O teatro como estratégia para a construção da paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5767 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000300019 |
Resumo: | Descrever a experiência na elaboração de um espetáculo teatral com participação de adolescentes para estimular a reflexão sobre a realidade e contribuir para a redução da violência. Foram selecionados 10 adolescentes, alunos de escolas públicas que participaram de processo de formação teatral e produção de um espetáculo com temas oriundos de suas vivências no meio social e familiar. Ao longo do ano de 2006, a peça foi exibida em 20 apresentações, inclusive como parte de eventos organizados pela Prefeitura do Município de Embú - SP, como a Conferência Municipal de Saúde e o calendário de apresentações que acompanhou as festas de fim de ano. No total, cerca de 3.000 pessoas assistiram ao espetáculo. Na opinião das autoras, esta é uma estratégia válida, como ferramenta de mobilização e empoderamento dos atores, professores e comunidade local, para a promoção da saúde, enfrentamento e redução da violência. Considera-se que para esta estratégia ser efetiva em situações semelhantes, deve ser construída coletivamente, respeitando a cultura, a história e o contexto social do público alvo. |
id |
UFSP_4d34d373f8e1fef58b516334e302b736 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/5767 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Harada, Maria de Jesus Castro Sousa [UNIFESP]Pedroso, Glaura César [UNIFESP]Pereira, Sônia Regina [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:41:42Z2015-06-14T13:41:42Z2010-06-01Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 23, n. 3, p. 429-432, 2010.0103-2100https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5767https://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000300019S0103-21002010000300019.pdfS0103-2100201000030001910.1590/S0103-21002010000300019Descrever a experiência na elaboração de um espetáculo teatral com participação de adolescentes para estimular a reflexão sobre a realidade e contribuir para a redução da violência. Foram selecionados 10 adolescentes, alunos de escolas públicas que participaram de processo de formação teatral e produção de um espetáculo com temas oriundos de suas vivências no meio social e familiar. Ao longo do ano de 2006, a peça foi exibida em 20 apresentações, inclusive como parte de eventos organizados pela Prefeitura do Município de Embú - SP, como a Conferência Municipal de Saúde e o calendário de apresentações que acompanhou as festas de fim de ano. No total, cerca de 3.000 pessoas assistiram ao espetáculo. Na opinião das autoras, esta é uma estratégia válida, como ferramenta de mobilização e empoderamento dos atores, professores e comunidade local, para a promoção da saúde, enfrentamento e redução da violência. Considera-se que para esta estratégia ser efetiva em situações semelhantes, deve ser construída coletivamente, respeitando a cultura, a história e o contexto social do público alvo.Describe the experience of a theatrical piece production with the participation of adolescents to stimulate thinking about reality and contribute to the reduction of violence. Were selected 10 teenagers, public school students who participated in the training and producing processes of a theatrical show with themes that arise out of his experiences in the social and family environment. Throughout the year 2006, the piece was exhibited in 20 shows, as part of events organized by the Municipality of Embu, in São Paulo state, such as the Municipal Health Conference and the schedule for presentations that accompanied the end of the year festivities. In total, nearly 3,000 people attended the shows. In the opinion of the authors, this is a valid strategy as a tool for mobilization and empowerment of the actors, teachers and local community to promote health, to confront and to reduce violence. It was considered that in order to achieve the effectiveness of the strategy in similar situations, it should be built collectively respecting the culture, history and social context of the public to whom is aimed.Describir la experiencia en la elaboración de un espectáculo teatral con participación de adolescentes para estimular la reflexión sobre la realidad y contribuir para la reducción de la violencia. Fueron seleccionados 10 adolescentes, alumnos de escuelas públicas que participaron del proceso de formación teatral y producción de un espectáculo con temas oriundos de sus vivencias en el medio social y familiar. A lo largo del año de 2006, la pieza fue exhibida en 20 presentaciones, inclusive como parte de eventos organizados por la Municipalidad de Embú, en el estado de São Paulo, como la Conferencia Municipal de Salud y el calendario de presentaciones que acompañó las fiestas de fin de año. En total, cerca de 3.000 personas asistieron al espectáculo. En la opinión de las autoras, esta es una estrategia válida, como herramienta de movilización y empoderamiento de los actores, profesores y comunidad local, para la promoción de la salud, enfrentamiento y reducción de la violencia. Se considera que para conseguir que la estrategia sea efectiva en situaciones semejantes, debe ser construida colectivamente respetando la cultura, la historia y el contexto social del público que se desea alcanzar.