Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capozzolo, Angela Aparecida [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP], Liberman, Flávia [UNIFESP], Mendes, Rosilda [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7760
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013000200009
Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa sobre a experiência de formação interprofissional no eixo Trabalho em Saúde na UNIFESP - campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil. As estratégias de ensino deste eixo têm como perspectiva expor os estudantes, desde o primeiro ano de graduação, a experiências de intervenção de cuidado que possibilitam o exercício crítico das dimensões envolvidas no trabalho em saúde. O objetivo do trabalho foi sistematizar, analisar e estabelecer estratégias de acompanhamento dessa formação. Foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados, como grupos focais e entrevistas semiestruturadas, e as análises foram apresentadas e discutidas com os sujeitos envolvidos. Este artigo aborda as questões relacionadas à temática da experiência e produção de conhecimento, e os resultados indicam que a formação tem contribuído para a construção de um modo de atuar dos futuros profissionais que considera a complexidade do processo saúde-doença-cuidado.
id UFSP_2a386ad42c4ce7fb472a197dad32e633
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/7760
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Capozzolo, Angela Aparecida [UNIFESP]Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]Liberman, Flávia [UNIFESP]Mendes, Rosilda [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:26Z2015-06-14T13:45:26Z2013-06-01Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 17, n. 45, p. 357-370, 2013.1414-3283http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7760http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013000200009S1414-32832013000200009.pdfS1414-3283201300020000910.1590/S1414-32832013000200009Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa sobre a experiência de formação interprofissional no eixo Trabalho em Saúde na UNIFESP - campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil. As estratégias de ensino deste eixo têm como perspectiva expor os estudantes, desde o primeiro ano de graduação, a experiências de intervenção de cuidado que possibilitam o exercício crítico das dimensões envolvidas no trabalho em saúde. O objetivo do trabalho foi sistematizar, analisar e estabelecer estratégias de acompanhamento dessa formação. Foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados, como grupos focais e entrevistas semiestruturadas, e as análises foram apresentadas e discutidas com os sujeitos envolvidos. Este artigo aborda as questões relacionadas à temática da experiência e produção de conhecimento, e os resultados indicam que a formação tem contribuído para a construção de um modo de atuar dos futuros profissionais que considera a complexidade do processo saúde-doença-cuidado.This paper presents partial research results relating to an experience of interprofessional training for healthcare work implemented at the Baixada Santista campus of UNIFESP, in Santos, SP, Brazil. The teaching strategies for this line of study had the goal of exposing students to continuing healthcare intervention experiences, from the first undergraduate year onwards, thus enabling critical thinking with regard to the dimensions involved in healthcare work. The aims of this study were to systematize, analyze and establish strategies for following up this training. Different data gathering tools were used, such as focus groups and semi-structured interviews, and the analyses were presented to and discussed with the subjects involved. This article addresses issues relating to the topic of experience and knowledge production. The results indicate that the training contributed towards constructing a modus operandi for future professionals that takes into consideration the complexity of the health-illness-care process.Este artículo presenta parte de los resultados de una investigación sobre la experiencia de formación interprofesional en el eje de Trabajo en Salud en la UNIFESP - Campus Baixada Santista, Santos Brasil. Las estrategias de enseñanza de este eje tienen la perspectiva de exponer a los estudiantes, desde el primer año de la graduación, a experiencias de intervención de cuidado que posibilitan el ejercicio crítico de las dimensiones involucradas en el trabajo en salud. El objetivo del trabajo fue analizar y establecer estrategias de acompañamiento de esa formación. Se utilizaron diferentes instrumentos de colecta de datos, tales como grupos focales y entrevistas semi-estructuradas, y los análisis, además de presentarlos a los sujetos involucrados, se discutieron con ellos. Este artículo plantea las cuestiones relacionadas a la temática de la experiencia y producción de conocimiento y sus resultados indican que esta formación ha contribuido para la construcción de un modo de actuar de los futuros profesionales que considera la complejidad del proceso salud-enfermedad-cuidado.