Redução da moral à estética - arte e gaia ciência na filosofia do espírito livre, de Friedrich Nietzsche

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Main Author: Silva, Leonardo Camargo Da [UNIFESP]
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNIFESP
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Summary: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo central tratar do ulterior desenvolvimento da chamada filosofia do espírito livre, de Friedrich Nietzsche, tal como apresentada na obra A gaia ciência. A partir de uma perspectiva genético-conceitual, são analisadas as fontes e os textos do filósofo, de maneira a reconstruir o núcleo de sua intenção filosófica e o percurso argumentativo de seu pensamento. A tese geral da qual se parte é a de que o autor, pondo a arte no centro de seu projeto filosófico, desenvolve um modo de vida filosófica profundamente afirmativo, constituindo-se, simultaneamente, como autêntica perspectiva artística da existência e como superação da moral. A fim de demonstrá-la, o esforço do presente trabalho concentrar-se-á em duas frentes: (i) reconstituir o conteúdo semântico da noção de gaia ciência na tessitura dos textos de Nietzsche e daqueles autores com os quais o filósofo dialoga, bem como sua incorporação e seu uso estratégico nos textos do autor de Zaratustra, mostrando sua relação intrínseca com a atividade artística; (ii) analisar a temática da morte Deus como fim de uma interpretação de mundo, discutir a potência disruptiva da arte para a superação da moral, e, por fim, delinear a tarefa do espírito livre amparado pela arte. Assim, o trabalho propõe-se como uma interpretação de corpo d’A gaia ciência, de Nietzsche, à luz dos problemas que atravessam a filosofia para espíritos livres.
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