Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes,Jerson Vanderlei Carús
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Parra,José Roberto Postali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000300039
Resumo: O objetivo neste trabalho foi estudar a flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros. Foram feitas amostragens quinzenais das fases de larva, de pupa e adulta, em laranjeiras de quatro fazendas, em Itapetininga, São Paulo, de março de 2000 a fevereiro de 2002. A emergência dos adultos foi quantificada em gaiolas sob a copa das plantas e a população de adultos, na copa das plantas, com pano-de-batida; as larvas e pupas em trincheiras abertas no solo, sob a copa das plantas. Com base na flutuação populacional das fases, é possível afirmar que os insetos são univoltinos. A maioria dos adultos emergiu de outubro a abril, com picos no início do período. Foram encontradas as espécies Parapantomorus fluctuosus (Boheman), Naupactus cervinus Boheman e Naupactus versatilis Hustache, sendo as duas últimas as mais freqüentes, embora com picos em épocas diferentes. Ocorreram larvas praticamente o ano inteiro, com picos populacionais no período de junho a janeiro. A população de curculionídeos foi menor no segundo ano de estudo, provavelmente em conseqüência da estiagem. Dentre as fases estudadas, os adultos e as larvas, amostrados com pano-de-batida e em trincheiras no solo, podem servir para detecção, quantificação e previsão da ocorrência dos curculionídeos-das-raízes dos citros.
id UFSM-2_ef24f6a63c1a642a6d0ee5d81307b202
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782009000300039
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citrosNaupactus cervinusNaupactus versatilisCurculionidaeNaupactiniO objetivo neste trabalho foi estudar a flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros. Foram feitas amostragens quinzenais das fases de larva, de pupa e adulta, em laranjeiras de quatro fazendas, em Itapetininga, São Paulo, de março de 2000 a fevereiro de 2002. A emergência dos adultos foi quantificada em gaiolas sob a copa das plantas e a população de adultos, na copa das plantas, com pano-de-batida; as larvas e pupas em trincheiras abertas no solo, sob a copa das plantas. Com base na flutuação populacional das fases, é possível afirmar que os insetos são univoltinos. A maioria dos adultos emergiu de outubro a abril, com picos no início do período. Foram encontradas as espécies Parapantomorus fluctuosus (Boheman), Naupactus cervinus Boheman e Naupactus versatilis Hustache, sendo as duas últimas as mais freqüentes, embora com picos em épocas diferentes. Ocorreram larvas praticamente o ano inteiro, com picos populacionais no período de junho a janeiro. A população de curculionídeos foi menor no segundo ano de estudo, provavelmente em conseqüência da estiagem. Dentre as fases estudadas, os adultos e as larvas, amostrados com pano-de-batida e em trincheiras no solo, podem servir para detecção, quantificação e previsão da ocorrência dos curculionídeos-das-raízes dos citros.Universidade Federal de Santa Maria2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000300039Ciência Rural v.39 n.3 2009reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782009000300039info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes,Jerson Vanderlei CarúsParra,José Roberto Postalipor2009-05-19T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros
title Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros
spellingShingle Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros
Guedes,Jerson Vanderlei Carús
Naupactus cervinus
Naupactus versatilis
Curculionidae
Naupactini
title_short Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros
title_full Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros
title_fullStr Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros
title_full_unstemmed Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros
title_sort Flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros
author Guedes,Jerson Vanderlei Carús
author_facet Guedes,Jerson Vanderlei Carús
Parra,José Roberto Postali
author_role author
author2 Parra,José Roberto Postali
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes,Jerson Vanderlei Carús
Parra,José Roberto Postali
dc.subject.por.fl_str_mv Naupactus cervinus
Naupactus versatilis
Curculionidae
Naupactini
topic Naupactus cervinus
Naupactus versatilis
Curculionidae
Naupactini
description O objetivo neste trabalho foi estudar a flutuação populacional de curculionídeos-das-raízes em citros. Foram feitas amostragens quinzenais das fases de larva, de pupa e adulta, em laranjeiras de quatro fazendas, em Itapetininga, São Paulo, de março de 2000 a fevereiro de 2002. A emergência dos adultos foi quantificada em gaiolas sob a copa das plantas e a população de adultos, na copa das plantas, com pano-de-batida; as larvas e pupas em trincheiras abertas no solo, sob a copa das plantas. Com base na flutuação populacional das fases, é possível afirmar que os insetos são univoltinos. A maioria dos adultos emergiu de outubro a abril, com picos no início do período. Foram encontradas as espécies Parapantomorus fluctuosus (Boheman), Naupactus cervinus Boheman e Naupactus versatilis Hustache, sendo as duas últimas as mais freqüentes, embora com picos em épocas diferentes. Ocorreram larvas praticamente o ano inteiro, com picos populacionais no período de junho a janeiro. A população de curculionídeos foi menor no segundo ano de estudo, provavelmente em conseqüência da estiagem. Dentre as fases estudadas, os adultos e as larvas, amostrados com pano-de-batida e em trincheiras no solo, podem servir para detecção, quantificação e previsão da ocorrência dos curculionídeos-das-raízes dos citros.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000300039
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000300039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782009000300039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.39 n.3 2009
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140532644282368