Neuropsychological characteristics of dyslexic children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8138 http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427315 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar as características neuropsicológicas de crianças com dislexia. Foram incluídas 73 crianças divididas em dois grupos: um grupo composto por crianças disléxicas (GD; n=39), e um grupo controle (GC; n= 34). A análise de modelo linear geral mostrou diferença significativa entre os grupos nas habilidades de leitura, escrita, matemática, dígitos ordem direta, dígitos ordem inversa, fluência semântica e fonológica, número de categorias e total de cartas do Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin, discriminação direita e esquerda em si e no outro. Esses resultados demonstram que podem existir déficits nas funções executivas, memória operacional fonológica e memória semântica e não apenas nas habilidades fonológicas. |
id |
UFSP_441dc60dfc1b2a81f5db8186fe82e6dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/8138 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Cruz-Rodrigues, CamilaBarbosa, ThaísPiza, Carolina Mattar Julien de Toledo [UNIFESP]Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]Universidade Presbiteriana MackenzieUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:46:49Z2015-06-14T13:46:49Z2014-01-01Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 3, p. 539-546, 2014.0102-7972http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8138http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427315S0102-79722014000300539.pdfS0102-7972201400030053910.1590/1678-7153.201427315O objetivo deste trabalho foi identificar as características neuropsicológicas de crianças com dislexia. Foram incluídas 73 crianças divididas em dois grupos: um grupo composto por crianças disléxicas (GD; n=39), e um grupo controle (GC; n= 34). A análise de modelo linear geral mostrou diferença significativa entre os grupos nas habilidades de leitura, escrita, matemática, dígitos ordem direta, dígitos ordem inversa, fluência semântica e fonológica, número de categorias e total de cartas do Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin, discriminação direita e esquerda em si e no outro. Esses resultados demonstram que podem existir déficits nas funções executivas, memória operacional fonológica e memória semântica e não apenas nas habilidades fonológicas.The aim of this study was to identify the neuropsychological characteristics of dyslexic children. Seventy-three children underwent neuropsychological assessment and were divided into two groups: a group with dyslexia (DG; n=39) and a control group (CG; n= 34). A general linear model showed a significant difference between the groups regarding the following abilities: reading, writing and mathematics; forward and backward digit span tasks; semantic and phonological fluency; number of completed categories and total number of cards in the Wisconsin Cards Sorting Test; as well as right and left discrimination on self and on other. These results suggest impairment in executive functions, phonological working memory and semantic memory among dyslexic children, rather than impairment of just phonological abilities, as suggested in previous studies.Universidade Presbiteriana MackenzieUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Paulo, EPM, São Paulo, BrazilSciELO539-546engCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do SulPsicologia: Reflexão e CríticaDislexiaWisconsin Testecaracterísticas neuropsicológicasDyslexiaWisconsin testneuropsychological characteristics.Neuropsychological characteristics of dyslexic childrenCaracterísticas neuropsicológicas de crianças com dislexiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0102-79722014000300539.pdfapplication/pdf439596${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8138/1/S0102-79722014000300539.pdf86e4f825f6b3611dc8c10691b05d0b5aMD51open accessTEXTS0102-79722014000300539.pdf.txtS0102-79722014000300539.pdf.txtExtracted texttext/plain41286${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8138/2/S0102-79722014000300539.pdf.txt5e3199ef80816e891ea1ef66ba183d9dMD52open access11600/81382022-11-04 14:22:09.754open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8138Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:28:14.585984Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Neuropsychological characteristics of dyslexic children |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Características neuropsicológicas de crianças com dislexia |
title |
Neuropsychological characteristics of dyslexic children |
spellingShingle |
Neuropsychological characteristics of dyslexic children Cruz-Rodrigues, Camila Dislexia Wisconsin Teste características neuropsicológicas Dyslexia Wisconsin test neuropsychological characteristics. |
title_short |
Neuropsychological characteristics of dyslexic children |
title_full |
Neuropsychological characteristics of dyslexic children |
title_fullStr |
Neuropsychological characteristics of dyslexic children |
title_full_unstemmed |
Neuropsychological characteristics of dyslexic children |
title_sort |
Neuropsychological characteristics of dyslexic children |
author |
Cruz-Rodrigues, Camila |
author_facet |
Cruz-Rodrigues, Camila Barbosa, Thaís Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo [UNIFESP] Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP] Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Thaís Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo [UNIFESP] Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP] Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz-Rodrigues, Camila Barbosa, Thaís Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo [UNIFESP] Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP] Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Wisconsin Teste características neuropsicológicas |
topic |
Dislexia Wisconsin Teste características neuropsicológicas Dyslexia Wisconsin test neuropsychological characteristics. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dyslexia Wisconsin test neuropsychological characteristics. |
description |
O objetivo deste trabalho foi identificar as características neuropsicológicas de crianças com dislexia. Foram incluídas 73 crianças divididas em dois grupos: um grupo composto por crianças disléxicas (GD; n=39), e um grupo controle (GC; n= 34). A análise de modelo linear geral mostrou diferença significativa entre os grupos nas habilidades de leitura, escrita, matemática, dígitos ordem direta, dígitos ordem inversa, fluência semântica e fonológica, número de categorias e total de cartas do Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin, discriminação direita e esquerda em si e no outro. Esses resultados demonstram que podem existir déficits nas funções executivas, memória operacional fonológica e memória semântica e não apenas nas habilidades fonológicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:46:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:46:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 3, p. 539-546, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8138 http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427315 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0102-79722014000300539.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0102-79722014000300539 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-7153.201427315 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 3, p. 539-546, 2014. 0102-7972 S0102-79722014000300539.pdf S0102-79722014000300539 10.1590/1678-7153.201427315 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8138 http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
539-546 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8138/1/S0102-79722014000300539.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8138/2/S0102-79722014000300539.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86e4f825f6b3611dc8c10691b05d0b5a 5e3199ef80816e891ea1ef66ba183d9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460294969786368 |