Distúrbios da voz em docentes: revisão crítica da literatura sobre a prática da vigilância em saúde do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Maria da Conceição Carneiro Pessoa de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Goulart, Bárbara Niegia Garcia de, Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6905
https://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000300016
Resumo: OBJETIVO: Analisar a produção bibliográfica científica sobre a prática da vigilância à saúde do trabalhador relacionada aos distúrbios vocais em professores. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Foram seguidos os preceitos do Cochrane Handbook, que envolveu a formulação da questão a ser investigada, a localização, a seleção dos estudos e a avaliação crítica dos artigos. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Os artigos publicados entre 2000 e 2011 foram selecionados por meio das bases de dados PubMed, LILACS, MEDLINE e Biblioteca Cochrane, utilizando-se os descritores distúrbio da voz/voice disorders, docentes/faculty, saúde do trabalhador/occupational health, vigilância em saúde do trabalhador/surveillance of the workers health. AnÁLISE DE DADOS: Os textos foram analisados utilizando-se um formulário padronizado, quando os seguintes dados foram coletados: objetivos, desenho da pesquisa, características do grupo pesquisa, resultados obtidos e discussão sobre a prática da vigilância relacionada ao distúrbio da voz. RESULTADOS: Inicialmente, foram identificados 141 estudos. Após revisão dos títulos e resumos, consideração dos critérios de inclusão e exclusão, verificação da coerência com a temática pesquisada e eliminação por estarem concomitantemente em mais de uma base de dados, 32 foram efetivamente analisados por referirem nos resultados e/ou nas conclusões a prática da vigilância relacionada aos distúrbios vocais em professores. CONCLUSÃO: A prática da vigilância em saúde do trabalhador foi evidenciada nesta pesquisa principalmente enquanto identificação dos fatores de riscos associados aos distúrbios vocais em professores, visando à transformação das condições de trabalho e à garantia da qualidade da assistência a esses profissionais como trabalhadores.
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ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Foram seguidos os preceitos do Cochrane Handbook, que envolveu a formulação da questão a ser investigada, a localização, a seleção dos estudos e a avaliação crítica dos artigos. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Os artigos publicados entre 2000 e 2011 foram selecionados por meio das bases de dados PubMed, LILACS, MEDLINE e Biblioteca Cochrane, utilizando-se os descritores distúrbio da voz/voice disorders, docentes/faculty, saúde do trabalhador/occupational health, vigilância em saúde do trabalhador/surveillance of the workers health. AnÁLISE DE DADOS: Os textos foram analisados utilizando-se um formulário padronizado, quando os seguintes dados foram coletados: objetivos, desenho da pesquisa, características do grupo pesquisa, resultados obtidos e discussão sobre a prática da vigilância relacionada ao distúrbio da voz. RESULTADOS: Inicialmente, foram identificados 141 estudos. Após revisão dos títulos e resumos, consideração dos critérios de inclusão e exclusão, verificação da coerência com a temática pesquisada e eliminação por estarem concomitantemente em mais de uma base de dados, 32 foram efetivamente analisados por referirem nos resultados e/ou nas conclusões a prática da vigilância relacionada aos distúrbios vocais em professores. CONCLUSÃO: A prática da vigilância em saúde do trabalhador foi evidenciada nesta pesquisa principalmente enquanto identificação dos fatores de riscos associados aos distúrbios vocais em professores, visando à transformação das condições de trabalho e à garantia da qualidade da assistência a esses profissionais como trabalhadores.PURPOSE: To analyze scientific bibliographic production on the practice of occupational health surveillance related to voice disorders in teachers. Search STRATEGY: The Cochrane Handbook precepts which involves the formulation of the question to be investigated, the location, the studies selection and articles' critical evaluation were followed. SELECTION CRITERIA: The articles published between 2000 and 2011 were selected in the PubMed, LILACS, MEDLINE database, and the Cochrane Library using the descriptors voice disorders; teachers, occupational health, workers' health surveillance. DATA ANALYSIS: Texts were analyzed, using a standardized form when the following data were collected: objectives, research design, characteristics of the study group, obtained results and discussion on the practice of surveillance related to voice disorder. RESULTS: Initially, 141 studies were identified. After reviewing the titles and abstracts, considering inclusion and exclusion criteria, verifying consistency with the topic researched and eliminating the ones which were concurrently in more than one database, 32 articles were effectively analyzed for relating in the findings and/or conclusions to the practice of surveillance related to voice disorders in teachers. CONCLUSION: The practice of monitoring workers' health was evidenced in this research mainly as the identification of risk factors associated with voice disorders in teachers, aimed at the transformation of the working conditions and the assurance of quality of assistance to these workers as professionals.Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Residência Multiprofissional em Saúde da FamíliaUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Departamento de Psicologia Social e InstitucionalUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de FonoaudiologiaUNIFESP, Depto. de FonoaudiologiaSciELO288-295porSociedade Brasileira de FonoaudiologiaJornal da Sociedade Brasileira de FonoaudiologiaDistúrbios da vozDocentesSaúde do trabalhadorVigilância em saúde do trabalhadorDisfoniaRiscos ocupacionaisVoice disordersFacultyOccupational healthSurveillance of the workers healthDysphoniaOccupational risksDistúrbios da voz em docentes: revisão crítica da literatura sobre a prática da vigilância em saúde do trabalhadorVoice disorders in teachers: critical review on the worker's health surveillance practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS2179-64912012000300016.pdfapplication/pdf270104${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6905/1/S2179-64912012000300016.pdfbf1fb7cef38ea674a51fb93cb6fa42d6MD51open accessTEXTS2179-64912012000300016.pdf.txtS2179-64912012000300016.pdf.txtExtracted texttext/plain45153${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6905/2/S2179-64912012000300016.pdf.txtffab1794b845f6b05b97f678c5b9cdc8MD52open access11600/69052021-10-01 11:34:47.973open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6905Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:16:05.681091Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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