Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8313668 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59847 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar como foram sistematizados os saberes geométricos para a formação de professores, no final do século XIX, postos em circulação no Rio de Janeiro pelos professores Amélia Fernandes da Costa, Luiz Augusto dos Reis e Manoel José Pereira Frazão, docentes designados pelo poder republicano à Europa para missão de estudos pedagógicos. O período investigado tratou de um tempo de intensas mudanças no cenário educacional carioca, momento com muitos debates, nacionais e internacionais, e também configurou-se como o tempo de disseminação das propostas concernentes ao método intuitivo. Fundamenta-se teórica e metodologicamente nos preceitos da História Cultural (CHARTIER, 2002, 2010, 2011; DE CERTEAU, 2008) desejando contribuir com a história da cultura escolar (JULIA, 2001; CHERVEL, 1990). Toma-se, como categoria teórica, os saberes profissionais docentes, especificamente os conceitos de expert, expertise, saberes a ensinar e saberes para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) que são empregados na análise dos relatórios oficiais produzidos pelos docentes e apresentado aos órgãos oficiais do Estado e os artigos da Revista Pedagogica, impresso direcionado para os professores. A análise das fontes possibilitou constatar que a atuação dos docentes, bem como suas participações ativas nas questões políticas e da instrução primária, a chamada do Estado para a missão e consequente resposta com a responsabilidade de produção de um relatório oficial, os enquandraram na categoria de expert em educação permitindo, assim, qualificá-los. Tem-se, então, a tese de que são experts, participam efetivamente na produção de saberes no campo pedagógico. Colocaram em circulação uma proposta de uma nova “geometria para ensinar”, própria dos tempos intuitivos, revelando a necessidade de outros saberes ao professor para além dos advindos propriamente do campo disciplinar Geometria. Esta “geometria” estava diretamente atrelada ao desenho e aos trabalhos manuais, estes também com características próprias, de forma que ao docente não bastava ser um exímio desenhista, artista, ou geômetra, era exigido do professor que ensinava os saberes geométricos um novo saber profissional. Assim sendo, esta tese reforça a contribuição da “Comissão de 1891”, bem como a estratégia do Estado no esforço em fazer circular as representações dos docentes em um tempo de constante internacionalização e modernização escolar. |
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Conceicao, Gabriel Luis Da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP]2021-01-19T16:36:36Z2021-01-19T16:36:36Z2019-08-12https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8313668https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59847GABRIEL LUIS DA CONCEICAO.pdfEsta pesquisa objetiva analisar como foram sistematizados os saberes geométricos para a formação de professores, no final do século XIX, postos em circulação no Rio de Janeiro pelos professores Amélia Fernandes da Costa, Luiz Augusto dos Reis e Manoel José Pereira Frazão, docentes designados pelo poder republicano à Europa para missão de estudos pedagógicos. O período investigado tratou de um tempo de intensas mudanças no cenário educacional carioca, momento com muitos debates, nacionais e internacionais, e também configurou-se como o tempo de disseminação das propostas concernentes ao método intuitivo. Fundamenta-se teórica e metodologicamente nos preceitos da História Cultural (CHARTIER, 2002, 2010, 2011; DE CERTEAU, 2008) desejando contribuir com a história da cultura escolar (JULIA, 2001; CHERVEL, 1990). Toma-se, como categoria teórica, os saberes profissionais docentes, especificamente os conceitos de expert, expertise, saberes a ensinar e saberes para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) que são empregados na análise dos relatórios oficiais produzidos pelos docentes e apresentado aos órgãos oficiais do Estado e os artigos da Revista Pedagogica, impresso direcionado para os professores. A análise das fontes possibilitou constatar que a atuação dos docentes, bem como suas participações ativas nas questões políticas e da instrução primária, a chamada do Estado para a missão e consequente resposta com a responsabilidade de produção de um relatório oficial, os enquandraram na categoria de expert em educação permitindo, assim, qualificá-los. Tem-se, então, a tese de que são experts, participam efetivamente na produção de saberes no campo pedagógico. Colocaram em circulação uma proposta de uma nova “geometria para ensinar”, própria dos tempos intuitivos, revelando a necessidade de outros saberes ao professor para além dos advindos propriamente do campo disciplinar Geometria. Esta “geometria” estava diretamente atrelada ao desenho e aos trabalhos manuais, estes também com características próprias, de forma que ao docente não bastava ser um exímio desenhista, artista, ou geômetra, era exigido do professor que ensinava os saberes geométricos um novo saber profissional. Assim sendo, esta tese reforça a contribuição da “Comissão de 1891”, bem como a estratégia do Estado no esforço em fazer circular as representações dos docentes em um tempo de constante internacionalização e modernização escolar.This research aims to analyze how the geometric knowledge was systematized for the formation of teachers at the end of nineteenth century, put into circulation in Rio de Janeiro by ProfessorsAmélia Fernandes da Costa, Luiz Augusto dos Reis and Manoel José Pereira Frazão, teachers designated by republican power to Europe for mission of pedagogical studies. The period under investigation was a time of intense changes in the educational scenario in Rio, a