Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
Download full: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287 |
Summary: | O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. É uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre professores, profissionais especializados, gestores e pais, os quais se responsabilizam pela avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Estas deliberações em conjunto possibilitam um trabalho colaborativo na condução de todo o processo. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser especialmente beneficiados pelo PEI, devido seu potencial adaptativo ser coerente com a heterogeneidade da síndrome. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de implementação do PEI em uma escola comum do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS e verificar sua interferência sobre os níveis de colaboração da equipe de trabalho. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, na modalidade de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa, pela análise comparativa entre os momentos pré e pós-implementação do PEI, demonstraram alterações de incremento geral no comportamento de cada dimensão e no nível do trabalho colaborativo entre os membros da equipe, estimuladas pela construção conjunta e sistemática de todas as fases do PEI, em um período de quatro meses. Os membros da equipe agregaram compartilhamento de informações, confiança e consciência mais ampla das potencialidades e dificuldades do aluno. O PEI se configurou como um método de trabalho que, por sua natureza colaborativa, aproxima todos os envolvidos na inclusão de alunos com autismo em torno de objetivos comuns. |
id |
UFSM_38c665fd0333b3c23d1915d658ab5926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/7287 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-01-062017-01-062016-10-04COSTA, Daniel da Silva. PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COLABORATIVO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoEducação especialInclusão escolarAutismoPlano educacional individualizadoTrabalho colaborativoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPlano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. É uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre professores, profissionais especializados, gestores e pais, os quais se responsabilizam pela avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Estas deliberações em conjunto possibilitam um trabalho colaborativo na condução de todo o processo. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser especialmente beneficiados pelo PEI, devido seu potencial adaptativo ser coerente com a heterogeneidade da síndrome. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de implementação do PEI em uma escola comum do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS e verificar sua interferência sobre os níveis de colaboração da equipe de trabalho. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, na modalidade de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa, pela análise comparativa entre os momentos pré e pós-implementação do PEI, demonstraram alterações de incremento geral no comportamento de cada dimensão e no nível do trabalho colaborativo entre os membros da equipe, estimuladas pela construção conjunta e sistemática de todas as fases do PEI, em um período de quatro meses. Os membros da equipe agregaram compartilhamento de informações, confiança e consciência mais ampla das potencialidades e dificuldades do aluno. O PEI se configurou como um método de trabalho que, por sua natureza colaborativa, aproxima todos os envolvidos na inclusão de alunos com autismo em torno de objetivos comuns.Schmidt, Carlohttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847Camargo, Síglia Pimentel Höherhttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793Souza, Ana Paula Ramos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798686A3Pavão, Sílvia Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261Costa, Daniel da Silva700800000006400300300300500300ced51426-3435-4deb-85c4-4c74e8bd794e6f436290-d225-4e18-9f90-e46a173bbfa8f163a3fa-60c3-49d3-89e5-f7a5915e98795e6737ea-b318-4a2e-91ba-997a06e8a02559e85d19-e6da-4fb0-a73b-2ecf7b9d1ce0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdfapplication/pdf2167458http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/1/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdfbbf9b1e3096a364d8d29a7e0ed6d26edMD51TEXTCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdf.txtCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain221292http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/2/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf.txt6bdfda208c13c68444cab6c85317030aMD52THUMBNAILCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdf.jpgCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5226http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/3/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf.jpgdeed990d858f7c21f99cf31fe1bba03eMD531/72872022-04-11 12:31:55.966oai:repositorio.ufsm.br:1/7287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-04-11T15:31:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo |
title |
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo |
spellingShingle |
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo Costa, Daniel da Silva Educação especial Inclusão escolar Autismo Plano educacional individualizado Trabalho colaborativo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo |
title_full |
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo |
title_fullStr |
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo |
title_full_unstemmed |
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo |
title_sort |
Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo |
author |
Costa, Daniel da Silva |
author_facet |
Costa, Daniel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmidt, Carlo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7185372980306847 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Camargo, Síglia Pimentel Höher |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Ramos de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798686A3 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6934897603622261 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Daniel da Silva |
contributor_str_mv |
Schmidt, Carlo Camargo, Síglia Pimentel Höher Souza, Ana Paula Ramos de Pavão, Sílvia Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Inclusão escolar Autismo Plano educacional individualizado Trabalho colaborativo |
topic |
Educação especial Inclusão escolar Autismo Plano educacional individualizado Trabalho colaborativo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. É uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre professores, profissionais especializados, gestores e pais, os quais se responsabilizam pela avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Estas deliberações em conjunto possibilitam um trabalho colaborativo na condução de todo o processo. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser especialmente beneficiados pelo PEI, devido seu potencial adaptativo ser coerente com a heterogeneidade da síndrome. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de implementação do PEI em uma escola comum do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS e verificar sua interferência sobre os níveis de colaboração da equipe de trabalho. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, na modalidade de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa, pela análise comparativa entre os momentos pré e pós-implementação do PEI, demonstraram alterações de incremento geral no comportamento de cada dimensão e no nível do trabalho colaborativo entre os membros da equipe, estimuladas pela construção conjunta e sistemática de todas as fases do PEI, em um período de quatro meses. Os membros da equipe agregaram compartilhamento de informações, confiança e consciência mais ampla das potencialidades e dificuldades do aluno. O PEI se configurou como um método de trabalho que, por sua natureza colaborativa, aproxima todos os envolvidos na inclusão de alunos com autismo em torno de objetivos comuns. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Daniel da Silva. PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COLABORATIVO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287 |
identifier_str_mv |
COSTA, Daniel da Silva. PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COLABORATIVO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 300 300 500 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
ced51426-3435-4deb-85c4-4c74e8bd794e 6f436290-d225-4e18-9f90-e46a173bbfa8 f163a3fa-60c3-49d3-89e5-f7a5915e9879 5e6737ea-b318-4a2e-91ba-997a06e8a025 59e85d19-e6da-4fb0-a73b-2ecf7b9d1ce0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/1/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/2/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/3/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbf9b1e3096a364d8d29a7e0ed6d26ed 6bdfda208c13c68444cab6c85317030a deed990d858f7c21f99cf31fe1bba03e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1791086138682769408 |