Informática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Lúcia Helena dos Santos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101544
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2003
id UFSC_e9ec6381d2a07f162572c82856809d18
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101544
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLobato, Lúcia Helena dos SantosMartins Rodriguez, Alejandro2013-07-15T22:29:56Z2013-07-15T22:29:56Z20032003313836http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101544Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2003O presente trabalho pretende contar um pouco da história do ensino da matemática no Brasil, revelando que suas origens situam-se no ensino leigo e militar. Caminhando no tempo, vemos a preocupação dos educadores em Matemática em desenvolver um ensino voltado para a modernidade, devido a revolução tecnológica, marca do século XX. Nesse novo contexto, salientou-se os propósitos para o ensino de Matemática e discutiu-se alguns aspectos comuns entre a Matemática e a Informática. A informatização do ensino nos ciclos fundamental e médio caminha a #passos largos# para se tornar uma realidade, mesmo que seja só em questão de maquinário. Contudo, essa busca do novo exige enormes mudanças conceituais na educação, nos relacionamentos, e nos papéis que cada um desempenha na escola. O objetivo do trabalho é sugerir mudanças coerentes na formação inicial e continuada dos licenciados nos aspectos relacionados ao uso da informática na educação. Para tanto, tornou-se muito importante identificar quem são os futuros professores de Matemática da 12ª Superintendência Regional de Ensino, na região centro-oeste do estado de Minas Gerais. A pesquisa procurou verificar também, aspectos gerais da formação e aspectos que envolvem a preparação para a utilização de recursos de informática na educação, com o propósito de se conhecer a realidade dos alunos e, aí sim, propor mudanças de concepção e de estrutura nos currículos das licenciaturas em Matemática.<br>Abstract : The present work intend to tell a short history of mathematics teaching in Brazil, revealing that its origins are in the layman and military education. Forward in time, we see the concern of educators in mathematics to develop a teaching for modernity, because the technological revolution,that the mark of twentieth century. In this new context, it was stressed the purposes for teaching Mathematics and discussed some common aspects between Mathematics and Computing. The computerization of teaching in elementary and secondary cycles walks the "strides" to become a reality, even if it is only a matter of machinery. However, this search for new approach demands huge conceptual changes in education, relationships, and the roles that each one plays in school. The objective is to suggest consistent changes in initial and continuing training of graduates in aspects related to the use of computing in education. Therefore, it has become very important to identify who are the future teachers of Mathematics of the 12th Regional Superintendent of Education, in central-western of Minas Gerais state. The survey also sought to verify, general aspects of training and aspects involving the preparation for the use of computing resources in education, with the purpose of knowing the reality of the students and then, propose changes to the concept and structure on curriculum of degrees in Mathematics.xvi, 166 f.| il., grafs., tabs.porEngenharia de produçãoMatematica -Estudo e ensinoCurriculosBrasilTecnologia educacionalProfessores de matematicaBrasilFormaçãoInformática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL313836.pdfapplication/pdf1492602https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101544/1/313836.pdffc8832bb53c0ed72b44e1cd36b9567d0MD51123456789/1015442013-07-15 19:29:56.797oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101544Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T22:29:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Informática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolar
title Informática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolar
spellingShingle Informática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolar
Lobato, Lúcia Helena dos Santos
Engenharia de produção
Matematica -
Estudo e ensino
Curriculos
Brasil
Tecnologia educacional
Professores de matematica
Brasil
Formação
title_short Informática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolar
title_full Informática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolar
title_fullStr Informática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolar
title_full_unstemmed Informática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolar
title_sort Informática na educação: a matemática e seus professores a caminho de uma nova realidade escolar
author Lobato, Lúcia Helena dos Santos
author_facet Lobato, Lúcia Helena dos Santos
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Lúcia Helena dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins Rodriguez, Alejandro
contributor_str_mv Martins Rodriguez, Alejandro
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Engenharia de produção
Matematica -
Estudo e ensino
Curriculos
Brasil
Tecnologia educacional
Professores de matematica
Brasil
Formação
topic Engenharia de produção
Matematica -
Estudo e ensino
Curriculos
Brasil
Tecnologia educacional
Professores de matematica
Brasil
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2003
publishDate 2003
dc.date.submitted.en.fl_str_mv 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-15T22:29:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-15T22:29:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101544
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 313836
identifier_str_mv 313836
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvi, 166 f.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/101544/1/313836.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc8832bb53c0ed72b44e1cd36b9567d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805050241318912