Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basílio, Carmen Sílvia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP], Silva, Edina Mariko Koga da [UNIFESP], Pedromônico, Márcia Regina Marcondes [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2691
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000500005
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o vocabulário receptivo de crianças de dois anos e seis meses a cinco anos e 11 meses que freqüentam creches e pré-escolas. MÉTODOS: Estudo transversal e analítico realizado no município de Embu, Estado de São Paulo. Utilizou-se o Teste de Vocabulário por Imagem Peabody e análise de fatores associados ao desempenho. A amostra foi constituída de 201 crianças de ambos os sexos, com idade entre dois e seis anos. Foram realizados análise multivariada e modelo de regressão logística. A variável dependente analisada foi o desempenho no teste e as variáveis independentes foram a idade da criança, tempo de escolaridade e série, e características sociodemográficas de suas famílias. RESULTADOS: Observou-se que 44,3% das crianças apresentaram desempenho inferior ao esperado para a idade no teste e os fatores associados ao melhor desempenho foram a idade da criança (OR=2,4; IC 95%: 1,6-3,5) e a escolaridade materna (OR=3,2; IC 95%: 1,3-7,4). CONCLUSÕES: A escolaridade maternal é importante no desenvolvimento de linguagem da criança. As instituições como creches e pré- escolas são fatores de proteção do desenvolvimento infantil em famílias de baixa renda e com baixa escolaridade.
id UFSP_46397a0a0a9347aea4eeb9496720b06d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/2691
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Basílio, Carmen Sílvia [UNIFESP]Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]Silva, Edina Mariko Koga da [UNIFESP]Pedromônico, Márcia Regina Marcondes [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:31:44Z2015-06-14T13:31:44Z2005-10-01BASILIO, Carmen Sílvia et al . Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 39, n. 5, p. 725-730, out. 20050034-8910http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2691http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000500005S0034-89102005000500005.pdfS0034-8910200500050000510.1590/S0034-89102005000500005WOS:000233168500005OBJETIVO: Avaliar o vocabulário receptivo de crianças de dois anos e seis meses a cinco anos e 11 meses que freqüentam creches e pré-escolas. MÉTODOS: Estudo transversal e analítico realizado no município de Embu, Estado de São Paulo. Utilizou-se o Teste de Vocabulário por Imagem Peabody e análise de fatores associados ao desempenho. A amostra foi constituída de 201 crianças de ambos os sexos, com idade entre dois e seis anos. Foram realizados análise multivariada e modelo de regressão logística. A variável dependente analisada foi o desempenho no teste e as variáveis independentes foram a idade da criança, tempo de escolaridade e série, e características sociodemográficas de suas famílias. RESULTADOS: Observou-se que 44,3% das crianças apresentaram desempenho inferior ao esperado para a idade no teste e os fatores associados ao melhor desempenho foram a idade da criança (OR=2,4; IC 95%: 1,6-3,5) e a escolaridade materna (OR=3,2; IC 95%: 1,3-7,4). CONCLUSÕES: A escolaridade maternal é importante no desenvolvimento de linguagem da criança. As instituições como creches e pré- escolas são fatores de proteção do desenvolvimento infantil em famílias de baixa renda e com baixa escolaridade.OBJECTIVE: To assess the receptive vocabulary of children aged between two years and six months and five years and eleven months who were attending childcare centers and kindergarten schools. METHODS: An analytical cross-sectional study was carried out in the municipality of Embu, Southeastern Brazil. The Peabody Picture Vocabulary Test and analysis of factors associated with children's performance were applied. The sample consisted of 201 children of both genders, aged between two and six years. Statistical analysis was performed using multivariate analysis and logistic regression model. The dependent variable analyzed was test performance and the independent variables were child's age, mother's level of education and family socio-demographic characteristics. RESULTS: It was observed that 44.3% of the children had performances in the test that were below what would be expected for their age. The factors associated with the best performances in the test were child's age (OR=2.4; 95% CI: 1.6-3.5) and mother's education level (OR= 3.2; 95% CI: 1.3-7.4). CONCLUSIONS: Mother's education level is important for child's language development. Settings such as childcare and kindergarten schools are protective factors for child development in families of low income and education.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Departamento de PediatriaUNIFESP, EPM, Depto. de FonoaudiologiaUNIFESP, EPM, Depto. de PediatriaSciELO725-730engFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São PauloRevista de Saúde PúblicaTestes de linguagemVocabulárioCriançaEscolaridadeRelações mãe-filhoLanguage testsVocabularyChildEducational statusMother-child relationsLiving conditions and receptive vocabulary of children aged two to five yearsCondições de vida e vocabulário receptivo em crianças de dois a cinco anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0034-89102005000500005.pdfapplication/pdf45164${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2691/1/S0034-89102005000500005.pdf7b2b287357afd98a5b1dbcc36bf440a3MD51open accessTEXTS0034-89102005000500005.pdf.txtS0034-89102005000500005.pdf.txtExtracted texttext/plain23217${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2691/21/S0034-89102005000500005.pdf.txt441394997456711b0ea03179422d1d39MD521open accessTHUMBNAILS0034-89102005000500005.pdf.jpgS0034-89102005000500005.