Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturi, Tiago
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198593
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
id UFSC_e9220e2d92ea099b9639b4cc44861bcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198593
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaVenturi, TiagoMohr, Adriana2019-07-25T11:53:03Z2019-07-25T11:53:03Z2018357613https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198593Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.A Educação em Saúde na escola é um tema cuja natureza, objetivos, metodologias e práticas são raramente debatidas no campo educacional, especialmente no Ensino de Ciências. Via de regra a Educação em Saúde na escola é caracterizada por uma abordagem tradicional, normativa e comportamentalista, fortemente associada ao campo da saúde o que não condiz com objetivos escolares atuais e com abordagens contemporâneas da Educação em Saúde. Por este motivo propõe-se a adoção do conceito de Educação em Saúde sob uma perspectiva pedagógica, fundamentada pela Alfabetização Científica e Tecnológica, que objetiva a construção de conhecimentos para o desenvolvimento da autonomia na tomada de decisão. Além de pouca pesquisa produzida, identificou-se que esta nova perspectiva ainda não se reflete na prática escolar e na formação docente em Educação em Saúde. A formação docente, acadêmico-profissional e continuada, não oportuniza espaços e tempos para que professores e futuros professores reflitam sobre o desenvolvimento da Educação em Saúde na escola. O presente estudo identificou e analisou limites e potencialidades formativas do conceito de Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade para o desenvolvimento de uma Educação em Saúde com uma perspectiva pedagógica na escola. A coleta de dados ocorreu em uma intervenção formativa, um curso de extensão universitária denominado Projetos Interdisciplinares e Educação em Saúde na Escola. Ao longo do curso, professores em exercício e licenciandos discutiram aspectos teóricos da Educação em Saúde e da interdisciplinaridade e construíram uma Ilhota Interdisciplinar de Racionalidade sobre tema relacionado à saúde. A análise dos dados demonstrou que as Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, utilizadas na formação docente, potencializaram novas compreensões epistemológicas e sobre a interdisciplinaridade, o debate ético, uma vivência interdisciplinar em assuntos relacionados à saúde e reflexões didático-pedagógicas. Como resultado dos estudos teóricos e das análises empíricas realizadas, defendo que (1) o uso dos conceitos de Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade e de Alfabetização Científica e Tecnológica na formação de professores permite o desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes nas dimensões axiológica, epistemológica e metodológica e (2) estes dois conceitos utilizados na formação docente podem proporcionar uma Alfabetização Didático-Pedagógica.Abstract : Health Education in school is a subject whose nature, objectives, methodologies and practices are rarely discussed in the educational field, especially in Science Education. As a rule, it is characterized by a traditional, normative and behaviourist approach, strongly associated to health domain not in keeping with current educational objectives and contemporary approaches to Health Education. I propose to adopt the concept: Pedagogical Perspective for Health Education, based on Scientific and Technological Literacy, which aims to build a foundation for the development of autonomy in the process of decision making. In addition to the little research produced, it was identified that this perspective is not yet reflected in the school practice and in the preparation of teachers for Health Education. Teacher training and continuing education does not allow for a philosophical reflection on the development of health education at school. This deficiency leads to the perpetuation of traditional ways of teaching. The present study identifies and analyzes the limits and formative potential of the concept of Interdisciplinary Islets of Rationality for the development of a Pedagogical Perspective of a Health Education in school. Data collection took place in a university educational project named Projetos Interdisciplinares e Educação em Saúde na Escola. During that course, science teachers, and undergraduates were able to discuss theoretical aspects of Health Education and interdisciplinarity, and to build an Interdisciplinary Islet of Rationality using health-related topics. The analysis of the data showed that the Interdisciplinary Islets of Rationality used in this project allowed for a new epistemological understanding of Health Education, a new understanding of the concept of interdisciplinarity, the ethical debate, an interdisciplinary experience related to health-related subjects, and the discussion of pedagogical issues. As a result of the theoretical studies and the empirical analyzes carried out, I defend that (1) the usage of the concepts of Interdisciplinary Islets of Rationality and Scientific and Technological Literacy in teacher education programmes allows for the development of the teacher s professional knowledge of in axiological, epistemological and methodological dimensions and (2) It can generate teaching and pedagogical literacy.303 p.| il., tabs.porEducação científica e tecnológicaEducação em saúdeCiênciaProfessoresEducação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPECT0372-T.pdfPECT0372-T.pdfapplication/pdf4245314https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/198593/-1/PECT0372-T.pdf7e7de46864f9dfd5405504f8d4ec8576MD5-1123456789/1985932019-07-25 08:53:04.148oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198593Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:53:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente
title Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente
Venturi, Tiago
Educação científica e tecnológica
Educação em saúde
Ciência
Professores
title_short Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente
title_full Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente
title_sort Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente
author Venturi, Tiago
author_facet Venturi, Tiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturi, Tiago
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mohr, Adriana
contributor_str_mv Mohr, Adriana
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Educação em saúde
Ciência
Professores
topic Educação científica e tecnológica
Educação em saúde
Ciência
Professores
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-25T11:53:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-25T11:53:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198593
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 357613
identifier_str_mv 357613
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 303 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/198593/-1/PECT0372-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e7de46864f9dfd5405504f8d4ec8576
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805054155653120