Escola sem fronteiras: discutindo o processo de participação docente
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87438 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaCosta, Adriana daMunarim, Antonio2012-10-21T20:08:25Z2012-10-21T20:08:25Z20042004212353http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87438Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este estudo trata de uma análise sobre a participação das/os professoras/es, pertencentes à rede pública municipal, da cidade de Blumenau, no processo de discussão e implementação da política educacional denominada Escola Sem Fronteiras, no período de 1997 a 2003. No trabalho de investigação, utilizou-se como fonte de dados: a) textos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação, b) Plano de Governo da Coligação Blumenau Para Todos (1996), c) sínteses do Seminário "Educação Para Todos: Construindo um Projeto de Educação Popular", ocorrido no final de 1996, d) atas dos encontros do Colegiado Consultivo e e) entrevista semi-estruturada, com professoras/es que trabalham nas escolas municipais. O objetivo central deste estudo é compreender a participação docente no processo de elaboração de uma política pública de educação. Para a efetivação desta análise, são considerados alguns mecanismos de participação como a criação e extinção do Colegiado Consultivo, o processo de discussão e implantação dos Ciclos de Formação Humana e a constituição da Política de Formação Permanente dos Docentes. Destaca-se que a educação voltada para a cidadania, ou seja, para a democracia, é a educação preocupada em desenvolver nos sujeitos, a capacidade de apreender o contexto em que vive e de participar tanto dos processos de construção e execução, como no processo de avaliação das políticas públicas. É possível, ainda, pontuar que o processo de constituição de práticas democráticas exige o reconhecimento de que a democracia, por ser um projeto inconcluso, longe de ser um processo harmonioso, é marcada pelo conflito e pela contradição. Nestes termos, os dados obtidos, nesta pesquisa, permitem destacar que a participação da sociedade civil, neste caso, das/os professoras/es, nas definições políticas de interesse público, independentemente do resultado, é muito importante no processo de educação para a Cidadania Ativa, isto é, para a Democracia.porFlorianópolis, SCEducaçãoPolitica e educaçãoBlumenau (SC)DemocraciaProfessoresParticipaçãoEscola sem fronteiras: discutindo o processo de participação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL212353.pdfapplication/pdf662492https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87438/1/212353.pdf1d2d5bcaa90fdc7a3da9d6d6e3be706eMD51TEXT212353.pdf.txt212353.pdf.txtExtracted Texttext/plain351657https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87438/2/212353.pdf.txt2555d3fcca69a2c64a654ec6607eb000MD52THUMBNAIL212353.pdf.jpg212353.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87438/3/212353.pdf.jpg33fbd8dfe243dbd881095357788a06eaMD53123456789/874382013-05-03 13:59:57.39oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87438Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T16:59:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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