Redução da moral à estética - arte e gaia ciência na filosofia do espírito livre, de Friedrich Nietzsche
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Publication Date: | 2020 |
Format: | Master thesis |
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Source: | Repositório Institucional da UNIFESP |
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Summary: | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo central tratar do ulterior desenvolvimento da chamada filosofia do espírito livre, de Friedrich Nietzsche, tal como apresentada na obra A gaia ciência. A partir de uma perspectiva genético-conceitual, são analisadas as fontes e os textos do filósofo, de maneira a reconstruir o núcleo de sua intenção filosófica e o percurso argumentativo de seu pensamento. A tese geral da qual se parte é a de que o autor, pondo a arte no centro de seu projeto filosófico, desenvolve um modo de vida filosófica profundamente afirmativo, constituindo-se, simultaneamente, como autêntica perspectiva artística da existência e como superação da moral. A fim de demonstrá-la, o esforço do presente trabalho concentrar-se-á em duas frentes: (i) reconstituir o conteúdo semântico da noção de gaia ciência na tessitura dos textos de Nietzsche e daqueles autores com os quais o filósofo dialoga, bem como sua incorporação e seu uso estratégico nos textos do autor de Zaratustra, mostrando sua relação intrínseca com a atividade artística; (ii) analisar a temática da morte Deus como fim de uma interpretação de mundo, discutir a potência disruptiva da arte para a superação da moral, e, por fim, delinear a tarefa do espírito livre amparado pela arte. Assim, o trabalho propõe-se como uma interpretação de corpo d’A gaia ciência, de Nietzsche, à luz dos problemas que atravessam a filosofia para espíritos livres. |
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Silva, Leonardo Camargo Da [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloBurnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]2022-07-21T17:10:14Z2022-07-21T17:10:14Z2020-05-04https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9247797https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64641LEONARDO CAMARGO DA SILVA.pdfEsta dissertação de mestrado tem como objetivo central tratar do ulterior desenvolvimento da chamada filosofia do espírito livre, de Friedrich Nietzsche, tal como apresentada na obra A gaia ciência. A partir de uma perspectiva genético-conceitual, são analisadas as fontes e os textos do filósofo, de maneira a reconstruir o núcleo de sua intenção filosófica e o percurso argumentativo de seu pensamento. A tese geral da qual se parte é a de que o autor, pondo a arte no centro de seu projeto filosófico, desenvolve um modo de vida filosófica profundamente afirmativo, constituindo-se, simultaneamente, como autêntica perspectiva artística da existência e como superação da moral. A fim de demonstrá-la, o esforço do presente trabalho concentrar-se-á em duas frentes: (i) reconstituir o conteúdo semântico da noção de gaia ciência na tessitura dos textos de Nietzsche e daqueles autores com os quais o filósofo dialoga, bem como sua incorporação e seu uso estratégico nos textos do autor de Zaratustra, mostrando sua relação intrínseca com a atividade artística; (ii) analisar a temática da morte Deus como fim de uma interpretação de mundo, discutir a potência disruptiva da arte para a superação da moral, e, por fim, delinear a tarefa do espírito livre amparado pela arte. Assim, o trabalho propõe-se como uma interpretação de corpo d’A gaia ciência, de Nietzsche, à luz dos problemas que atravessam a filosofia para espíritos livres.This master’s dissertation, main topic, deals with the further development of Nietzsche’s philosophy of the free spirit shown in his work Gay Science. Sources and texts are analyzed, from a genetic-conceptual perspective, to rebuild the core of his philosophical intention and argumentative path of thinking. Placing art at the center of his philosophical project is the general thesis’s basis which develops a deeply affirmative philosophical way of life, simultaneously, as an authentic artistic perspective of existence and also the overcoming of morals. In order to demonstrate it, the text will be focused on two aspects: (i) rebuilding the semantic content of the notion of gay science from Nietzsche’s texts and other authors and their incorporation and strategies uses in the text of Zarathustra’s author of showing his intrinsic relation with the artistic activity; (ii) analyzing the theme God’s death as a world’s interpretation by discussing the disruptive power of art by the overcoming of morals; finally shaping the task of the free spirit supported by art. Thus, the dissertation proposes itself a body text interpretation of Nietzsche’s Gay Science under the aspects of the problems permeating the philosophy for free spirits.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)137 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Gaia CiênciaEspírito LivreMoralEstéticaNietzscheGay ScienceFree SpiritMoralAestheticsNietzscheRedução da moral à estética - arte e gaia ciência na filosofia do espírito livre, de Friedrich Nietzscheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasFilosofiaFilosofiaSubjetividade, Arte E CulturaORIGINALLEONARDO CAMARGO DA SILVA.pdfLEONARDO CAMARGO DA SILVA.pdfapplication/pdf1355441${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64641/1/LEONARDO%20CAMARGO%20DA%20SILVA.pdf20b5a308df436a943c04b9e9373c4da1MD51open accessTEXTLEONARDO CAMARGO DA SILVA.pdf.txtLEONARDO CAMARGO DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain396841${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64641/5/LEONARDO%20CAMARGO%20DA%20SILVA.pdf.txt83346f291e3609ed46a87c509b70c2f4MD55open accessTHUMBNAILLEONARDO CAMARGO DA SILVA.pdf.jpgLEONARDO CAMARGO DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3794${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64641/7/LEONARDO%20CAMARGO%20DA%20SILVA.pdf.jpg5d4e90f12b0db234a9b554b9ac94940eMD57open access11600/646412023-05-15 08:51:27.11open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64641Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:26:29.754572Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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