A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5132 |
Resumo: | Esta pesquisa relata o trabalho desenvolvido durante quatro meses, com três alunos portadores de Paralisia Cerebral (PC) espástica, frequentadores da "Escola de Educação Especial Sinhara Vianna" - APAE de Palmas-Pr, na qual recebem atendimento especializado. Teve como objetivos específicos: caracterizar a prática da Educação Física Adaptada (EFA) para deficientes físicos; observar as mudanças acontecidas na amplitude articular (ADM) dos educandos bem como a auto-estima; adequar técnicas esportivas lúdicas para as necessidades específicas de portadores de deficiência física, propondo assim alternativas que possam auxiliar pais, professores e pessoas interessadas. |
id |
UFSM-9_bd0be1bffeac6905318599438b765e07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5132 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptadaAmplitude ArticularEducação Física AdaptadaParalisia Cerebral Espástica.Esta pesquisa relata o trabalho desenvolvido durante quatro meses, com três alunos portadores de Paralisia Cerebral (PC) espástica, frequentadores da "Escola de Educação Especial Sinhara Vianna" - APAE de Palmas-Pr, na qual recebem atendimento especializado. Teve como objetivos específicos: caracterizar a prática da Educação Física Adaptada (EFA) para deficientes físicos; observar as mudanças acontecidas na amplitude articular (ADM) dos educandos bem como a auto-estima; adequar técnicas esportivas lúdicas para as necessidades específicas de portadores de deficiência física, propondo assim alternativas que possam auxiliar pais, professores e pessoas interessadas.Universidade Federal de Santa Maria2012-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5132Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 37-43Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 37-43Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 37-431984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5132/3157Strapasson, Aline MirandaMartins, Sandra Mara de Faria CarvalhoSchutz, Romeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:18:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5132Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:18:51Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptada |
title |
A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptada |
spellingShingle |
A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptada Strapasson, Aline Miranda Amplitude Articular Educação Física Adaptada Paralisia Cerebral Espástica. |
title_short |
A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptada |
title_full |
A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptada |
title_fullStr |
A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptada |
title_full_unstemmed |
A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptada |
title_sort |
A melhora da amplitude articular e/ou manutenção dos movimentos em pessoas portadoras de paralisia cerebral espástica através da educação física adaptada |
author |
Strapasson, Aline Miranda |
author_facet |
Strapasson, Aline Miranda Martins, Sandra Mara de Faria Carvalho Schutz, Romeu |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Sandra Mara de Faria Carvalho Schutz, Romeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strapasson, Aline Miranda Martins, Sandra Mara de Faria Carvalho Schutz, Romeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amplitude Articular Educação Física Adaptada Paralisia Cerebral Espástica. |
topic |
Amplitude Articular Educação Física Adaptada Paralisia Cerebral Espástica. |
description |
Esta pesquisa relata o trabalho desenvolvido durante quatro meses, com três alunos portadores de Paralisia Cerebral (PC) espástica, frequentadores da "Escola de Educação Especial Sinhara Vianna" - APAE de Palmas-Pr, na qual recebem atendimento especializado. Teve como objetivos específicos: caracterizar a prática da Educação Física Adaptada (EFA) para deficientes físicos; observar as mudanças acontecidas na amplitude articular (ADM) dos educandos bem como a auto-estima; adequar técnicas esportivas lúdicas para as necessidades específicas de portadores de deficiência física, propondo assim alternativas que possam auxiliar pais, professores e pessoas interessadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5132 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5132/3157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 37-43 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 37-43 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 19, 2002; 37-43 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1788536238086553600 |