ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Junior, Irineu Francisco
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Muscat, Marcel Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/6839
Resumo: Este artigo trata da aplicação das novas tecnologias informáticas, originárias da Sociedade da Informação, e sua relação com a Legislação Eleitoral Brasileira, particularmente no que concerte à utilização da Internet e das Redes Sociais como instrumento para propaganda eleitoral. As novas tecnologias são utilizadas para campanhas e propagandas eleitorais, o que muitas vezes ultrapassa a tênue linha entre o que admite a legislação brasileira e aquilo que é considerado uma infração eleitoral. Desta forma, a utilização de ferramentas tecnológicas e a hospedagem de propaganda eleitoral em sítios eletrônicos constitui-se uma realidade patente, porém, muitas vezes, no limiar das restrições normativas. A pesquisa pautou-se em análise hermenêutica da regulamentação eleitoral brasileira, na revisão doutrinária e na compilação de casos práticos e julgados. O tema provoca uma série de abordagens, frente à característica irregular da propaganda que por fim culminou no advento da Lei 12.034/2009. Conclui-se que a normatividade brasileira é insuficiente para dirimir os conflitos que advém do uso da Internet nos sufrágios brasileiros. A dogmática não consegue acompanhar o célere ritmo das inovações tecnológicas, mas principalmente de uma sociedade cada vez mais conectada, que faz surgir fenômenos como o ativismo político virtual e a militância política na Internet. Identificador de Objeto Digital (DOI)http://dx.doi.org/10.5902/231630546839 
id UFSM-8_1270e60e053f4582793c3a7c011e8624
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6839
network_acronym_str UFSM-8
network_name_str Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
repository_id_str
spelling ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNETEste artigo trata da aplicação das novas tecnologias informáticas, originárias da Sociedade da Informação, e sua relação com a Legislação Eleitoral Brasileira, particularmente no que concerte à utilização da Internet e das Redes Sociais como instrumento para propaganda eleitoral. As novas tecnologias são utilizadas para campanhas e propagandas eleitorais, o que muitas vezes ultrapassa a tênue linha entre o que admite a legislação brasileira e aquilo que é considerado uma infração eleitoral. Desta forma, a utilização de ferramentas tecnológicas e a hospedagem de propaganda eleitoral em sítios eletrônicos constitui-se uma realidade patente, porém, muitas vezes, no limiar das restrições normativas. A pesquisa pautou-se em análise hermenêutica da regulamentação eleitoral brasileira, na revisão doutrinária e na compilação de casos práticos e julgados. O tema provoca uma série de abordagens, frente à característica irregular da propaganda que por fim culminou no advento da Lei 12.034/2009. Conclui-se que a normatividade brasileira é insuficiente para dirimir os conflitos que advém do uso da Internet nos sufrágios brasileiros. A dogmática não consegue acompanhar o célere ritmo das inovações tecnológicas, mas principalmente de uma sociedade cada vez mais conectada, que faz surgir fenômenos como o ativismo político virtual e a militância política na Internet. Identificador de Objeto Digital (DOI)http://dx.doi.org/10.5902/231630546839 Universidade Federal de Santa Maria2013-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/683910.5902/231630546839Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global; v. 1 n. 2 (2012); 287-3092316-30542316-3054reponame:Revista Direitos Emergentes na Sociedade Globalinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/6839/pdf_1Barreto Junior, Irineu FranciscoMuscat, Marcel Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-19T00:35:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6839Revistahttps://periodicos.ufsm.br/REDESGPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/REDESG/oai||redesg@ufsm.br|| advrso@gmail.com2316-30542316-3054opendoar:2013-03-19T00:35:04Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET
title ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET
spellingShingle ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET
Barreto Junior, Irineu Francisco
title_short ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET
title_full ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET
title_fullStr ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET
title_full_unstemmed ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET
title_sort ASPECTOS NORMATIVOS DA PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET
author Barreto Junior, Irineu Francisco
author_facet Barreto Junior, Irineu Francisco
Muscat, Marcel Machado
author_role author
author2 Muscat, Marcel Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto Junior, Irineu Francisco
Muscat, Marcel Machado
description Este artigo trata da aplicação das novas tecnologias informáticas, originárias da Sociedade da Informação, e sua relação com a Legislação Eleitoral Brasileira, particularmente no que concerte à utilização da Internet e das Redes Sociais como instrumento para propaganda eleitoral. As novas tecnologias são utilizadas para campanhas e propagandas eleitorais, o que muitas vezes ultrapassa a tênue linha entre o que admite a legislação brasileira e aquilo que é considerado uma infração eleitoral. Desta forma, a utilização de ferramentas tecnológicas e a hospedagem de propaganda eleitoral em sítios eletrônicos constitui-se uma realidade patente, porém, muitas vezes, no limiar das restrições normativas. A pesquisa pautou-se em análise hermenêutica da regulamentação eleitoral brasileira, na revisão doutrinária e na compilação de casos práticos e julgados. O tema provoca uma série de abordagens, frente à característica irregular da propaganda que por fim culminou no advento da Lei 12.034/2009. Conclui-se que a normatividade brasileira é insuficiente para dirimir os conflitos que advém do uso da Internet nos sufrágios brasileiros. A dogmática não consegue acompanhar o célere ritmo das inovações tecnológicas, mas principalmente de uma sociedade cada vez mais conectada, que faz surgir fenômenos como o ativismo político virtual e a militância política na Internet. Identificador de Objeto Digital (DOI)http://dx.doi.org/10.5902/231630546839 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/6839
10.5902/231630546839
url http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/6839
identifier_str_mv 10.5902/231630546839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/6839/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global; v. 1 n. 2 (2012); 287-309
2316-3054
2316-3054
reponame:Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
collection Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||redesg@ufsm.br|| advrso@gmail.com
_version_ 1789434584543264768