Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61921 |
Resumo: | Após a reconhecida divisão nacional resultante da Guerra da Coreia (1950-1953), a Coreia do Sul entrou em um processo de transformações sob o governo de extrema-direita de Syngman Rhee. Em seu governo, com apoio dos Estados Unidos, Rhee dedicou sua administração a inserir políticas anticomunistas na sociedade sul-coreana através da Lei de Segurança Nacional, a fim de instituir uma identidade nacional ideologicamente anticomunista para o desenvolvimento do novo país orientado a ser reconhecido no mundo capitalista, no contexto da Guerra Fria. Este trabalho tem por objetivo analisar os processos históricos da construção do nacionalismo sul coreano a partir da narrativa fílmica de uma obra cinematográfica anticomunista, chamada Piagol (1955). Piagol conta a história de um grupo de guerrilheiros comunistas norte-coreanos em uma montanha (Jiri) da vila Pia (Gol para vila, em coreano), situada ao sudoeste da Coreia do Sul. A análise foi feita com base da decupagem do filme e explorado em suas características narrativas de diálogo, expressões, cenário e sons para compreender as emoções desenvolvidas ao público a fim de criar uma narrativa anticomunista na sociedade. Piagol (1955) foi um filme censurado pela Lei de Segurança Nacional, por aparentemente proporcionar visões pró-comunistas. Por isso, o filme foi alterado e passou por alguns cortes. Com o estudo apresentado percorremos pelo desenvolvimento da consciência nacional coreana durante a era do imperialismo e pela inserção do anticomunismo durante a colonização japonesa, no início do século XX compreendendo a continuidade do caráter anticomunista integrado ao desenvolvimento da Coreia do Sul como nação distinta da Coreia do Norte. |
id |
UFSP_309f2280b92b80409605f8d60c32d91a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/61921 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Oliveira, Camila Regina dehttp://lattes.cnpq.br/1850307714787963http://lattes.cnpq.br/1041503754281830Osman, Samira AdelUniversidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos2021-09-09T16:56:26Z2021-09-09T16:56:26Z2021-05-28OLIVEIRA, C.Rhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61921Após a reconhecida divisão nacional resultante da Guerra da Coreia (1950-1953), a Coreia do Sul entrou em um processo de transformações sob o governo de extrema-direita de Syngman Rhee. Em seu governo, com apoio dos Estados Unidos, Rhee dedicou sua administração a inserir políticas anticomunistas na sociedade sul-coreana através da Lei de Segurança Nacional, a fim de instituir uma identidade nacional ideologicamente anticomunista para o desenvolvimento do novo país orientado a ser reconhecido no mundo capitalista, no contexto da Guerra Fria. Este trabalho tem por objetivo analisar os processos históricos da construção do nacionalismo sul coreano a partir da narrativa fílmica de uma obra cinematográfica anticomunista, chamada Piagol (1955). Piagol conta a história de um grupo de guerrilheiros comunistas norte-coreanos em uma montanha (Jiri) da vila Pia (Gol para vila, em coreano), situada ao sudoeste da Coreia do Sul. A análise foi feita com base da decupagem do filme e explorado em suas características narrativas de diálogo, expressões, cenário e sons para compreender as emoções desenvolvidas ao público a fim de criar uma narrativa anticomunista na sociedade. Piagol (1955) foi um filme censurado pela Lei de Segurança Nacional, por aparentemente proporcionar visões pró-comunistas. Por isso, o filme foi alterado e passou por alguns cortes. Com o estudo apresentado percorremos pelo desenvolvimento da consciência nacional coreana durante a era do imperialismo e pela inserção do anticomunismo durante a colonização japonesa, no início do século XX compreendendo a continuidade do caráter anticomunista integrado ao desenvolvimento da Coreia do Sul como nação distinta da Coreia do Norte.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)156porUniversidade Federal de São PauloCoreia do Sul, anticomunismo, nacionalismo, cinemaNacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955)Nationalism and South Korea's National Identity: Analysis of the film 'Piagol' (1955)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)HistóriaHistória da CulturaNarrativas, deslocamentos e conexõesORIGINALDissertação_final_ CamilaOliveira_Piagol.pdfDissertação_final_ CamilaOliveira_Piagol.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf1621127${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61921/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_final_%20CamilaOliveira_Piagol.pdf4ee701513088c82cdb64d6c6d402a000MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85853${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61921/2/license.txtb9fce039f33470b9af723939e22ddb2dMD52open accessTEXTDissertação_final_ CamilaOliveira_Piagol.pdf.txtDissertação_final_ CamilaOliveira_Piagol.pdf.txtExtracted texttext/plain358972${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61921/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_final_%20CamilaOliveira_Piagol.pdf.txt261adc3b019321971d961d96b3465578MD53open accessTHUMBNAILDissertação_final_ CamilaOliveira_Piagol.pdf.jpgDissertação_final_ CamilaOliveira_Piagol.