A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra,Miguel Pedro
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Nodari,Rubens Onofre, Reis,Maurício Sedrez dos, Orth,Afonso Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000300028
Resumo: As novas demandas da pesquisa agrícola requerem a formação de recursos humanos com níveis avançados de qualificação e capazes de elaborar e executar propostas científicas, tecnológicas e políticas relacionadas ao uso, melhoramento e conservação dos recursos genéticos vegetais, domesticados ou não. Esta nova ênfase tem demandas associadas predominantemente ao uso intensivo do conhecimento. Os desafios atuais a serem enfrentados pela nova pesquisa agrícola referem-se ao estabelecimento de estratégias de caracterização e conservação in situ; a definição precisa sobre o uso sustentável dos recursos genéticos; a valoração; a regulamentação ao acesso, incluindo-se os aspectos associados à soberania da diversidade genética vegetal. O Brasil é o país com a maior diversidade genética vegetal do mundo, ainda amplamente desconhecida. Neste sentido torna-se fundamental a caracterização do material genético existente nas formações florestais e variedades crioulas, para subsidiar o manejo de determinadas populações naturais e os programas de melhoramento genético, visando ao aumento do rendimento econômico da exploração vegetal. Propõe-se o estabelecimento de programas de pesquisa conjuntos e a formação de recursos capazes de manejar a diversidade genética existente, através do domínio e emprego de tecnologias pertinentes, habilitando-os a atuar nas transformações agrícolas atuais, de modo a favorecer o desenvolvimento agrícola sustentável.
id UFSM-2_53b052c5f7c113636a6bfb3b4501d9ec
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84781998000300028
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícolabiodiversidadeacessoconservação genéticapesquisa agrícolaAs novas demandas da pesquisa agrícola requerem a formação de recursos humanos com níveis avançados de qualificação e capazes de elaborar e executar propostas científicas, tecnológicas e políticas relacionadas ao uso, melhoramento e conservação dos recursos genéticos vegetais, domesticados ou não. Esta nova ênfase tem demandas associadas predominantemente ao uso intensivo do conhecimento. Os desafios atuais a serem enfrentados pela nova pesquisa agrícola referem-se ao estabelecimento de estratégias de caracterização e conservação in situ; a definição precisa sobre o uso sustentável dos recursos genéticos; a valoração; a regulamentação ao acesso, incluindo-se os aspectos associados à soberania da diversidade genética vegetal. O Brasil é o país com a maior diversidade genética vegetal do mundo, ainda amplamente desconhecida. Neste sentido torna-se fundamental a caracterização do material genético existente nas formações florestais e variedades crioulas, para subsidiar o manejo de determinadas populações naturais e os programas de melhoramento genético, visando ao aumento do rendimento econômico da exploração vegetal. Propõe-se o estabelecimento de programas de pesquisa conjuntos e a formação de recursos capazes de manejar a diversidade genética existente, através do domínio e emprego de tecnologias pertinentes, habilitando-os a atuar nas transformações agrícolas atuais, de modo a favorecer o desenvolvimento agrícola sustentável.Universidade Federal de Santa Maria1998-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000300028Ciência Rural v.28 n.3 1998reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84781998000300028info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra,Miguel PedroNodari,Rubens OnofreReis,Maurício Sedrez dosOrth,Afonso Ináciopor2007-10-19T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola
title A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola
spellingShingle A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola
Guerra,Miguel Pedro
biodiversidade
acesso
conservação genética
pesquisa agrícola
title_short A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola
title_full A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola
title_fullStr A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola
title_full_unstemmed A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola
title_sort A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola
author Guerra,Miguel Pedro
author_facet Guerra,Miguel Pedro
Nodari,Rubens Onofre
Reis,Maurício Sedrez dos
Orth,Afonso Inácio
author_role author
author2 Nodari,Rubens Onofre
Reis,Maurício Sedrez dos
Orth,Afonso Inácio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra,Miguel Pedro
Nodari,Rubens Onofre
Reis,Maurício Sedrez dos
Orth,Afonso Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv biodiversidade
acesso
conservação genética
pesquisa agrícola
topic biodiversidade
acesso
conservação genética
pesquisa agrícola
description As novas demandas da pesquisa agrícola requerem a formação de recursos humanos com níveis avançados de qualificação e capazes de elaborar e executar propostas científicas, tecnológicas e políticas relacionadas ao uso, melhoramento e conservação dos recursos genéticos vegetais, domesticados ou não. Esta nova ênfase tem demandas associadas predominantemente ao uso intensivo do conhecimento. Os desafios atuais a serem enfrentados pela nova pesquisa agrícola referem-se ao estabelecimento de estratégias de caracterização e conservação in situ; a definição precisa sobre o uso sustentável dos recursos genéticos; a valoração; a regulamentação ao acesso, incluindo-se os aspectos associados à soberania da diversidade genética vegetal. O Brasil é o país com a maior diversidade genética vegetal do mundo, ainda amplamente desconhecida. Neste sentido torna-se fundamental a caracterização do material genético existente nas formações florestais e variedades crioulas, para subsidiar o manejo de determinadas populações naturais e os programas de melhoramento genético, visando ao aumento do rendimento econômico da exploração vegetal. Propõe-se o estabelecimento de programas de pesquisa conjuntos e a formação de recursos capazes de manejar a diversidade genética existente, através do domínio e emprego de tecnologias pertinentes, habilitando-os a atuar nas transformações agrícolas atuais, de modo a favorecer o desenvolvimento agrícola sustentável.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000300028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000300028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84781998000300028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.28 n.3 1998
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140520306737152