Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905 |
Resumo: | A discussão que apresentaremos neste artigo partiu dos dados da pesquisa de Pérez (2004) realizada com alunos com altas habilidades/Superdotação (AH/SD), nas sétimas séries e nas turmas C-20 (equivalentes à faixa etária correspondente à sétima série) em duas escolas públicas (uma estadual e uma municipal) de um bairro da cidade de Porto Alegre (RS) no qual se concentra uma população de classes populares. Analisa as características apontadas pelos alunos nos questionários, entrevistas, observações e conversas informais da própria pesquisa e identificadas no professor, na entrevista realizada com ele, em conversas informais e observações diretas em sua sala de aula. Faz as correspondentes interlocuções com teóricos e pesquisadores da área de AH/SD, evidenciando que, além da capacitação específica, necessária para identificar e enriquecer o atendimento a estes alunos, são fundamentais alguns atributos que deveriam estar presentes em qualquer Educador e que são o diferencial que permite imaginar que o respeito e atendimento à diversidade – a inclusão – são possíveis.Palavras-chave: Altas Habilidades. Superdotação. Inclusão. |
id |
UFSM-9_e74618ebb42d3695bbd21920a7650209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4905 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotaçãoA discussão que apresentaremos neste artigo partiu dos dados da pesquisa de Pérez (2004) realizada com alunos com altas habilidades/Superdotação (AH/SD), nas sétimas séries e nas turmas C-20 (equivalentes à faixa etária correspondente à sétima série) em duas escolas públicas (uma estadual e uma municipal) de um bairro da cidade de Porto Alegre (RS) no qual se concentra uma população de classes populares. Analisa as características apontadas pelos alunos nos questionários, entrevistas, observações e conversas informais da própria pesquisa e identificadas no professor, na entrevista realizada com ele, em conversas informais e observações diretas em sua sala de aula. Faz as correspondentes interlocuções com teóricos e pesquisadores da área de AH/SD, evidenciando que, além da capacitação específica, necessária para identificar e enriquecer o atendimento a estes alunos, são fundamentais alguns atributos que deveriam estar presentes em qualquer Educador e que são o diferencial que permite imaginar que o respeito e atendimento à diversidade – a inclusão – são possíveis.Palavras-chave: Altas Habilidades. Superdotação. Inclusão.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-831984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905/2942Pérez, Susana Graciela Pérez BarreraStobäus, Claus Dieterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4905Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:45Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação |
title |
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação |
spellingShingle |
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera |
title_short |
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação |
title_full |
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação |
title_fullStr |
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação |
title_full_unstemmed |
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação |
title_sort |
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação |
author |
Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera |
author_facet |
Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera Stobäus, Claus Dieter |
author_role |
author |
author2 |
Stobäus, Claus Dieter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera Stobäus, Claus Dieter |
description |
A discussão que apresentaremos neste artigo partiu dos dados da pesquisa de Pérez (2004) realizada com alunos com altas habilidades/Superdotação (AH/SD), nas sétimas séries e nas turmas C-20 (equivalentes à faixa etária correspondente à sétima série) em duas escolas públicas (uma estadual e uma municipal) de um bairro da cidade de Porto Alegre (RS) no qual se concentra uma população de classes populares. Analisa as características apontadas pelos alunos nos questionários, entrevistas, observações e conversas informais da própria pesquisa e identificadas no professor, na entrevista realizada com ele, em conversas informais e observações diretas em sua sala de aula. Faz as correspondentes interlocuções com teóricos e pesquisadores da área de AH/SD, evidenciando que, além da capacitação específica, necessária para identificar e enriquecer o atendimento a estes alunos, são fundamentais alguns atributos que deveriam estar presentes em qualquer Educador e que são o diferencial que permite imaginar que o respeito e atendimento à diversidade – a inclusão – são possíveis.Palavras-chave: Altas Habilidades. Superdotação. Inclusão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905/2942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199006584832 |