Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19092 |
Resumo: | Que discussões, problematizações e representações do mundo contemporâneo estão sendo veiculadas pelo cinema? De que maneiras são articuladas, pelo discurso narrativo fílmico, as representações de raça e etnia, de gênero e de sexualidade, do nacional e do estrangeiro, do eu e do outro, do próprio e do alheio? Como são problematizadas as paisagens culturais contemporâneas por diretores, produtores e roteiristas? Como o cinema vem problematizando, desde os primórdios do século XX até a contemporaneidade, a complexa dialética entre identidade e alteridade? Cabem ainda, no campo teórico e conceitual, distinções como cinema comercial, cinema de vanguarda, cinema de arte, cinema de autor, cinema underground e cinexploitation, em um mundo onde as fronteiras e os limites entre tais categorias se fazem cada vez mais híbridos, fluidos e contaminados? A partir dessa perspectiva, quais os recursos mobilizados pelo cinema dos séculos XX e XXI para reler a historiografia oficia, subvertendo-a e/ou questionando-a? Essas são algumas das provocações que foram lançadas pelos organizadores do presente livro aos colaboradores convidados para o volume. O resultado deste conjunto de estudos pode ser percebido no modo como os olhares comparatistas, historiográficos e teóricos são aqui apresentados, em uma organização que privilegiou primeiramente um redimensionamento daquilo que se percebe como releitura do cânone, seja em termos de gênero, tema ou estruturação de determinadas visões de mundo. Em um segundo momento, para além das discussões que envolvem diretores e obras estrangeiras, o olhar dos autores volta-se sobre os problemas brasileiros envolvendo a produção cinematográfica atual. |
id |
UFSM_a8bff7cc85576d9eefd40cf3238e522c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/19092 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Alós, Anselmo PeresSouto, Andrea do RoccioFelippe, Renata Farias deSouto, Andrea do RoccioAlós, Anselmo PeresOliveira, Ubiratan Paiva deFerreira, Dina Maria MartinsGarcia, WiltonTavares, Enéias FariasWerner, Juliana de AbreuRocha, Tibério CaminhaMarchi, Darlan de MamannMutter, DéboraCunha, João Manuel dos SantosKleaim, Luiz CláudioFerreira, Sérgio Rodrigo da SilvaCastro, Paul Melo e2019-12-04T12:46:34Z2019-12-04T12:46:34Z2017-01-01978-85-93513-01-5http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19092porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLiteraturaLiteratura comparadaCinemaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAFigurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookQue discussões, problematizações e representações do mundo contemporâneo estão sendo veiculadas pelo cinema? De que maneiras são articuladas, pelo discurso narrativo fílmico, as representações de raça e etnia, de gênero e de sexualidade, do nacional e do estrangeiro, do eu e do outro, do próprio e do alheio? Como são problematizadas as paisagens culturais contemporâneas por diretores, produtores e roteiristas? Como o cinema vem problematizando, desde os primórdios do século XX até a contemporaneidade, a complexa dialética entre identidade e alteridade? Cabem ainda, no campo teórico e conceitual, distinções como cinema comercial, cinema de vanguarda, cinema de arte, cinema de autor, cinema underground e cinexploitation, em um mundo onde as fronteiras e os limites entre tais categorias se fazem cada vez mais híbridos, fluidos e contaminados? A partir dessa perspectiva, quais os recursos mobilizados pelo cinema dos séculos XX e XXI para reler a historiografia oficia, subvertendo-a e/ou questionando-a? Essas são algumas das provocações que foram lançadas pelos organizadores do presente livro aos colaboradores convidados para o volume. O resultado deste conjunto de estudos pode ser percebido no modo como os olhares comparatistas, historiográficos e teóricos são aqui apresentados, em uma organização que privilegiou primeiramente um redimensionamento daquilo que se percebe como releitura do cânone, seja em termos de gênero, tema ou estruturação de determinadas visões de mundo. Em um segundo momento, para além das discussões que envolvem diretores e obras estrangeiras, o olhar dos autores volta-se sobre os problemas brasileiros envolvendo a produção cinematográfica atual.8002010000076001f00b6d5-f778-4363-a49e-ef210894cf8ded9f863e-34d5-4ed4-a346-b799e6168755cbc54a56-558a-4f61-8ad2-d17076d0dd1b65dafd0b-453e-42a1-b1fd-28755a3bd82d86308475-01d2-4f74-bd80-285d4253b3b4b2dcf84a-6d09-4223-83f7-e134cf953fe793d0d09e-7b79-4c5e-8748-762e87c829188a4a8ab9-1fa9-4c48-a8a2-dc1407fd3c35910b29e3-f099-4a73-8692-5e8bfe6016afc13aca0a-df0d-4fb0-9fa6-82134e8c7c82ba931ad2-30c2-4b63-8254-d88f1639921acba405e4-65b3-484c-83d6-6b5f40e1afc274156fb3-c385-4f16-8210-9b3741a7ce7e4a75b425-6a9b-42f2-946c-bb5672a2cea4Brasilreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALFigurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidadeFigurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidadeE-bookapplication/pdf10165037http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/19092/1/Figura%c3%a7%c3%b5es%20do%20imagin%c3%a1rio%20cinematogr%c3%a1fico%20na%20contemporaneidade17d6fbbe8ae9b11f104492bad9f359e4MD51Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidadeFigurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidadeE-bookapplication/pdf10165037http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/19092/2/Figura%c3%a7%c3%b5es%20do%20imagin%c3%a1rio%20cinematogr%c3%a1fico%20na%20contemporaneidade17d6fbbe8ae9b11f104492bad9f359e4MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/19092/3/license_rdf4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81956http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/19092/4/license.txt2f0571ecee68693bd5cd3f17c1e075dfMD541/190922019-12-04 09:46:35.02oai:repositorio.ufsm.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-12-04T12:46:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade |