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de PediatriaUNIFESP, Depto. de EnfermagemUNIFESP, Depto. de PediatriaFAPESP: 03/06417-9SciELO429-432porEscola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Acta Paulista de EnfermagemViolênciaDramaSaúde escolarPromoção da saúdeViolenceDramaSchool healthHealth promotionO teatro como estratégia para a construção da pazThe theater as a strategy for peace buildingEl teatro como estrategia para la construcción de la pazinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-21002010000300019.pdfapplication/pdf174532${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5767/1/S0103-21002010000300019.pdf777aeaf50277521d49ccff57d0918ea8MD51open accessTEXTS0103-21002010000300019.pdf.txtS0103-21002010000300019.pdf.txtExtracted texttext/plain21676${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5767/21/S0103-21002010000300019.pdf.txtdf3fb49b84978ff96ff04bacd4f58ba2MD521open accessTHUMBNAILS0103-21002010000300019.pdf.jpgS0103-21002010000300019.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6440${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5767/23/S0103-21002010000300019.pdf.jpgc337b6112bbea3a908fa5b34204bd9f2MD523open access11600/57672023-06-05 20:21:24.155open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5767Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T23:21:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O teatro como estratégia para a construção da paz |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The theater as a strategy for peace building |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
El teatro como estrategia para la construcción de la paz |
title |
O teatro como estratégia para a construção da paz |
spellingShingle |
O teatro como estratégia para a construção da paz Harada, Maria de Jesus Castro Sousa [UNIFESP] Violência Drama Saúde escolar Promoção da saúde Violence Drama School health Health promotion |
title_short |
O teatro como estratégia para a construção da paz |
title_full |
O teatro como estratégia para a construção da paz |
title_fullStr |
O teatro como estratégia para a construção da paz |
title_full_unstemmed |
O teatro como estratégia para a construção da paz |
title_sort |
O teatro como estratégia para a construção da paz |
author |
Harada, Maria de Jesus Castro Sousa [UNIFESP] |
author_facet |
Harada, Maria de Jesus Castro Sousa [UNIFESP] Pedroso, Glaura César [UNIFESP] Pereira, Sônia Regina [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pedroso, Glaura César [UNIFESP] Pereira, Sônia Regina [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Harada, Maria de Jesus Castro Sousa [UNIFESP] Pedroso, Glaura César [UNIFESP] Pereira, Sônia Regina [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Drama Saúde escolar Promoção da saúde |
topic |
Violência Drama Saúde escolar Promoção da saúde Violence Drama School health Health promotion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Violence Drama School health Health promotion |
description |
Descrever a experiência na elaboração de um espetáculo teatral com participação de adolescentes para estimular a reflexão sobre a realidade e contribuir para a redução da violência. Foram selecionados 10 adolescentes, alunos de escolas públicas que participaram de processo de formação teatral e produção de um espetáculo com temas oriundos de suas vivências no meio social e familiar. Ao longo do ano de 2006, a peça foi exibida em 20 apresentações, inclusive como parte de eventos organizados pela Prefeitura do Município de Embú - SP, como a Conferência Municipal de Saúde e o calendário de apresentações que acompanhou as festas de fim de ano. No total, cerca de 3.000 pessoas assistiram ao espetáculo. Na opinião das autoras, esta é uma estratégia válida, como ferramenta de mobilização e empoderamento dos atores, professores e comunidade local, para a promoção da saúde, enfrentamento e redução da violência. Considera-se que para esta estratégia ser efetiva em situações semelhantes, deve ser construída coletivamente, respeitando a cultura, a história e o contexto social do público alvo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 23, n. 3, p. 429-432, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5767 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000300019 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-2100 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-21002010000300019.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-21002010000300019 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002010000300019 |
identifier_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 23, n. 3, p. 429-432, 2010. 0103-2100 S0103-21002010000300019.pdf S0103-21002010000300019 10.1590/S0103-21002010000300019 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5767 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000300019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
429-432 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5767/1/S0103-21002010000300019.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5767/21/S0103-21002010000300019.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5767/23/S0103-21002010000300019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
777aeaf50277521d49ccff57d0918ea8 df3fb49b84978ff96ff04bacd4f58ba2 c337b6112bbea3a908fa5b34204bd9f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460330826891264 |