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3819${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61921/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_final_%20CamilaOliveira_Piagol.pdf.jpgd82dd7ccf554fe02c09bc1341917057bMD55open access11600/619212023-05-15 09:05:24.627open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:12:07.078657Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Nationalism and South Korea's National Identity: Analysis of the film 'Piagol' (1955) |
title |
Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955) |
spellingShingle |
Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955) Oliveira, Camila Regina de Coreia do Sul, anticomunismo, nacionalismo, cinema |
title_short |
Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955) |
title_full |
Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955) |
title_fullStr |
Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955) |
title_full_unstemmed |
Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955) |
title_sort |
Nacionalismo e Identidade Nacional da Coreia do Sul: Análise do Filme 'Piagol' (1955) |
author |
Oliveira, Camila Regina de |
author_facet |
Oliveira, Camila Regina de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1850307714787963 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1041503754281830 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Camila Regina de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Osman, Samira Adel |
contributor_str_mv |
Osman, Samira Adel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coreia do Sul, anticomunismo, nacionalismo, cinema |
topic |
Coreia do Sul, anticomunismo, nacionalismo, cinema |
description |
Após a reconhecida divisão nacional resultante da Guerra da Coreia (1950-1953), a Coreia do Sul entrou em um processo de transformações sob o governo de extrema-direita de Syngman Rhee. Em seu governo, com apoio dos Estados Unidos, Rhee dedicou sua administração a inserir políticas anticomunistas na sociedade sul-coreana através da Lei de Segurança Nacional, a fim de instituir uma identidade nacional ideologicamente anticomunista para o desenvolvimento do novo país orientado a ser reconhecido no mundo capitalista, no contexto da Guerra Fria. Este trabalho tem por objetivo analisar os processos históricos da construção do nacionalismo sul coreano a partir da narrativa fílmica de uma obra cinematográfica anticomunista, chamada Piagol (1955). Piagol conta a história de um grupo de guerrilheiros comunistas norte-coreanos em uma montanha (Jiri) da vila Pia (Gol para vila, em coreano), situada ao sudoeste da Coreia do Sul. A análise foi feita com base da decupagem do filme e explorado em suas características narrativas de diálogo, expressões, cenário e sons para compreender as emoções desenvolvidas ao público a fim de criar uma narrativa anticomunista na sociedade. Piagol (1955) foi um filme censurado pela Lei de Segurança Nacional, por aparentemente proporcionar visões pró-comunistas. Por isso, o filme foi alterado e passou por alguns cortes. Com o estudo apresentado percorremos pelo desenvolvimento da consciência nacional coreana durante a era do imperialismo e pela inserção do anticomunismo durante a colonização japonesa, no início do século XX compreendendo a continuidade do caráter anticomunista integrado ao desenvolvimento da Coreia do Sul como nação distinta da Coreia do Norte. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-09T16:56:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-09T16:56:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, C.R |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61921 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, C.R |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
156 |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61921/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_final_%20CamilaOliveira_Piagol.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61921/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61921/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_final_%20CamilaOliveira_Piagol.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61921/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_final_%20CamilaOliveira_Piagol.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ee701513088c82cdb64d6c6d402a000 b9fce039f33470b9af723939e22ddb2d 261adc3b019321971d961d96b3465578 d82dd7ccf554fe02c09bc1341917057b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460261891407872 |