Dimensões do tempo: a percepção dos docentes da UNEB - um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81680 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, MaurícioSalm, Jose Francisco2012-10-19T06:46:53Z2012-10-19T06:46:53Z20012001188087http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81680Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação aborda a questão da administração do tempo no meio acadêmico, enfocando diretamente a identificação do conceito que os docentes da UNEB, inscritos no programa de Pós-Graduação, em Engenharia da Produção, turma UNEB-2, têm sobre "administração do tempo". Isto porque a grande maioria das pessoas nem mesmo sabem definir ou explicar o que vem a ser administração do tempo. Para sua execução foi utilizado como fio condutor de análise o cotidiano, o dia-a-dia das atividades acadêmicas, no que tange ao papel do corpo docente. A justificativa apresentada para execução deste estudo se ampara na observação e constatação do pesquisador de que é importante identificar o entendimento dos professores da UNEB sobre administração do tempo e quais os mecanismos adotados pela direção administrativo-pedagógica da UNEB para organizar e planejar o desempenho do corpo docente. Para esta identificação foi efetuada uma pesquisa, tendo como objeto professores que participam do programa de pós-graduação da União Educacional de Brasília - UNEB em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e agentes da administração didático-pedagógica da UNEB. Esta dissertação apresenta ainda um parecer analítico sobre o que foi observado, procurando atrelar concepções diferentes sobre a dinâmica da administração do tempo. Os resultados encontrados somente reforçam as impressões iniciais que levaram à elaboração desta dissertação. Tendo em vista os resultados encontrados podemos afirmar que o trabalho realizado foi muito oportuno, pois as conclusões e os dados coletados na pesquisa serão de importância para a administração da Instituição, objeto do estudo, uma vez que a mesma está em franco processo de mudança, sob o ponto de vista empresarial e acadêmico.ii, 85 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoProfessores universitariosPercepçãoTempoAdministraçãoDimensões do tempo: a percepção dos docentes da UNEB - um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL188087.pdfapplication/pdf863083https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81680/1/188087.pdf2f3fa1fc5d24cf966c33f0c136e6e174MD51TEXT188087.pdf.txt188087.pdf.txtExtracted Texttext/plain155004https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81680/2/188087.pdf.txt483a06e40a7ce9f33c2350e4826c0a04MD52THUMBNAIL188087.pdf.jpg188087.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81680/3/188087.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/816802013-05-01 02:05:09.122oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81680Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T05:05:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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