Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4282 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar a Proposta de Política Pública Educacional para os Alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Rio Grande do Sul. O movimento de implantação da referida política e sua trajetória até o momento são apresentados pelo relato das articulações e ações já desenvolvidas, passando pela fundamentação teórica que embasa as proposições feitas e chegando na operacionalização do projeto. Conclui, enfatizando os avanços e os retrocessos vivenciados nesse processo e evidenciando que somente a implantação de uma política educacional direcionada às Altas Habilidades/Superdotação garante o desenvolvimento de ações sistemáticas e permanentes que asseguram o exercício dos direitos e do pleno da cidadania às pessoas com altas habilidades/ superdotação. Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação dos Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação. Inclusão. |
id |
UFSM-9_5fcb08fbb15aca77fabc7546e7a28156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4282 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul O presente artigo tem como objetivo apresentar a Proposta de Política Pública Educacional para os Alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Rio Grande do Sul. O movimento de implantação da referida política e sua trajetória até o momento são apresentados pelo relato das articulações e ações já desenvolvidas, passando pela fundamentação teórica que embasa as proposições feitas e chegando na operacionalização do projeto. Conclui, enfatizando os avanços e os retrocessos vivenciados nesse processo e evidenciando que somente a implantação de uma política educacional direcionada às Altas Habilidades/Superdotação garante o desenvolvimento de ações sistemáticas e permanentes que asseguram o exercício dos direitos e do pleno da cidadania às pessoas com altas habilidades/ superdotação. Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação dos Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação. Inclusão.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4282Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 209-217Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 209-217Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 209-2171984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4282/2530Germani, Larice Bonattoda Costa, Mara Regina NieckelVieira, Nara Joyce Wellauseninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4282Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:13Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul |
title |
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul Germani, Larice Bonatto |
title_short |
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul |
title_full |
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul |
author |
Germani, Larice Bonatto |
author_facet |
Germani, Larice Bonatto da Costa, Mara Regina Nieckel Vieira, Nara Joyce Wellausen |
author_role |
author |
author2 |
da Costa, Mara Regina Nieckel Vieira, Nara Joyce Wellausen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germani, Larice Bonatto da Costa, Mara Regina Nieckel Vieira, Nara Joyce Wellausen |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar a Proposta de Política Pública Educacional para os Alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Rio Grande do Sul. O movimento de implantação da referida política e sua trajetória até o momento são apresentados pelo relato das articulações e ações já desenvolvidas, passando pela fundamentação teórica que embasa as proposições feitas e chegando na operacionalização do projeto. Conclui, enfatizando os avanços e os retrocessos vivenciados nesse processo e evidenciando que somente a implantação de uma política educacional direcionada às Altas Habilidades/Superdotação garante o desenvolvimento de ações sistemáticas e permanentes que asseguram o exercício dos direitos e do pleno da cidadania às pessoas com altas habilidades/ superdotação. Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação dos Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação. Inclusão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4282 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4282/2530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 209-217 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 209-217 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 28, 2006; 209-217 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198638534656 |