Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vanda Mendes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vovio, Claudia Lemos [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/57398
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.51372
Resumo: Este texto discute resultados de pesquisas sobre a influência da vulnerabilidade social nos territórios das grandes cidades na produção da desigualdade escolar, realizadas em duas metrópoles brasileiras. Tais pesquisas têm recorrido à literatura da Cepal, da Sociologia da educação francesa e norte-americana na busca de referências para lidar com um fenômeno recentemente transformado em problema de pesquisa. As pesquisas evidenciam que a vulnerabilidade social do território interfere nas oportunidades educacionais. Detectaram mecanismos capazes de produzir vínculos entre vulnerabilidade social do território e produção da desigualdade escolar, tais como relações de interdependência competitiva entre escolas, falta de investimento do Estado na Educação Infantil, representações sociais desfavoráveis às populações residentes nessas áreas das cidades e falta de equipamentos públicos nos territórios vulneráveis. Os estudos mostraram que os contornos das políticas educacionais podem fomentar a desigualdade escolar em territórios vulneráveis: professores, com mais experiência e formação, migram para escolas de territórios menos vulneráveis devido à legislação dos concursos de remoção; alunos com menor capital sociocultural, cujos pais ignoram o tipo de capital social valorizado pela escola, que desconhecem seus direitos e que residem em territórios estigmatizados, como favelas, podem ser preteridos em momentos de matrícula, dificultando seu acesso à escola. Em atos de expulsão de alunos, esses estigmas podem contribuir para a decisão, uma vez que escolas parecem buscar alunos mais adaptados a um ambiente escolar menos conturbado.
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Detectaram mecanismos capazes de produzir vínculos entre vulnerabilidade social do território e produção da desigualdade escolar, tais como relações de interdependência competitiva entre escolas, falta de investimento do Estado na Educação Infantil, representações sociais desfavoráveis às populações residentes nessas áreas das cidades e falta de equipamentos públicos nos territórios vulneráveis. Os estudos mostraram que os contornos das políticas educacionais podem fomentar a desigualdade escolar em territórios vulneráveis: professores, com mais experiência e formação, migram para escolas de territórios menos vulneráveis devido à legislação dos concursos de remoção; alunos com menor capital sociocultural, cujos pais ignoram o tipo de capital social valorizado pela escola, que desconhecem seus direitos e que residem em territórios estigmatizados, como favelas, podem ser preteridos em momentos de matrícula, dificultando seu acesso à escola. Em atos de expulsão de alunos, esses estigmas podem contribuir para a decisão, uma vez que escolas parecem buscar alunos mais adaptados a um ambiente escolar menos conturbado.The aim of the following study is to discuss the results of studies about the influence of social vulnerability on school inequality in big cities, carried out in two Brazilian metropolises. Those studies have resorted to ECLAC literature, as well as French and American Sociology of Education literature, in order to find references to approach a phenomenon that has recently become a research problem. According to the herein investigated studies, the territory's social vulnerability affects educational opportunities. They have found mechanisms able to produce links between the territory's social vulnerability and school inequality, such as relations of competitive interdependence between schools, the lack of state investment in early childhood education, social representations unfavorable to people living in these areas, and the lack of public facilities in vulnerable territories. The studies have shown that educational policy contours may foster school inequality in vulnerable territories. More experienced and better trained teachers migrate to schools located in less vulnerable territories due to the transference program legislation. Students with less socio-cultural capital, whose parents are less aware of the type of social capital valued by the school, who are unaware of their rights, and live in the most stigmatized territories such as slums, may be passed over at school enrollment times, which may hinder their access to education. In the case of students expelled from schools, this stigma may contribute to the decision-making process, since schools seem to prefer students who are better adapted to less-troubled school environments.Univ Cidade Sao Paulo, Programa Posgrad Educ & Formacao Gestores Educ, Rua Honorio Maia 145, BR-03070010 Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Dept Educ, Estr Caminho Velho 353, BR-0402100 Guarulhos, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Dept Educ, Estr Caminho Velho 353, BR-0402100 Guarulhos, SP, BrazilWeb of Science71-87porEditora Univ Federal Parana, Centro PolitecnicoEducar Em RevistaSocial vulnerabilitySchool inequalityTerritoryEducational policyDesigualdade escolar e vulnerabilidade social no territórioSchool inequality and social vulnerability in the territoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleParana2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0104-40602017000600071.pdfapplication/pdf338688${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57398/1/S0104-40602017000600071.pdf07bc3aa4218d773efee2268cc7de1822MD51open accessTEXTS0104-40602017000600071.pdf.txtS0104-40602017000600071.pdf.txtExtracted texttext/plain51327${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57398/23/S0104-40602017000600071.pdf.txt38b7535076151ab9d61819cc8ea6292dMD523open accessTHUMBNAILS0104-40602017000600071.pdf.jpgS0104-40602017000600071.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5823${dspace.ui.url}/bitstream/11600/57398/25/S0104-40602017000600071.pdf.jpg90289d24d3b31384f10d42291aef515eMD525open access11600/573982023-06-03 01:49:02.206open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/57398Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:49:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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