A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guzzo, Valdemir
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/756
Resumo: Os alunos ingressantes nos diversos cursos universitários não pretendem, via de regra, dirigir seus estudos para uma formação filosófica especializada. O tema trata da tarefa docente no sentido de contribuir para o desenvolvimento de uma geração de professores conscientes, com a capacidade de formular de maneira reflexiva seus problemas e de procurar elementos próprios para sua resolução. Este texto é inspirado em minhas próprias vivências docentes na disciplina de Filosofia da Educação na Universidade de Caxias do Sul. Tem a proposta de questionar as reais necessidades de um ensino voltado para uma reflexão rigorosa e radical que permita passar-se do senso comum a uma atitude filosófica pela qual o professor possa adquirir ou reformular pressupostos e conceitos que fundamentem uma boa argumentação docente, sinalizando com novas perspectivas para a formação de professores em nossas licenciaturas.
id UFSM-10_88f55a43779753e4dee356d55dee799d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/756
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICAFormação de professoresEducação reflexivaFilosofia. Os alunos ingressantes nos diversos cursos universitários não pretendem, via de regra, dirigir seus estudos para uma formação filosófica especializada. O tema trata da tarefa docente no sentido de contribuir para o desenvolvimento de uma geração de professores conscientes, com a capacidade de formular de maneira reflexiva seus problemas e de procurar elementos próprios para sua resolução. Este texto é inspirado em minhas próprias vivências docentes na disciplina de Filosofia da Educação na Universidade de Caxias do Sul. Tem a proposta de questionar as reais necessidades de um ensino voltado para uma reflexão rigorosa e radical que permita passar-se do senso comum a uma atitude filosófica pela qual o professor possa adquirir ou reformular pressupostos e conceitos que fundamentem uma boa argumentação docente, sinalizando com novas perspectivas para a formação de professores em nossas licenciaturas.Universidade Federal de Santa Maria2009-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/756Revista Sociais e Humanas; v. 21 n. 2 (2008); 09-162317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/756/515Guzzo, Valdemirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:08:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/756Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:08:36Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA
title A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA
spellingShingle A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA
Guzzo, Valdemir
Formação de professores
Educação reflexiva
Filosofia.
title_short A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA
title_full A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA
title_fullStr A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA
title_sort A EDUCAÇÃO E A REFLEXÃO FILOSÓFICA
author Guzzo, Valdemir
author_facet Guzzo, Valdemir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guzzo, Valdemir
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação reflexiva
Filosofia.
topic Formação de professores
Educação reflexiva
Filosofia.
description Os alunos ingressantes nos diversos cursos universitários não pretendem, via de regra, dirigir seus estudos para uma formação filosófica especializada. O tema trata da tarefa docente no sentido de contribuir para o desenvolvimento de uma geração de professores conscientes, com a capacidade de formular de maneira reflexiva seus problemas e de procurar elementos próprios para sua resolução. Este texto é inspirado em minhas próprias vivências docentes na disciplina de Filosofia da Educação na Universidade de Caxias do Sul. Tem a proposta de questionar as reais necessidades de um ensino voltado para uma reflexão rigorosa e radical que permita passar-se do senso comum a uma atitude filosófica pela qual o professor possa adquirir ou reformular pressupostos e conceitos que fundamentem uma boa argumentação docente, sinalizando com novas perspectivas para a formação de professores em nossas licenciaturas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/756
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/756/515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 21 n. 2 (2008); 09-16
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1788536226531246081