Estaquia de três espécies de Baccharis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona,Claudine Maria de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Biasi,Luiz Antonio, Zanette,Flávio, Nakashima,Tomoe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000100037
Resumo: O cultivo da carqueja é importante para o fornecimento de matéria prima de alta qualidade para a indústria de fitoterápicos, sendo necessária a definição de uma forma eficiente de produção de mudas. Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar o efeito de diferentes partes do ramo e substratos na estaquia de Baccharis articulata, Baccharis trimera e Baccharis stenocephala. Os experimentos foram conduzidos em casa-de-vegetação sob condição de nebulização intermitente, testando: 1)diferentes partes do ramo (estaca basal, estaca mediana e estaca apical) com delineamento em blocos ao acaso, quatro repetições de 15 estacas por parcela; e 2)diferentes substratos (solo, areia, vermiculita, casca de arroz carbonizada e Plantmax®), com delineamento inteiramente ao acaso, quatro repetições de 15 estacas por parcela. A posição da estaca de B. trimera não afetou a porcentagem de enraizamento, massa seca de raízes e número de raízes emitidas por estaca, ocorrendo apenas maior porcentagem de estacas brotadas das partes mediana e basal. Para B. articulata e B. stenocephala, houve tendência das estacas apicais e medianas apresentarem maior enraizamento e desenvolvimento das raízes. Os substratos testados não apresentaram diferenças significativas para as variáveis analisadas em B. trimera, mas para B. stenocephala e B. articulata a areia foi o pior substrato.
id UFSM-2_bbb168db8bb10b45ab0be728c9a914b2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782005000100037
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Estaquia de três espécies de BaccharisBaccharis articulataBaccharis trimeraBaccharis stenocephalasubstratospropagação vegetativaplanta medicinalO cultivo da carqueja é importante para o fornecimento de matéria prima de alta qualidade para a indústria de fitoterápicos, sendo necessária a definição de uma forma eficiente de produção de mudas. Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar o efeito de diferentes partes do ramo e substratos na estaquia de Baccharis articulata, Baccharis trimera e Baccharis stenocephala. Os experimentos foram conduzidos em casa-de-vegetação sob condição de nebulização intermitente, testando: 1)diferentes partes do ramo (estaca basal, estaca mediana e estaca apical) com delineamento em blocos ao acaso, quatro repetições de 15 estacas por parcela; e 2)diferentes substratos (solo, areia, vermiculita, casca de arroz carbonizada e Plantmax®), com delineamento inteiramente ao acaso, quatro repetições de 15 estacas por parcela. A posição da estaca de B. trimera não afetou a porcentagem de enraizamento, massa seca de raízes e número de raízes emitidas por estaca, ocorrendo apenas maior porcentagem de estacas brotadas das partes mediana e basal. Para B. articulata e B. stenocephala, houve tendência das estacas apicais e medianas apresentarem maior enraizamento e desenvolvimento das raízes. Os substratos testados não apresentaram diferenças significativas para as variáveis analisadas em B. trimera, mas para B. stenocephala e B. articulata a areia foi o pior substrato.Universidade Federal de Santa Maria2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000100037Ciência Rural v.35 n.1 2005reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782005000100037info:eu-repo/semantics/openAccessBona,Claudine Maria deBiasi,Luiz AntonioZanette,FlávioNakashima,Tomoepor2005-01-13T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Estaquia de três espécies de Baccharis
title Estaquia de três espécies de Baccharis
spellingShingle Estaquia de três espécies de Baccharis
Bona,Claudine Maria de
Baccharis articulata
Baccharis trimera
Baccharis stenocephala
substratos
propagação vegetativa
planta medicinal
title_short Estaquia de três espécies de Baccharis
title_full Estaquia de três espécies de Baccharis
title_fullStr Estaquia de três espécies de Baccharis
title_full_unstemmed Estaquia de três espécies de Baccharis
title_sort Estaquia de três espécies de Baccharis
author Bona,Claudine Maria de
author_facet Bona,Claudine Maria de
Biasi,Luiz Antonio
Zanette,Flávio
Nakashima,Tomoe
author_role author
author2 Biasi,Luiz Antonio
Zanette,Flávio
Nakashima,Tomoe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona,Claudine Maria de
Biasi,Luiz Antonio
Zanette,Flávio
Nakashima,Tomoe
dc.subject.por.fl_str_mv Baccharis articulata
Baccharis trimera
Baccharis stenocephala
substratos
propagação vegetativa
planta medicinal
topic Baccharis articulata
Baccharis trimera
Baccharis stenocephala
substratos
propagação vegetativa
planta medicinal
description O cultivo da carqueja é importante para o fornecimento de matéria prima de alta qualidade para a indústria de fitoterápicos, sendo necessária a definição de uma forma eficiente de produção de mudas. Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar o efeito de diferentes partes do ramo e substratos na estaquia de Baccharis articulata, Baccharis trimera e Baccharis stenocephala. Os experimentos foram conduzidos em casa-de-vegetação sob condição de nebulização intermitente, testando: 1)diferentes partes do ramo (estaca basal, estaca mediana e estaca apical) com delineamento em blocos ao acaso, quatro repetições de 15 estacas por parcela; e 2)diferentes substratos (solo, areia, vermiculita, casca de arroz carbonizada e Plantmax®), com delineamento inteiramente ao acaso, quatro repetições de 15 estacas por parcela. A posição da estaca de B. trimera não afetou a porcentagem de enraizamento, massa seca de raízes e número de raízes emitidas por estaca, ocorrendo apenas maior porcentagem de estacas brotadas das partes mediana e basal. Para B. articulata e B. stenocephala, houve tendência das estacas apicais e medianas apresentarem maior enraizamento e desenvolvimento das raízes. Os substratos testados não apresentaram diferenças significativas para as variáveis analisadas em B. trimera, mas para B. stenocephala e B. articulata a areia foi o pior substrato.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000100037
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782005000100037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782005000100037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.35 n.1 2005
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140526153596928