Implicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncon, Camila Leite Araujo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001842
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52703
Resumo: Este Trabalho Buscou Compreender Quais São As Implicações De Dois Programas De Iniciação À Docência, O Programa Institucional De Bolsas De Iniciação À Docência E O Programa De Residência Pedagógica, Proposta De Estágio Do Curso De Pedagogia Da Universidade Federal De São Paulo, Na Inserção Profissional Professores. Entende-Se Aqui Que Os Primeiros Anos De Exercício Profissional São Uma Etapa Marcante E Fundamental Na Vida Do Professor, Pois É O Momento De Passagem De Estudante Para O Trabalho Como Docente. De Acordo Com A Literatura De Referência Desta Área, Tal Etapa É Caracterizada Por Tensões E Conflitos Que Podem Resultar Em Tristeza, Solidão E Até Abandono Da Profissão. (Marcelo Garcia, 1999; Mizukami Et. All. 2002; Nóvoa, 1992). Desta Forma, Este Trabalho Partiu Da Hipótese De Que Alunos Que Participam De Programas De Inserção Profissional Possuem Uma Formação Mais Próxima Da Realidade, Inibindo Ou Ignorando As Características Apresentadas. Assim, Primeiramente Foram Mapeados Via Questionário Online Os
id UFSP_76f590e9aeda94b5838e571bee9fa704
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52703
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Roncon, Camila Leite Araujo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]2020-03-25T12:10:23Z2020-03-25T12:10:23Z2018-06-08https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001842https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/527032018-0645.pdfEste Trabalho Buscou Compreender Quais São As Implicações De Dois Programas De Iniciação À Docência, O Programa Institucional De Bolsas De Iniciação À Docência E O Programa De Residência Pedagógica, Proposta De Estágio Do Curso De Pedagogia Da Universidade Federal De São Paulo, Na Inserção Profissional Professores. Entende-Se Aqui Que Os Primeiros Anos De Exercício Profissional São Uma Etapa Marcante E Fundamental Na Vida Do Professor, Pois É O Momento De Passagem De Estudante Para O Trabalho Como Docente. De Acordo Com A Literatura De Referência Desta Área, Tal Etapa É Caracterizada Por Tensões E Conflitos Que Podem Resultar Em Tristeza, Solidão E Até Abandono Da Profissão. (Marcelo Garcia, 1999; Mizukami Et. All. 2002; Nóvoa, 1992). Desta Forma, Este Trabalho Partiu Da Hipótese De Que Alunos Que Participam De Programas De Inserção Profissional Possuem Uma Formação Mais Próxima Da Realidade, Inibindo Ou Ignorando As Características Apresentadas. Assim, Primeiramente Foram Mapeados Via Questionário Online OsThis Work Sought To Understand The Implications Of Two Initiation Programs For Teaching, The Institutional Program Of Initiatives For Teaching And The Pedagogical Residency Program, A Proposal For A Course In Pedagogy Of The Federal University Of São Paulo, In The Insertion Of Teachers . It Is Understood Here That The First Years Of Professional Practice Are A Striking And Fundamental Step In The Life Of The Teacher, Because It Is The Moment Of Transition From Student To Work As A Teacher. According To The Literature Of Reference Of This Area, This Stage Is Characterized By Tensions And Conflicts That Can Result In Sadness, Solitude And Even Abandonment Of The Profession. (Marcelo Garcia, 1999; Mizukami Et Al., 2002; Nóvoa, 1992). In This Way, This Work Started From The Hypothesis That Students Who Participate In Professional Insertion Programs Have A Formation That Is Closer To Reality, Inhibiting Or Ignoring The Presented Characteristics. Thus, The Egresses Of Both Programs Were Selected And Mapped To ThoseDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)127 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Formação InicialIniciação À Docência,Inserção ProfissionalInitial FormationTeaching InitiationProfessional InsertionImplicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoCiências HumanasEscola Pública, Formação De Professores E Práticas PedagógicasORIGINAL2018-0645.pdfapplication/pdf1251836${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52703/1/2018-0645.pdf93b7d3abc1c774335683881ee823600eMD51open accessTEXT2018-0645.pdf.txt2018-0645.pdf.txtExtracted texttext/plain317424${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52703/5/2018-0645.pdf.txt0d3012f9b30f82c0a9ab57ef00fa51baMD55open accessTHUMBNAIL2018-0645.pdf.jpg2018-0645.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3495${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52703/7/2018-0645.pdf.jpg87419ef57db53af666105845be551b3bMD57open access11600/527032023-05-15 10:41:34.804open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52703Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:40:48.015733Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Implicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogos
title Implicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogos
spellingShingle Implicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogos
Roncon, Camila Leite Araujo [UNIFESP]
Formação Inicial
Iniciação À Docência,
Inserção Profissional
Initial Formation
Teaching Initiation
Professional Insertion
title_short Implicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogos
title_full Implicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogos
title_fullStr Implicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogos
title_full_unstemmed Implicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogos
title_sort Implicações De Programas De Iniciação À Docência Na Formação Inicial De Pedagogos
author Roncon, Camila Leite Araujo [UNIFESP]
author_facet Roncon, Camila Leite Araujo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Roncon, Camila Leite Araujo [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]
contributor_str_mv Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Iniciação À Docência,
Inserção Profissional
topic Formação Inicial
Iniciação À Docência,
Inserção Profissional
Initial Formation
Teaching Initiation
Professional Insertion
dc.subject.eng.fl_str_mv Initial Formation
Teaching Initiation
Professional Insertion
description Este Trabalho Buscou Compreender Quais São As Implicações De Dois Programas De Iniciação À Docência, O Programa Institucional De Bolsas De Iniciação À Docência E O Programa De Residência Pedagógica, Proposta De Estágio Do Curso De Pedagogia Da Universidade Federal De São Paulo, Na Inserção Profissional Professores. Entende-Se Aqui Que Os Primeiros Anos De Exercício Profissional São Uma Etapa Marcante E Fundamental Na Vida Do Professor, Pois É O Momento De Passagem De Estudante Para O Trabalho Como Docente. De Acordo Com A Literatura De Referência Desta Área, Tal Etapa É Caracterizada Por Tensões E Conflitos Que Podem Resultar Em Tristeza, Solidão E Até Abandono Da Profissão. (Marcelo Garcia, 1999; Mizukami Et. All. 2002; Nóvoa, 1992). Desta Forma, Este Trabalho Partiu Da Hipótese De Que Alunos Que Participam De Programas De Inserção Profissional Possuem Uma Formação Mais Próxima Da Realidade, Inibindo Ou Ignorando As Características Apresentadas. Assim, Primeiramente Foram Mapeados Via Questionário Online Os
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001842
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52703
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0645.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7001842
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52703
identifier_str_mv 2018-0645.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52703/1/2018-0645.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52703/5/2018-0645.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52703/7/2018-0645.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93b7d3abc1c774335683881ee823600e
0d3012f9b30f82c0a9ab57ef00fa51ba
87419ef57db53af666105845be551b3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460325431967744