Neuropsychological characteristics of dyslexic children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz-Rodrigues, Camila
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barbosa, Thaís, Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo [UNIFESP], Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP], Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8138
http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427315
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar as características neuropsicológicas de crianças com dislexia. Foram incluídas 73 crianças divididas em dois grupos: um grupo composto por crianças disléxicas (GD; n=39), e um grupo controle (GC; n= 34). A análise de modelo linear geral mostrou diferença significativa entre os grupos nas habilidades de leitura, escrita, matemática, dígitos ordem direta, dígitos ordem inversa, fluência semântica e fonológica, número de categorias e total de cartas do Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin, discriminação direita e esquerda em si e no outro. Esses resultados demonstram que podem existir déficits nas funções executivas, memória operacional fonológica e memória semântica e não apenas nas habilidades fonológicas.
id UFSP_441dc60dfc1b2a81f5db8186fe82e6dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/8138
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Cruz-Rodrigues, CamilaBarbosa, ThaísPiza, Carolina Mattar Julien de Toledo [UNIFESP]Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]Universidade Presbiteriana MackenzieUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:46:49Z2015-06-14T13:46:49Z2014-01-01Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 3, p. 539-546, 2014.0102-7972http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8138http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427315S0102-79722014000300539.pdfS0102-7972201400030053910.1590/1678-7153.201427315O objetivo deste trabalho foi identificar as características neuropsicológicas de crianças com dislexia. Foram incluídas 73 crianças divididas em dois grupos: um grupo composto por crianças disléxicas (GD; n=39), e um grupo controle (GC; n= 34). A análise de modelo linear geral mostrou diferença significativa entre os grupos nas habilidades de leitura, escrita, matemática, dígitos ordem direta, dígitos ordem inversa, fluência semântica e fonológica, número de categorias e total de cartas do Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin, discriminação direita e esquerda em si e no outro. Esses resultados demonstram que podem existir déficits nas funções executivas, memória operacional fonológica e memória semântica e não apenas nas habilidades fonológicas.The aim of this study was to identify the neuropsychological characteristics of dyslexic children. Seventy-three children underwent neuropsychological assessment and were divided into two groups: a group with dyslexia (DG; n=39) and a control group (CG; n= 34). A general linear model showed a significant difference between the groups regarding the following abilities: reading, writing and mathematics; forward and backward digit span tasks; semantic and phonological fluency; number of completed categories and total number of cards in the Wisconsin Cards Sorting Test; as well as right and left discrimination on self and on other. These results suggest impairment in executive functions, phonological working memory and semantic memory among dyslexic children, rather than impairment of just phonological abilities, as suggested in previous studies.Universidade Presbiteriana MackenzieUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Paulo, EPM, São Paulo, BrazilSciELO539-546engCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do SulPsicologia: Reflexão e CríticaDislexiaWisconsin Testecaracterísticas neuropsicológicasDyslexiaWisconsin testneuropsychological characteristics.Neuropsychological characteristics of dyslexic childrenCaracterísticas neuropsicológicas de crianças com dislexiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0102-79722014000300539.pdfapplication/pdf439596${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8138/1/S0102-79722014000300539.pdf86e4f825f6b3611dc8c10691b05d0b5aMD51open accessTEXTS0102-79722014000300539.pdf.txtS0102-79722014000300539.pdf.txtExtracted texttext/plain41286${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8138/2/S0102-79722014000300539.pdf.txt5e3199ef80816e891ea1ef66ba183d9dMD52open access11600/81382022-11-04 14:22:09.754open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8138Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:28:14.585984Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.en.fl_str_mv Neuropsychological characteristics of dyslexic children
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Características neuropsicológicas de crianças com dislexia
title Neuropsychological characteristics of dyslexic children
spellingShingle Neuropsychological characteristics of dyslexic children
Cruz-Rodrigues, Camila
Dislexia
Wisconsin Teste
características neuropsicológicas
Dyslexia
Wisconsin test
neuropsychological characteristics.
title_short Neuropsychological characteristics of dyslexic children
title_full Neuropsychological characteristics of dyslexic children
title_fullStr Neuropsychological characteristics of dyslexic children
title_full_unstemmed Neuropsychological characteristics of dyslexic children
title_sort Neuropsychological characteristics of dyslexic children
author Cruz-Rodrigues, Camila
author_facet Cruz-Rodrigues, Camila
Barbosa, Thaís
Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo [UNIFESP]
Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]
Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
author_role author
author2 Barbosa, Thaís
Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo [UNIFESP]
Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]
Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz-Rodrigues, Camila
Barbosa, Thaís
Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo [UNIFESP]
Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]
Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Wisconsin Teste
características neuropsicológicas
topic Dislexia
Wisconsin Teste
características neuropsicológicas
Dyslexia
Wisconsin test
neuropsychological characteristics.
dc.subject.eng.fl_str_mv Dyslexia
Wisconsin test
neuropsychological characteristics.
description O objetivo deste trabalho foi identificar as características neuropsicológicas de crianças com dislexia. Foram incluídas 73 crianças divididas em dois grupos: um grupo composto por crianças disléxicas (GD; n=39), e um grupo controle (GC; n= 34). A análise de modelo linear geral mostrou diferença significativa entre os grupos nas habilidades de leitura, escrita, matemática, dígitos ordem direta, dígitos ordem inversa, fluência semântica e fonológica, número de categorias e total de cartas do Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin, discriminação direita e esquerda em si e no outro. Esses resultados demonstram que podem existir déficits nas funções executivas, memória operacional fonológica e memória semântica e não apenas nas habilidades fonológicas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:46:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:46:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 3, p. 539-546, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8138
http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427315
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0102-79722014000300539.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0102-79722014000300539
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201427315
identifier_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 3, p. 539-546, 2014.
0102-7972
S0102-79722014000300539.pdf
S0102-79722014000300539
10.1590/1678-7153.201427315
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8138
http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427315
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 539-546
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8138/1/S0102-79722014000300539.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8138/2/S0102-79722014000300539.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 86e4f825f6b3611dc8c10691b05d0b5a
5e3199ef80816e891ea1ef66ba183d9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460294969786368