time of many national and international debates, and it was also the time of dissemination of proposals concerning the intuitive method. It is based theoretically and methodologically on the precepts of Cultural History (CHARTIER, 2002, 2010, 2011, DE CERTEAU, 2008), wishing to contribute to the history of school culture (JULIA, 2001, CHERVEL, 1990). Teachers' professional knowledge, specifically the concepts of expert, expertise,knowledge to teach and knowledgefor teaching (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) are used as a theoretical category and are used in the analysis of official reports produced by teachers and presented to the official bodies of the State and the articles of Pedagogical Journal, printed for the teachers. The analysis of the sources made it possible to verify that the activities of the teachers, as well as their active participation in the political questions and of the primary education,the call of the State for the mission, and consequent answer with the responsibility of producing an official report, fit them into the category of expert in education, allowing them to qualify. The thesis is that if they are experts, they participate effectively in the production of knowledge in the pedagogical field and. They put into circulation a proposal of a new "geometry for teaching" proper of the intuitive times, revealing the necessity of other knowledge to the teacher in addition to those coming from the disciplinary field of Geometry.This "geometry" was straight bound to drawings and to manual works, these also with proper characteristics, so that docent not enough to be an excellent designer, artist, or geometer, was needed of the teacher who taught the geometric knowledge a new professional knowledge. Thus, this is a reform of the Commission of 1891, as well as a strategy of creating policies of representation of teachers, in a rhythm of constant internationalization and school modernization.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)146 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)ExpertsSaberes GeométricosSaberes Profissionais DocentesFormação De ProfessoresExpertsGeometry KnowledgesTeacher's Professional KnowledgeTeacher TrainingExperts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaEducação E SaúdeEducação E Saúde Na Infância E Na Adolescência: Problemas Crônicos E Perspectivas AtuaisORIGINALGABRIEL LUIS DA CONCEICAO.pdfapplication/pdf1168084${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59847/1/GABRIEL%20LUIS%20DA%20CONCEICAO.pdf8c2a2d40717db5ff8f7f66afdda306adMD51open accessTEXTGABRIEL LUIS DA CONCEICAO.pdf.txtGABRIEL LUIS DA CONCEICAO.pdf.txtExtracted texttext/plain340073${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59847/5/GABRIEL%20LUIS%20DA%20CONCEICAO.pdf.txt987b7d4651281c938b46517442cad580MD55open accessTHUMBNAILGABRIEL LUIS DA CONCEICAO.pdf.jpgGABRIEL LUIS DA CONCEICAO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4276${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59847/7/GABRIEL%20LUIS%20DA%20CONCEICAO.pdf.jpgdc3f72201d161f32beabaae16c42fe48MD57open access11600/598472023-05-15 10:53:13.006open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59847Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:38:40.080137Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Esta pesquisa objetiva analisar como foram sistematizados os saberes geométricos para a formação de professores, no final do século XIX, postos em circulação no Rio de Janeiro pelos professores Amélia Fernandes da Costa, Luiz Augusto dos Reis e Manoel José Pereira Frazão, docentes designados pelo poder republicano à Europa para missão de estudos pedagógicos. O período investigado tratou de um tempo de intensas mudanças no cenário educacional carioca, momento com muitos debates, nacionais e internacionais, e também configurou-se como o tempo de disseminação das propostas concernentes ao método intuitivo. Fundamenta-se teórica e metodologicamente nos preceitos da História Cultural (CHARTIER, 2002, 2010, 2011; DE CERTEAU, 2008) desejando contribuir com a história da cultura escolar (JULIA, 2001; CHERVEL, 1990). Toma-se, como categoria teórica, os saberes profissionais docentes, especificamente os conceitos de expert, expertise, saberes a ensinar e saberes para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) que são empregados na análise dos relatórios oficiais produzidos pelos docentes e apresentado aos órgãos oficiais do Estado e os artigos da Revista Pedagogica, impresso direcionado para os professores. A análise das fontes possibilitou constatar que a atuação dos docentes, bem como suas participações ativas nas questões políticas e da instrução primária, a chamada do Estado para a missão e consequente resposta com a responsabilidade de produção de um relatório oficial, os enquandraram na categoria de expert em educação permitindo, assim, qualificá-los. Tem-se, então, a tese de que são experts, participam efetivamente na produção de saberes no campo pedagógico. Colocaram em circulação uma proposta de uma nova “geometria para ensinar”, própria dos tempos intuitivos, revelando a necessidade de outros saberes ao professor para além dos advindos propriamente do campo disciplinar Geometria. Esta “geometria” estava diretamente atrelada ao desenho e aos trabalhos manuais, estes também com características próprias, de forma que ao docente não bastava ser um exímio desenhista, artista, ou geômetra, era exigido do professor que ensinava os saberes geométricos um novo saber profissional. Assim sendo, esta tese reforça a contribuição da “Comissão de 1891”, bem como a estratégia do Estado no esforço em fazer circular as representações dos docentes em um tempo de constante internacionalização e modernização escolar. |
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