Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Stobäus, Claus Dieter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905
Resumo: A discussão que apresentaremos neste artigo partiu dos dados da pesquisa de Pérez (2004) realizada com alunos com altas habilidades/Superdotação (AH/SD), nas sétimas séries e nas turmas C-20 (equivalentes à faixa etária correspondente à sétima série) em duas escolas públicas (uma estadual e uma municipal) de um bairro da cidade de Porto Alegre (RS) no qual se concentra uma população de classes populares. Analisa as características apontadas pelos alunos nos questionários, entrevistas, observações e conversas informais da própria pesquisa e identificadas no professor, na entrevista realizada com ele, em conversas informais e observações diretas em sua sala de aula. Faz as correspondentes interlocuções com teóricos e pesquisadores da área de AH/SD, evidenciando que, além da capacitação específica, necessária para identificar e enriquecer o atendimento a estes alunos, são fundamentais alguns atributos que deveriam estar presentes em qualquer Educador e que são o diferencial que permite imaginar que o respeito e atendimento à diversidade – a inclusão – são possíveis.Palavras-chave: Altas Habilidades. Superdotação. Inclusão.
id UFSM-9_e74618ebb42d3695bbd21920a7650209
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4905
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotaçãoA discussão que apresentaremos neste artigo partiu dos dados da pesquisa de Pérez (2004) realizada com alunos com altas habilidades/Superdotação (AH/SD), nas sétimas séries e nas turmas C-20 (equivalentes à faixa etária correspondente à sétima série) em duas escolas públicas (uma estadual e uma municipal) de um bairro da cidade de Porto Alegre (RS) no qual se concentra uma população de classes populares. Analisa as características apontadas pelos alunos nos questionários, entrevistas, observações e conversas informais da própria pesquisa e identificadas no professor, na entrevista realizada com ele, em conversas informais e observações diretas em sua sala de aula. Faz as correspondentes interlocuções com teóricos e pesquisadores da área de AH/SD, evidenciando que, além da capacitação específica, necessária para identificar e enriquecer o atendimento a estes alunos, são fundamentais alguns atributos que deveriam estar presentes em qualquer Educador e que são o diferencial que permite imaginar que o respeito e atendimento à diversidade – a inclusão – são possíveis.Palavras-chave: Altas Habilidades. Superdotação. Inclusão.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-831984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905/2942Pérez, Susana Graciela Pérez BarreraStobäus, Claus Dieterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4905Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:45Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
title Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
spellingShingle Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera
title_short Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
title_full Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
title_fullStr Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
title_sort Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
author Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera
author_facet Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera
Stobäus, Claus Dieter
author_role author
author2 Stobäus, Claus Dieter
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez, Susana Graciela Pérez Barrera
Stobäus, Claus Dieter
description A discussão que apresentaremos neste artigo partiu dos dados da pesquisa de Pérez (2004) realizada com alunos com altas habilidades/Superdotação (AH/SD), nas sétimas séries e nas turmas C-20 (equivalentes à faixa etária correspondente à sétima série) em duas escolas públicas (uma estadual e uma municipal) de um bairro da cidade de Porto Alegre (RS) no qual se concentra uma população de classes populares. Analisa as características apontadas pelos alunos nos questionários, entrevistas, observações e conversas informais da própria pesquisa e identificadas no professor, na entrevista realizada com ele, em conversas informais e observações diretas em sua sala de aula. Faz as correspondentes interlocuções com teóricos e pesquisadores da área de AH/SD, evidenciando que, além da capacitação específica, necessária para identificar e enriquecer o atendimento a estes alunos, são fundamentais alguns atributos que deveriam estar presentes em qualquer Educador e que são o diferencial que permite imaginar que o respeito e atendimento à diversidade – a inclusão – são possíveis.Palavras-chave: Altas Habilidades. Superdotação. Inclusão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4905/2942
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 25, 2005; 73-83
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199006584832