Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zancanaro, Airton
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135513
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
id UFSC_e11b9e19a133e93abcc389624e0275d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135513
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaZancanaro, AirtonTodesco, José LeomarDandolini, Gertrudes Aparecida2015-10-13T04:09:22Z2015-10-13T04:09:22Z2015334502https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135513Tese (doutorado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.O movimento openness trata o conhecimento como um bem público, e os Recursos Educacionais Abertos (REAs), por sua vez, têm a intenção de promover a qualidade do ensino e levar a inovação para dentro do sistema educacional através de recursos disponibilizados abertamente, sob uma licença de uso. Uma análise da literatura sobre REA revelou não a falta, mas a dificuldade que os produtores de conteúdo têm para localizar os recursos desejados. Isto acontece pela carência de repositórios apropriados e/ou pela falta de padronização dos materiais por aqueles que os produzem. Neste sentido, esta tese tem o objetivo de elaborar e verificar um framework para a produção de REAs com foco na disseminação do conhecimento. Após uma busca sistemática da literatura, constitui-se um ciclo para a produção, composto pelas fases de análise e design, codificação, uso e avaliação, e publicação. Com base nos fatores de sucesso para a disseminação do conhecimento e confrontando-os com a literatura pesquisada sobre REA, chegou-se à proposição de um conjunto de requisitos para a produção de REAs com foco na disseminação do conhecimento, na forma de questões e objetivos. Esses requisitos foram verificados por um grupo de 16 especialistas, e as considerações foram analisadas e incorporadas ao framework. Posteriormente, houve o refinamento do texto das questões e dos objetivos com o auxílio de quatro não especialistas na temática REAs que analisaram a clareza e coerência destes, e novamente o framework sofreu ajustes. Por fim, o framework foi aplicado na prática com a produção de videoaulas por uma equipe interdisciplinar e foram realizadas as últimas adequações. Como principal resultado deste estudo tem-se um framework para a produção de REAs de modo a promover a disseminação do conhecimento. Além disso, três videoaulas que oferecem orientações para quem deseja fazer o caminho de Santiago de Compostela estão disponíveis na rede, demonstrando, assim, a ocorrência da disseminação do conhecimento. Produzir materiais respeitando as questões éticas e legais não é uma tarefa simples. Contar com um guia (meio) na produção de REAs possibilitará que novos materiais sejam reutilizados, revisados e recontextualizados, viabilizando a melhoria na qualidade dos materiais educacionais e provocando maior disseminação do conhecimento.<br>Abstract : The openness movement treats knowledge as public good and open educational resources (OER), however, it has has the intention to promote quality and innovation into the educational system through resources made available openly, under a use license. An analysis of the literature on OER revealed no lack, but the difficulty that content producers have to locate the desired resources. It happens due to the lack of suitable repositories or/and by the lack of standardization for those who produce the materials. In this sense, this thesis aims to elaborate and verify a framework for the production of OER focusing on dissemination of knowledge. After a systematic search of the literature, it constitutes a cycle for producing OER that comprise the phases of analysis and design, coding, use and evaluation and publication. Based on success factors for the dissemination of knowledge and confronting them with the literature about OER, we propose a set of requirements for the production of OER focusing on dissemination of knowledge, in the form of questions and objectives. These requirements have been checked by a group of 16 experts and considerations examined and incorporated into the framework. Later, there was the refinement of the text of the questions and goals with the help of 4 non-specialists in this area that analyzed the clarity and consistency of these, and again the framework was adjusted. Finally, the framework was applied in practice with the production of video classes by an interdisciplinary team and the last adjustments occurred. The main result of this study has been a framework for producing OER in order to promote the dissemination of knowledge. In addition, three video classes giving tips for those who want to walk through the Camino de Santiago de Compostela, are available at the Internet and thus proving the occurrence of dissemination of knowledge. Producing materials respecting the ethical and legal issues is not a simple task. Counting on a guide for producing OER will enable new materials to be reused, reviewed and re-contextualized, making the improvement in quality possible and causing greater dissemination of knowledge.383 p.| il., grafs.porEngenharia e gestão do conhecimentoTecnologia educacionalFramework (Programa de computador)Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de frameworkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL334502.pdfapplication/pdf7489347https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/135513/1/334502.pdf12c2a2307b13e2b275bdebb8955dec30MD51123456789/1355132016-03-07 15:59:19.319oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135513Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework
title Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework
spellingShingle Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework
Zancanaro, Airton
Engenharia e gestão do conhecimento
Tecnologia educacional
Framework (Programa de computador)
title_short Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework
title_full Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework
title_fullStr Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework
title_full_unstemmed Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework
title_sort Produção de recursos educacionais abertos com foco na disseminação do conhecimento: uma proposta de framework
author Zancanaro, Airton
author_facet Zancanaro, Airton
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zancanaro, Airton
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Todesco, José Leomar
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Dandolini, Gertrudes Aparecida
contributor_str_mv Todesco, José Leomar
Dandolini, Gertrudes Aparecida
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Tecnologia educacional
Framework (Programa de computador)
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Tecnologia educacional
Framework (Programa de computador)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal da Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-13T04:09:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-13T04:09:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135513
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 334502
identifier_str_mv 334502
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 383 p.| il., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/135513/1/334502.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 12c2a2307b13e2b275bdebb8955dec30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804921320996864