do que como criadoras, remetendo a uma certa compreensão restritiva de criança e de educação infantil por parte das professoras.199 f.| il.porEducaçãoEducação infantilDesenho infantilProjeto pedagógicoA produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL273962.pdfapplication/pdf2485462https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91122/1/273962.pdfd20e75f19b4957f607b07a7ba308248aMD51TEXT273962.pdf.txt273962.pdf.txtExtracted Texttext/plain358632https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91122/2/273962.pdf.txtd6341a0cc422e3dfce7b61157f16e38eMD52THUMBNAIL273962.pdf.jpg273962.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1526https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91122/3/273962.pdf.jpg893bdeaf6628e08641802a4a8fe5c75dMD53123456789/911222013-05-05 12:14:24.829oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91122Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T15:14:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?
title A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?
spellingShingle A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?
Day, Giseli
Educação
Educação infantil
Desenho infantil
Projeto pedagógico
title_short A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?
title_full A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?
title_fullStr A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?
title_full_unstemmed A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?
title_sort A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças?
author Day, Giseli
author_facet Day, Giseli
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Day, Giseli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Filho, João Josué da
contributor_str_mv Silva Filho, João Josué da
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Desenho infantil
Projeto pedagógico
topic Educação
Educação infantil
Desenho infantil
Projeto pedagógico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2008.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T18:56:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T18:56:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-23T18:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91122
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 273962
identifier_str_mv 273962
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199 f.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91122/1/273962.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91122/2/273962.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91122/3/273962.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d20e75f19b4957f607b07a7ba308248a
d6341a0cc422e3dfce7b61157f16e38e
893bdeaf6628e08641802a4a8fe5c75d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805337424265216