A trajetória histórica do Jornal da Paulista (1987-2003): Uma Aproximação à Divulgação Científica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23636 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo descrever e analisar a trajetoria historica do Jornal da Paulista (JP), jornal da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), que circulou entre os anos de 1987 a 2003, de modo a identifica-lo como um instrumento de divulgacao cientifica das Ciências da Saúde. Para tal, utilizou-se como referencial teorico, dentre outros, a proposicao de Eric Landowiski de se estudar o jornal como um sujeito semiotico. 0 estudo do JP contextualizou-se dentro de um panorama global do desenvolvimento da divulgacao cientifica a partir da II Guerra Mundial, bem com dentro do cenario brasileiro a partir do periodo da decada de 1980 que sucedeu a ditadura militar. Tambem se procurou contextualizar o estudo do JP a partir das implicacoes sociais, intelectuais e educacionais decorrentes da decada de 1980. Considerando que a historia do JP foi recente, esta pesquisa fundamentou-se na tecnica da Historia Oral, tendo sido realizadas entrevistas com as principais pessoas que fizeram parte da historia do jornal. A trajetoria do JP foi dividida em tres fases, sendo que na primeira a sua identificacao esteve mais proxima a de um jornal que respondia a necessidade de comunicacao interna da entao Escola Paulista de Medicina e a uma forte vinculacao como instrumento de divulgacao institucional. Com 0 inicio de sua segunda fase, o JP foi se configurando cada vez como um instrumento de divulgacao cientifica, embora essa caracteristica ja se encontrasse incipiente em sua primeira fase. Finalmente na sua terceira fase, principalmente com o envolvimento da universidade com um movimento pre-divulgacao cientifica, o JP alcancou a sua identificacao plena com a divulgacao cientifica das Ciências da Saúde. No entanto, no auge de sua veiculacao como instrumento de divulgacao cientifica o JP deixou de ser publicado em dezembro de 2003, quando entrava no seu 17° ano de circulacao |
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Para tal, utilizou-se como referencial teorico, dentre outros, a proposicao de Eric Landowiski de se estudar o jornal como um sujeito semiotico. 0 estudo do JP contextualizou-se dentro de um panorama global do desenvolvimento da divulgacao cientifica a partir da II Guerra Mundial, bem com dentro do cenario brasileiro a partir do periodo da decada de 1980 que sucedeu a ditadura militar. Tambem se procurou contextualizar o estudo do JP a partir das implicacoes sociais, intelectuais e educacionais decorrentes da decada de 1980. Considerando que a historia do JP foi recente, esta pesquisa fundamentou-se na tecnica da Historia Oral, tendo sido realizadas entrevistas com as principais pessoas que fizeram parte da historia do jornal. A trajetoria do JP foi dividida em tres fases, sendo que na primeira a sua identificacao esteve mais proxima a de um jornal que respondia a necessidade de comunicacao interna da entao Escola Paulista de Medicina e a uma forte vinculacao como instrumento de divulgacao institucional. Com 0 inicio de sua segunda fase, o JP foi se configurando cada vez como um instrumento de divulgacao cientifica, embora essa caracteristica ja se encontrasse incipiente em sua primeira fase. Finalmente na sua terceira fase, principalmente com o envolvimento da universidade com um movimento pre-divulgacao cientifica, o JP alcancou a sua identificacao plena com a divulgacao cientifica das Ciências da Saúde. No entanto, no auge de sua veiculacao como instrumento de divulgacao cientifica o JP deixou de ser publicado em dezembro de 2003, quando entrava no seu 17° ano de circulacaoThe present study aims at describing and analyzing the historical track performed by the Jornal da Paulista (JP), the newspaper issued by the Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), which was put forth in the period between 1987 and 2003. The idea is to identify it as a tool for public communication in the health science in the health science area. With this purpose, the theoretical referential assumed was, among others, the proposal by Eric Landowiski, suggesting the newspaper to be studied as a semiotic subject. The analysis considered JP in the context of a global panorama of the scientific communication development from World War II on, as well as the Brazilian setting starting at the 80s, the decade following the military dictatorship. The study also intended to place JP in the context of the social, intellectual and educational implications arising from de 80’s. Once JP’s history is quite recent, the present research was also based on the Oral History technique, with a number of interviews with the most remarkable characters in that history. JP’s historical track was divided into three phases, the first one identified more closely to a newspaper meant to fulfill the need of internal communication of the Escola Paulista de Medicina (EPM), as it was known at the time the UNIFESP/EPM, along with a strong institutional approach. Starting at the second phase, JP increasingly became an instrument for public communication of science, although such feature could also be slightly identified in the previous phase. Finally, at the third phase, counting basically on the involvement of the university in a movement in favor of scientific communication toward to the society, JP reached its full identification with public communication in the health science area. Nevertheless, as of December 2003, about to start its 17th year of existence and at its best moment as an instrument of public communication of science, JP editorial project was discontinued.BV UNIFESP: Teses e dissertações281 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Jornalismo CientíficoComunicação e Divulgação CientíficaA trajetória histórica do Jornal da Paulista (1987-2003): Uma Aproximação à Divulgação CientíficaThe historical track of the Jornal da Paulista (1987-2003): an approach to the public communication of scienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-10534.pdfTese-10534.pdfapplication/pdf8847084${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23636/1/Tese-10534.pdf7e543d7a1582b76b7485e7456da04944MD51open accessTEXTTese-10534.pdf.txtTese-10534.pdf.txtExtracted texttext/plain595269${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23636/2/Tese-10534.pdf.txtbed8f3898dc8465664932a47bf3ef018MD52open accessTHUMBNAILTese-10534.pdf.jpgTese-10534.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4167${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23636/4/Tese-10534.pdf.jpgf035808744344335f80fee86e0412e71MD54open access11600/236362023-05-15 01:24:50.288open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/23636Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:33:42.769956Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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