title |
Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade |
spellingShingle |
Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade Souto, Andrea do Roccio Literatura Literatura comparada Cinema CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
title_short |
Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade |
title_full |
Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade |
title_fullStr |
Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade |
title_sort |
Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade |
author |
Souto, Andrea do Roccio |
author_facet |
Souto, Andrea do Roccio Alós, Anselmo Peres Oliveira, Ubiratan Paiva de Ferreira, Dina Maria Martins Garcia, Wilton Tavares, Enéias Farias Werner, Juliana de Abreu Rocha, Tibério Caminha Marchi, Darlan de Mamann Mutter, Débora Cunha, João Manuel dos Santos Kleaim, Luiz Cláudio Ferreira, Sérgio Rodrigo da Silva Castro, Paul Melo e |
author_role |
author |
author2 |
Alós, Anselmo Peres Oliveira, Ubiratan Paiva de Ferreira, Dina Maria Martins Garcia, Wilton Tavares, Enéias Farias Werner, Juliana de Abreu Rocha, Tibério Caminha Marchi, Darlan de Mamann Mutter, Débora Cunha, João Manuel dos Santos Kleaim, Luiz Cláudio Ferreira, Sérgio Rodrigo da Silva Castro, Paul Melo e |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Alós, Anselmo Peres Souto, Andrea do Roccio Felippe, Renata Farias de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Andrea do Roccio Alós, Anselmo Peres Oliveira, Ubiratan Paiva de Ferreira, Dina Maria Martins Garcia, Wilton Tavares, Enéias Farias Werner, Juliana de Abreu Rocha, Tibério Caminha Marchi, Darlan de Mamann Mutter, Débora Cunha, João Manuel dos Santos Kleaim, Luiz Cláudio Ferreira, Sérgio Rodrigo da Silva Castro, Paul Melo e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Literatura comparada Cinema |
topic |
Literatura Literatura comparada Cinema CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
description |
Que discussões, problematizações e representações do mundo contemporâneo estão sendo veiculadas pelo cinema? De que maneiras são articuladas, pelo discurso narrativo fílmico, as representações de raça e etnia, de gênero e de sexualidade, do nacional e do estrangeiro, do eu e do outro, do próprio e do alheio? Como são problematizadas as paisagens culturais contemporâneas por diretores, produtores e roteiristas? Como o cinema vem problematizando, desde os primórdios do século XX até a contemporaneidade, a complexa dialética entre identidade e alteridade? Cabem ainda, no campo teórico e conceitual, distinções como cinema comercial, cinema de vanguarda, cinema de arte, cinema de autor, cinema underground e cinexploitation, em um mundo onde as fronteiras e os limites entre tais categorias se fazem cada vez mais híbridos, fluidos e contaminados? A partir dessa perspectiva, quais os recursos mobilizados pelo cinema dos séculos XX e XXI para reler a historiografia oficia, subvertendo-a e/ou questionando-a? Essas são algumas das provocações que foram lançadas pelos organizadores do presente livro aos colaboradores convidados para o volume. O resultado deste conjunto de estudos pode ser percebido no modo como os olhares comparatistas, historiográficos e teóricos são aqui apresentados, em uma organização que privilegiou primeiramente um redimensionamento daquilo que se percebe como releitura do cânone, seja em termos de gênero, tema ou estruturação de determinadas visões de mundo. Em um segundo momento, para além das discussões que envolvem diretores e obras estrangeiras, o olhar dos autores volta-se sobre os problemas brasileiros envolvendo a produção cinematográfica atual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-04T12:46:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-04T12:46:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19092 |
dc.identifier.isbn.por.fl_str_mv |
978-85-93513-01-5 |
identifier_str_mv |
978-85-93513-01-5 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
800201000007 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
1f00b6d5-f778-4363-a49e-ef210894cf8d ed9f863e-34d5-4ed4-a346-b799e6168755 cbc54a56-558a-4f61-8ad2-d17076d0dd1b 65dafd0b-453e-42a1-b1fd-28755a3bd82d 86308475-01d2-4f74-bd80-285d4253b3b4 b2dcf84a-6d09-4223-83f7-e134cf953fe7 93d0d09e-7b79-4c5e-8748-762e87c82918 8a4a8ab9-1fa9-4c48-a8a2-dc1407fd3c35 910b29e3-f099-4a73-8692-5e8bfe6016af c13aca0a-df0d-4fb0-9fa6-82134e8c7c82 ba931ad2-30c2-4b63-8254-d88f1639921a cba405e4-65b3-484c-83d6-6b5f40e1afc2 74156fb3-c385-4f16-8210-9b3741a7ce7e 4a75b425-6a9b-42f2-946c-bb5672a2cea4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/19092/1/Figura%c3%a7%c3%b5es%20do%20imagin%c3%a1rio%20cinematogr%c3%a1fico%20na%20contemporaneidade http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/19092/2/Figura%c3%a7%c3%b5es%20do%20imagin%c3%a1rio%20cinematogr%c3%a1fico%20na%20contemporaneidade http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/19092/3/license_rdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/19092/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17d6fbbe8ae9b11f104492bad9f359e4 17d6fbbe8ae9b11f104492bad9f359e4 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 2f0571ecee68693bd5cd3f17c1e075df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1791086161468325888 |