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5292${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2691/23/S0034-89102005000500005.pdf.jpg1d4e7209222b6e8e135d81fce59a7584MD523open access11600/26912023-06-05 19:43:05.299open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/2691Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:43:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.en.fl_str_mv Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Condições de vida e vocabulário receptivo em crianças de dois a cinco anos
title Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years
spellingShingle Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years
Basílio, Carmen Sílvia [UNIFESP]
Testes de linguagem
Vocabulário
Criança
Escolaridade
Relações mãe-filho
Language tests
Vocabulary
Child
Educational status
Mother-child relations
title_short Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years
title_full Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years
title_fullStr Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years
title_full_unstemmed Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years
title_sort Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years
author Basílio, Carmen Sílvia [UNIFESP]
author_facet Basílio, Carmen Sílvia [UNIFESP]
Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]
Silva, Edina Mariko Koga da [UNIFESP]
Pedromônico, Márcia Regina Marcondes [UNIFESP]
author_role author
author2 Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]
Silva, Edina Mariko Koga da [UNIFESP]
Pedromônico, Márcia Regina Marcondes [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Basílio, Carmen Sílvia [UNIFESP]
Puccini, Rosana Fiorini [UNIFESP]
Silva, Edina Mariko Koga da [UNIFESP]
Pedromônico, Márcia Regina Marcondes [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Testes de linguagem
Vocabulário
Criança
Escolaridade
Relações mãe-filho
topic Testes de linguagem
Vocabulário
Criança
Escolaridade
Relações mãe-filho
Language tests
Vocabulary
Child
Educational status
Mother-child relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Language tests
Vocabulary
Child
Educational status
Mother-child relations
description OBJETIVO: Avaliar o vocabulário receptivo de crianças de dois anos e seis meses a cinco anos e 11 meses que freqüentam creches e pré-escolas. MÉTODOS: Estudo transversal e analítico realizado no município de Embu, Estado de São Paulo. Utilizou-se o Teste de Vocabulário por Imagem Peabody e análise de fatores associados ao desempenho. A amostra foi constituída de 201 crianças de ambos os sexos, com idade entre dois e seis anos. Foram realizados análise multivariada e modelo de regressão logística. A variável dependente analisada foi o desempenho no teste e as variáveis independentes foram a idade da criança, tempo de escolaridade e série, e características sociodemográficas de suas famílias. RESULTADOS: Observou-se que 44,3% das crianças apresentaram desempenho inferior ao esperado para a idade no teste e os fatores associados ao melhor desempenho foram a idade da criança (OR=2,4; IC 95%: 1,6-3,5) e a escolaridade materna (OR=3,2; IC 95%: 1,3-7,4). CONCLUSÕES: A escolaridade maternal é importante no desenvolvimento de linguagem da criança. As instituições como creches e pré- escolas são fatores de proteção do desenvolvimento infantil em famílias de baixa renda e com baixa escolaridade.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:31:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:31:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASILIO, Carmen Sílvia et al . Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 39, n. 5, p. 725-730, out. 2005
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2691
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000500005
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0034-8910
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0034-89102005000500005.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0034-89102005000500005
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-89102005000500005
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000233168500005
identifier_str_mv BASILIO, Carmen Sílvia et al . Living conditions and receptive vocabulary of children aged two to five years. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 39, n. 5, p. 725-730, out. 2005
0034-8910
S0034-89102005000500005.pdf
S0034-89102005000500005
10.1590/S0034-89102005000500005
WOS:000233168500005
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2691
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000500005
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 725-730
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2691/1/S0034-89102005000500005.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2691/21/S0034-89102005000500005.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/2691/23/S0034-89102005000500005.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b2b287357afd98a5b1dbcc36bf440a3
441394997456711b0ea03179422d1d39
1d4e7209222b6e8e135d81fce59a7584
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460246082027520