A influência dos turnos de trabalho na tomada de decisão dos militares controladores do tráfego aéreo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noce, Franco [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8829
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver uma fórmula para o cálculo do desempenho decisório, a fim de avaliar o efeito do momento (início / final) e dos turnos de trabalho (manhã / tarde / noite) na tomada de decisão dos controladores militares do tráfego aéreo. Participaram do estudo 22 controladores do tráfego aéreo que eram, na sua maioria, Sargentos, com cerca de 20 anos de serviço e média de 8,7 anos nesta atividade. Os voluntários, por meio do equipamento “Sistema de Testes de Viena”, tiveram a sua capacidade decisória avaliada. Dois testes foram utilizados para se avaliar a capacidade decisória: o teste cognitivo e o de reações múltiplas. A avaliação, realizada nas instalações de uma base militar brasileira, foi efetuada antes e após cada turno de trabalho (manhã, tarde e noite). Os dados foram processados no pacote estatístico SPSS for windows. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Com base nas diversas variáveis dos testes citados acima foi criado um valor para o desempenho decisório, tendo-se verificado diferenças significativas nas variáveis “momento” (p=0,018) e turno (p=0,003). Os valores do desempenho decisório foram mais elevados no turno da noite, tanto antes do seu início (159.55 pontos) como após (153.15 pontos), do que os observados nos turnos da manhã e da tarde. Também foi verificado um efeito de interação entre as variáveis turno e momento, o qual tanto foi linear (p=0,026) como quadrático (p=0,031). Pode-se concluir que a fórmula desenvolvida se mostrou eficiente para mensurar o desempenho decisório dos indivíduos que foram os objetos deste estudo . A influência do turno de trabalho (manhã, tarde ou noite) e o seu momento (início ou final) podem afetar de forma significativa os processos decisórios. Escalas de trabalho bem elaboradas com as cargas e intervalos bem administrados podem minimizar a ocorrência de falhas durante a jornada dos controladores do tráfego aéreo.
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Dois testes foram utilizados para se avaliar a capacidade decisória: o teste cognitivo e o de reações múltiplas. A avaliação, realizada nas instalações de uma base militar brasileira, foi efetuada antes e após cada turno de trabalho (manhã, tarde e noite). Os dados foram processados no pacote estatístico SPSS for windows. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Com base nas diversas variáveis dos testes citados acima foi criado um valor para o desempenho decisório, tendo-se verificado diferenças significativas nas variáveis “momento” (p=0,018) e turno (p=0,003). Os valores do desempenho decisório foram mais elevados no turno da noite, tanto antes do seu início (159.55 pontos) como após (153.15 pontos), do que os observados nos turnos da manhã e da tarde. Também foi verificado um efeito de interação entre as variáveis turno e momento, o qual tanto foi linear (p=0,026) como quadrático (p=0,031). Pode-se concluir que a fórmula desenvolvida se mostrou eficiente para mensurar o desempenho decisório dos indivíduos que foram os objetos deste estudo . A influência do turno de trabalho (manhã, tarde ou noite) e o seu momento (início ou final) podem afetar de forma significativa os processos decisórios. Escalas de trabalho bem elaboradas com as cargas e intervalos bem administrados podem minimizar a ocorrência de falhas durante a jornada dos controladores do tráfego aéreo.The purpose of this study was to evaluate the influence of work shift on decision-making performance in military air traffic controllers. Twenty-two air traffic controllers took part in this study; most of them were sergeants with nearly 20 years in service and an average of 8.7 years as traffic controllers. The volunteers were evaluated using the Vienna Test System decision-making battery. Two tests were used to evaluate decision-making process: a cognitive test (COG) and a multiple-response test (DT). Evaluation was performed at the facilities of a Brazilian military base before and after each work shift (morning, afternoon, and night) on six occasions. Data were processed with the statistical package SPSS for Windows and the study was approved by the research ethics committee of Universidade Federal de São Paulo. A decision-making performance score was developed based on variables of the above-mentioned tests. Significant differences were found for variables “pre- and post-shift time” (p=0.018) and shift time (p=0.03). The decision-making performance scores of night shift air traffic controllers were higher, both before (159.55 points) and after (153.15 points) work when compared to morning and afternoon shift results. Linear (p=0.026) and quadratic (p=0.031) interaction effects between shift and pre- and post-shift times were observed. Both work shift (morning, afternoon, or night) and pre- and post-shift time (beginning or end) may affect decision-making processes significantly. Well-planned work shifts with well-managed workload and intervals may minimize decision-making failures during air traffic controllers’ work time.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações107 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tomada de decisõesTrabalho em turnosControladores de tráfego aéreoA influência dos turnos de trabalho na tomada de decisão dos militares controladores do tráfego aéreoThe influence of shift work in military air traffic controllers’ decision makinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)PsicobiologiaORIGINALPublico-102a.pdfPublico-102a.pdfapplication/pdf1199894${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8829/1/Publico-102a.pdff581b4c063f34c9cd926ab057b81053bMD51open accessPublico-102b.pdfPublico-102b.pdfapplication/pdf1793744${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8829/2/Publico-102b.pdf47cf6545b4d9e10b8832a39bfebe965bMD52open accessTEXTRetido-102a.pdf.txtRetido-102a.pdf.txtExtracted texttext/plain105450${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8829/3/Retido-102a.pdf.txt61e8c4e1a1e73ab7be7f103bd3cba7feMD53embargoed access|||2030-01-01Retido-102b.pdf.txtRetido-102b.pdf.txtExtracted texttext/plain78020${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8829/4/Retido-102b.pdf.txt1d8bd5d8377df7854a3284a60835de78MD54embargoed access|||2030-01-01Publico-102a.pdf.txtPublico-102a.pdf.txtExtracted texttext/plain105462${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8829/7/Publico-102a.pdf.txtab7ed1688349a9be0dd2e11fc88b99a6MD57open accessPublico-102b.pdf.txtPublico-102b.pdf.txtExtracted texttext/plain78042${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8829/10/Publico-102b.pdf.txt50de780f7dbd38108b42dd73eebd08b0MD510open accessTHUMBNAILPublico-102a.pdf.jpgPublico-102a.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3908${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8829/9/Publico-102a.pdf.jpgcedce04139b930936501b7034304c5d8MD59open accessPublico-102b.pdf.jpgPublico-102b.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6622${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8829/12/Publico-102b.pdf.jpga870f1ab56fdcf64ae8523eaa5904146MD512open access11600/88292022-07-29 17:40:27.562open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8829Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:18:20.293483Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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