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Gestão e Cuidados em SaúdeUNIFESP Departamento de Saúde, Clínica e InstituiçõesUNIFESP Departamento de Políticas Públicas e Saúde ColetivaUNIFESP, Depto. de Gestão e Cuidados em SaúdeUNIFESP, Depto. de Saúde, Clínica e InstituiçõesUNIFESP, Depto. de Políticas Públicas e Saúde ColetivaSciELO357-370porUNESPInterface - Comunicação, Saúde, EducaçãoTrabalho em saúdeFormação em saúdeFormação interprofissionalExperiênciaHealthcare WorkHealth EducationInterprofessional EducationExperienceExperiência, produção de conhecimento e formação em saúdeExperience, knowledge production and health educationExperiencia, producción de conocimiento y formación en saludinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1414-32832013000200009.pdfapplication/pdf86591${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7760/1/S1414-32832013000200009.pdfde6dfb802a76a5d8c6ae1d8666e278a0MD51open accessTEXTS1414-32832013000200009.pdf.txtS1414-32832013000200009.pdf.txtExtracted texttext/plain53933${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7760/6/S1414-32832013000200009.pdf.txt4e3bddba3eed89b25b31acf61b44a29eMD56open accessTHUMBNAILS1414-32832013000200009.pdf.jpgS1414-32832013000200009.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4982${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7760/8/S1414-32832013000200009.pdf.jpg2c3f421529f090eb01fced57bd98ca05MD58open access11600/77602023-06-05 19:13:57.436open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7760Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:13:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Experience, knowledge production and health education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Experiencia, producción de conocimiento y formación en salud
title Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde
spellingShingle Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde
Capozzolo, Angela Aparecida [UNIFESP]
Trabalho em saúde
Formação em saúde
Formação interprofissional
Experiência
Healthcare Work
Health Education
Interprofessional Education
Experience
title_short Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde
title_full Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde
title_fullStr Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde
title_full_unstemmed Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde
title_sort Experiência, produção de conhecimento e formação em saúde
author Capozzolo, Angela Aparecida [UNIFESP]
author_facet Capozzolo, Angela Aparecida [UNIFESP]
Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]
Liberman, Flávia [UNIFESP]
Mendes, Rosilda [UNIFESP]
author_role author
author2 Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]
Liberman, Flávia [UNIFESP]
Mendes, Rosilda [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Capozzolo, Angela Aparecida [UNIFESP]
Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]
Liberman, Flávia [UNIFESP]
Mendes, Rosilda [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho em saúde
Formação em saúde
Formação interprofissional
Experiência
topic Trabalho em saúde
Formação em saúde
Formação interprofissional
Experiência
Healthcare Work
Health Education
Interprofessional Education
Experience
dc.subject.eng.fl_str_mv Healthcare Work
Health Education
Interprofessional Education
Experience
description Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa sobre a experiência de formação interprofissional no eixo Trabalho em Saúde na UNIFESP - campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil. As estratégias de ensino deste eixo têm como perspectiva expor os estudantes, desde o primeiro ano de graduação, a experiências de intervenção de cuidado que possibilitam o exercício crítico das dimensões envolvidas no trabalho em saúde. O objetivo do trabalho foi sistematizar, analisar e estabelecer estratégias de acompanhamento dessa formação. Foram utilizados diferentes instrumentos de coleta de dados, como grupos focais e entrevistas semiestruturadas, e as análises foram apresentadas e discutidas com os sujeitos envolvidos. Este artigo aborda as questões relacionadas à temática da experiência e produção de conhecimento, e os resultados indicam que a formação tem contribuído para a construção de um modo de atuar dos futuros profissionais que considera a complexidade do processo saúde-doença-cuidado.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 17, n. 45, p. 357-370, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7760
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013000200009
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S1414-32832013000200009.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1414-32832013000200009
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832013000200009
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 17, n. 45, p. 357-370, 2013.
1414-3283
S1414-32832013000200009.pdf
S1414-32832013000200009
10.1590/S1414-32832013000200009
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7760
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 357-370
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7760/1/S1414-32832013000200009.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7760/6/S1414-32832013000200009.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7760/8/S1414-32832013000200009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv de6dfb802a76a5d8c6ae1d8666e278a0
4e3bddba3eed89b25b31acf61b44a29e
2c3f421529f090eb01fced57bd98ca05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460340667777024