Gradiência na fala infantil: caracterização acústica de segmentos plosivos e fricativos e evidências de um período de "refinamento articulatório
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107506 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaCristofolini, CarlaSeara, Izabel ChristineLazzarotto-Volcão, Cristiane2013-12-06T00:18:13Z2013-12-06T00:18:13Z2013319577https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107506Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013.Esta tese tem por objetivo principal apontar as características acústicas dos segmentos plosivos e fricativos do português brasileiro, observadas na fala infantil (dos 6 aos 12 anos de idade), buscando verificar se, após o "término" da aquisição fonológica, ainda existe um período de refinamento articulatório. Para tanto, foram realizadas gravações de fala de crianças de 6 anos, 8 anos, 10 anos e 12 anos, bem como de um grupo de adultos, usado como referência, a partir de um corpus especialmente elaborado para esta pesquisa. No estudo fonético acústico, são analisados parâmetros quantitativos (como taxa de elocução dos falantes, VOT, duração total e relativa dos segmentos e momentos espectrais: centroide, variância, assimetria e curtose) e qualitativos (nos quais são analisadas características não descritas habitualmente na literatura para os segmentos em questão - aqui chamadas de "especificidades acústicas" - e discutidas a partir da perspectiva dinâmica da Fonologia Acústico-Articulatória). Quanto à análise quantitativa, como principais resultados, têm-se diferenças estatisticamente significativas entre os grupos etários na taxa de elocução e somente nos valores absolutos de VOT para os plosivos e de duração total para os fricativos. Os parâmetros temporais relativos (VOT e duração) apresentaram diferenças estatisticamente relevantes em apenas dois segmentos ([b] e [s]), o que parece demonstrar que estejam adquiridos adequadamente desde os 6 anos de idade. Quanto à análise qualitativa, destacam-se a frequência e a distribuição da aspiração dos segmentos plosivos não vozeados e a observação de características acústicas inabituais, em um número maior no grupo de 6 anos de idade, diminuindo gradativamente com o avanço da idade. Esses achados dão indícios da gradiência do gesto articulatório, também presente na fala adulta, e parecem corroborar a hipótese de um período de refinamento articulatório, mesmo após o "término" da aquisição fonológica, uma vez que as habilidades motoras da fala vão se aprimorando até que o gesto articulatório esteja estabilizado, tanto em sua organização temporal quanto em sua magnitude. <br>300 p.| il., grafs., tabs.porLinguísticaFalaCriancas -LinguagemFoneticaGestosFonologiaGradiência na fala infantil: caracterização acústica de segmentos plosivos e fricativos e evidências de um período de "refinamento articulatório info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL319577.pdfapplication/pdf9704378https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107506/1/319577.pdf9c5aa32b5ef761da55645a476f8b53d4MD51TEXT319577.pdf.txt319577.pdf.txtExtracted texttext/plain455136https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107506/2/319577.pdf.txtf30678a2cc5b4e1eaf77c07e583f23cfMD52123456789/1075062013-12-08 00:01:19.067oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107506Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-08T02:01:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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