Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo

Bibliographic Details
Main Author: Costa, Daniel da Silva
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
Download full: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287
Summary: O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. É uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre professores, profissionais especializados, gestores e pais, os quais se responsabilizam pela avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Estas deliberações em conjunto possibilitam um trabalho colaborativo na condução de todo o processo. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser especialmente beneficiados pelo PEI, devido seu potencial adaptativo ser coerente com a heterogeneidade da síndrome. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de implementação do PEI em uma escola comum do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS e verificar sua interferência sobre os níveis de colaboração da equipe de trabalho. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, na modalidade de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa, pela análise comparativa entre os momentos pré e pós-implementação do PEI, demonstraram alterações de incremento geral no comportamento de cada dimensão e no nível do trabalho colaborativo entre os membros da equipe, estimuladas pela construção conjunta e sistemática de todas as fases do PEI, em um período de quatro meses. Os membros da equipe agregaram compartilhamento de informações, confiança e consciência mais ampla das potencialidades e dificuldades do aluno. O PEI se configurou como um método de trabalho que, por sua natureza colaborativa, aproxima todos os envolvidos na inclusão de alunos com autismo em torno de objetivos comuns.
id UFSM_38c665fd0333b3c23d1915d658ab5926
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7287
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2017-01-062017-01-062016-10-04COSTA, Daniel da Silva. PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COLABORATIVO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoEducação especialInclusão escolarAutismoPlano educacional individualizadoTrabalho colaborativoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPlano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. É uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre professores, profissionais especializados, gestores e pais, os quais se responsabilizam pela avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Estas deliberações em conjunto possibilitam um trabalho colaborativo na condução de todo o processo. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser especialmente beneficiados pelo PEI, devido seu potencial adaptativo ser coerente com a heterogeneidade da síndrome. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de implementação do PEI em uma escola comum do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS e verificar sua interferência sobre os níveis de colaboração da equipe de trabalho. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, na modalidade de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa, pela análise comparativa entre os momentos pré e pós-implementação do PEI, demonstraram alterações de incremento geral no comportamento de cada dimensão e no nível do trabalho colaborativo entre os membros da equipe, estimuladas pela construção conjunta e sistemática de todas as fases do PEI, em um período de quatro meses. Os membros da equipe agregaram compartilhamento de informações, confiança e consciência mais ampla das potencialidades e dificuldades do aluno. O PEI se configurou como um método de trabalho que, por sua natureza colaborativa, aproxima todos os envolvidos na inclusão de alunos com autismo em torno de objetivos comuns.Schmidt, Carlohttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847Camargo, Síglia Pimentel Höherhttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793Souza, Ana Paula Ramos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798686A3Pavão, Sílvia Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261Costa, Daniel da Silva700800000006400300300300500300ced51426-3435-4deb-85c4-4c74e8bd794e6f436290-d225-4e18-9f90-e46a173bbfa8f163a3fa-60c3-49d3-89e5-f7a5915e98795e6737ea-b318-4a2e-91ba-997a06e8a02559e85d19-e6da-4fb0-a73b-2ecf7b9d1ce0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdfapplication/pdf2167458http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/1/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdfbbf9b1e3096a364d8d29a7e0ed6d26edMD51TEXTCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdf.txtCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain221292http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/2/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf.txt6bdfda208c13c68444cab6c85317030aMD52THUMBNAILCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdf.jpgCOSTA, DANIEL DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5226http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/3/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf.jpgdeed990d858f7c21f99cf31fe1bba03eMD531/72872022-04-11 12:31:55.966oai:repositorio.ufsm.br:1/7287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-04-11T15:31:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
title Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
spellingShingle Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
Costa, Daniel da Silva
Educação especial
Inclusão escolar
Autismo
Plano educacional individualizado
Trabalho colaborativo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
title_full Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
title_fullStr Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
title_full_unstemmed Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
title_sort Plano educacional individualizado: implicações no trabalho colaborativo para inclusão de alunos com autismo
author Costa, Daniel da Silva
author_facet Costa, Daniel da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Carlo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7185372980306847
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1925189093877793
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Ana Paula Ramos de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798686A3
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6934897603622261
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniel da Silva
contributor_str_mv Schmidt, Carlo
Camargo, Síglia Pimentel Höher
Souza, Ana Paula Ramos de
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão escolar
Autismo
Plano educacional individualizado
Trabalho colaborativo
topic Educação especial
Inclusão escolar
Autismo
Plano educacional individualizado
Trabalho colaborativo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O Plano Educacional Individualizado (PEI) é descrito como instrumento útil na inclusão de alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE) e amplamente difundido em alguns países da Europa e América, como os Estados Unidos. É uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre professores, profissionais especializados, gestores e pais, os quais se responsabilizam pela avaliação, implementação e acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Estas deliberações em conjunto possibilitam um trabalho colaborativo na condução de todo o processo. Os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser especialmente beneficiados pelo PEI, devido seu potencial adaptativo ser coerente com a heterogeneidade da síndrome. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de implementação do PEI em uma escola comum do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS e verificar sua interferência sobre os níveis de colaboração da equipe de trabalho. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, na modalidade de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa, pela análise comparativa entre os momentos pré e pós-implementação do PEI, demonstraram alterações de incremento geral no comportamento de cada dimensão e no nível do trabalho colaborativo entre os membros da equipe, estimuladas pela construção conjunta e sistemática de todas as fases do PEI, em um período de quatro meses. Os membros da equipe agregaram compartilhamento de informações, confiança e consciência mais ampla das potencialidades e dificuldades do aluno. O PEI se configurou como um método de trabalho que, por sua natureza colaborativa, aproxima todos os envolvidos na inclusão de alunos com autismo em torno de objetivos comuns.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-06
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Daniel da Silva. PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COLABORATIVO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287
identifier_str_mv COSTA, Daniel da Silva. PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COLABORATIVO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
300
500
300
dc.relation.authority.fl_str_mv ced51426-3435-4deb-85c4-4c74e8bd794e
6f436290-d225-4e18-9f90-e46a173bbfa8
f163a3fa-60c3-49d3-89e5-f7a5915e9879
5e6737ea-b318-4a2e-91ba-997a06e8a025
59e85d19-e6da-4fb0-a73b-2ecf7b9d1ce0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/1/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/2/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/7287/3/COSTA%2c%20DANIEL%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bbf9b1e3096a364d8d29a7e0ed6d26ed
6bdfda208c13c68444cab6c85317030a
deed990d858f7c21f99cf31fe1bba03e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1791086138682769408