Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattaraia,Vania Gomes de Moura
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moura,Ana Silvia Alves Meira Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800026
Resumo: O objetivo foi avaliar a produtividade e uniformidade da produção de ratos Wistar (Rattus norvegicus) em três sistemas de acasalamento: monogâmico permanente, com um casal mantido permanentemente em cada gaiola; poligâmico permanente, com duas matrizes e um macho, mantidos permanentemente em cada gaiola; e poligâmico temporário, em que o macho foi mantido na gaiola com duas matrizes até a certificação de cada cópula e, em seguida, foi retirado, retornando após o desmame das ninhadas. Para isso, 69 fêmeas de 90 dias de idade (matrizes) foram aleatoriamente distribuídas nos três grupos. As avaliações compreenderam cinco ciclos reprodutivos por matriz. Foram obtidas ninhadas mais pesadas a desmama no sistema poligâmico temporário. Além disso, não houve mortalidade de matrizes neste sistema, o que é um indicador importante de bem estar animal. No sistema monogâmico permanente, o intervalo de tempo necessário para produzir um filhote desmamado por matriz foi menor que nos sistemas poligâmicos. Deve-se considerar, no entanto, que este sistema requer o dobro do número de gaiolas e de machos reprodutores que os poligâmicos. Portanto, o sistema poligâmico temporário pode ser recomendado nas colônias de expansão e produção de ratos Wistar, com a ressalva de que necessita de mão de obra qualificada para identificação de cópula nas matrizes e manejo de rotação dos machos.
id UFSM-2_c8daf47ae85ff97745d97d023928c7be
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782012000800026
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamentoacasalamento monogâmicopoligâmicomortalidadepeso da ninhadaRattus norvegicusO objetivo foi avaliar a produtividade e uniformidade da produção de ratos Wistar (Rattus norvegicus) em três sistemas de acasalamento: monogâmico permanente, com um casal mantido permanentemente em cada gaiola; poligâmico permanente, com duas matrizes e um macho, mantidos permanentemente em cada gaiola; e poligâmico temporário, em que o macho foi mantido na gaiola com duas matrizes até a certificação de cada cópula e, em seguida, foi retirado, retornando após o desmame das ninhadas. Para isso, 69 fêmeas de 90 dias de idade (matrizes) foram aleatoriamente distribuídas nos três grupos. As avaliações compreenderam cinco ciclos reprodutivos por matriz. Foram obtidas ninhadas mais pesadas a desmama no sistema poligâmico temporário. Além disso, não houve mortalidade de matrizes neste sistema, o que é um indicador importante de bem estar animal. No sistema monogâmico permanente, o intervalo de tempo necessário para produzir um filhote desmamado por matriz foi menor que nos sistemas poligâmicos. Deve-se considerar, no entanto, que este sistema requer o dobro do número de gaiolas e de machos reprodutores que os poligâmicos. Portanto, o sistema poligâmico temporário pode ser recomendado nas colônias de expansão e produção de ratos Wistar, com a ressalva de que necessita de mão de obra qualificada para identificação de cópula nas matrizes e manejo de rotação dos machos.Universidade Federal de Santa Maria2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800026Ciência Rural v.42 n.8 2012reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782012000800026info:eu-repo/semantics/openAccessMattaraia,Vania Gomes de MouraMoura,Ana Silvia Alves Meira Tavarespor2012-09-04T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento
title Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento
spellingShingle Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento
Mattaraia,Vania Gomes de Moura
acasalamento monogâmico
poligâmico
mortalidade
peso da ninhada
Rattus norvegicus
title_short Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento
title_full Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento
title_fullStr Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento
title_full_unstemmed Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento
title_sort Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento
author Mattaraia,Vania Gomes de Moura
author_facet Mattaraia,Vania Gomes de Moura
Moura,Ana Silvia Alves Meira Tavares
author_role author
author2 Moura,Ana Silvia Alves Meira Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattaraia,Vania Gomes de Moura
Moura,Ana Silvia Alves Meira Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv acasalamento monogâmico
poligâmico
mortalidade
peso da ninhada
Rattus norvegicus
topic acasalamento monogâmico
poligâmico
mortalidade
peso da ninhada
Rattus norvegicus
description O objetivo foi avaliar a produtividade e uniformidade da produção de ratos Wistar (Rattus norvegicus) em três sistemas de acasalamento: monogâmico permanente, com um casal mantido permanentemente em cada gaiola; poligâmico permanente, com duas matrizes e um macho, mantidos permanentemente em cada gaiola; e poligâmico temporário, em que o macho foi mantido na gaiola com duas matrizes até a certificação de cada cópula e, em seguida, foi retirado, retornando após o desmame das ninhadas. Para isso, 69 fêmeas de 90 dias de idade (matrizes) foram aleatoriamente distribuídas nos três grupos. As avaliações compreenderam cinco ciclos reprodutivos por matriz. Foram obtidas ninhadas mais pesadas a desmama no sistema poligâmico temporário. Além disso, não houve mortalidade de matrizes neste sistema, o que é um indicador importante de bem estar animal. No sistema monogâmico permanente, o intervalo de tempo necessário para produzir um filhote desmamado por matriz foi menor que nos sistemas poligâmicos. Deve-se considerar, no entanto, que este sistema requer o dobro do número de gaiolas e de machos reprodutores que os poligâmicos. Portanto, o sistema poligâmico temporário pode ser recomendado nas colônias de expansão e produção de ratos Wistar, com a ressalva de que necessita de mão de obra qualificada para identificação de cópula nas matrizes e manejo de rotação dos machos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782012000800026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782012000800026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.42 n.8 2012
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140541102096384