Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maisa Tavares De Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP], Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP], Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6558
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400014
Resumo: Este estudo objetivou compreender a percepção de docentes de um currículo integrado sobre a relação teoria-prática vivenciada no ensino de Enfermagem na área da saúde da criança e do adolescente no. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, ancorada nos referenciais teóricos de Vázquez, Freire e Bakhtin. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista não estruturada. A análise do discurso desvelou as categorias: o ensino de enfermagem sob o foco da interdisciplinaridade; o ensino do cuidado à criança contextualizado na saúde da família, em diferentes cenários da prática assistencial; a práxis docente engendrando um movimento dialético da unidade teoria-prática. Sinalizam-se perspectivas para o ensino de Enfermagem, com vistas a subsidiar a prática pedagógica, e repensar as estratégias adotadas em relação à integração teoria-prática nos projetos pedagógicos.
id UFSP_850eafba466cbd14a936e87b6a5952f1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/6558
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Leite, Maisa Tavares De SouzaOhara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP]Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:43:12Z2015-06-14T13:43:12Z2011-08-01Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 4, p. 717-724, 2011.0034-7167http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6558http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400014S0034-71672011000400014.pdfS0034-7167201100040001410.1590/S0034-71672011000400014Este estudo objetivou compreender a percepção de docentes de um currículo integrado sobre a relação teoria-prática vivenciada no ensino de Enfermagem na área da saúde da criança e do adolescente no. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, ancorada nos referenciais teóricos de Vázquez, Freire e Bakhtin. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista não estruturada. A análise do discurso desvelou as categorias: o ensino de enfermagem sob o foco da interdisciplinaridade; o ensino do cuidado à criança contextualizado na saúde da família, em diferentes cenários da prática assistencial; a práxis docente engendrando um movimento dialético da unidade teoria-prática. Sinalizam-se perspectivas para o ensino de Enfermagem, com vistas a subsidiar a prática pedagógica, e repensar as estratégias adotadas em relação à integração teoria-prática nos projetos pedagógicos.The study aimed to understand Nursing teachers' perception about the theory-practice relation experienced in Nursing education on children and adolescents' health, in an integrated curriculum. A qualitative and descriptive study was developed, grounded on Vázquez, Freire and Bakhtin's theoretical models. Unstructured interviews were used to collect data. Discourse analysis unveiled the following categories: Nursing education based on interdisciplinary approaches; child care teaching in the context of family health, in different settings of care; teachers' praxis engendering a dialectical movement of theory and practice. Approaches for Nursing education are pointed out in order to support teaching practice and rethink the strategies adopted to integrate theory and practice in pedagogical projects.El estudio objetivo comprender la percepción de los docentes sobre la relación teoría-práctica vivenciada en la enseñanza de Enfermería en la salud de niños y adolescentes, en el currículo integrado. Es una investigación cualitativa-descriptiva sustentada en los referenciales teóricos de Vázquez, Freire y Bakhtin. Se utilizo la entrevista no estructurada para la recolección de datos. La análisis del discurso desveló las categorías: la enseñanza de Enfermería bajo el foco de la interdisciplinaridad; la enseñanza de los cuidados con los niños contextualizada en la salud de la familia, en diferentes campos de la práctica asistencial; la práctica docente engendrando el movimiento dialéctico de la unidad teoría-práctica. Se indican perspectivas para la enseñanza de Enfermería, con vistas a subsidiar la práctica pedagógica y repensar las estrategias adoptadas en relación a la integración teoría-práctica en proyectos pedagógicos.Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de EnfermagemUNIFESP, EPESciELO717-724porAssociação Brasileira de EnfermagemRevista Brasileira de EnfermagemEducação em enfermagemCurrículoSaúde da criançaSaúde do adolescentePesquisa qualitativaNursing educationCurriculumChild healthAdolescent healthQualitative researchUnidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescenteTheory-practice unit in an integrated curriculum praxis: Nursing teachers' perception in children and teenagers' healthUnidad teórico-práctica en la praxis de un currículo integrado: percepción de docentes de Enfermería en la salud de niños y adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0034-71672011000400014.pdfapplication/pdf134870${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6558/1/S0034-71672011000400014.pdfbfdd46b1766203f536bd3bda2b4f07bcMD51open accessTEXTS0034-71672011000400014.pdf.txtS0034-71672011000400014.pdf.txtExtracted texttext/plain43899${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6558/21/S0034-71672011000400014.pdf.txteed11800d5a80aea14f56ecb818ed8f5MD521open accessTHUMBNAILS0034-71672011000400014.pdf.jpgS0034-71672011000400014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6863${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6558/23/S0034-71672011000400014.pdf.jpgfdcf7e61385d4febc3027a67b42aad23MD523open access11600/65582023-06-05 19:09:13.756open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6558Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:09:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Theory-practice unit in an integrated curriculum praxis: Nursing teachers' perception in children and teenagers' health
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Unidad teórico-práctica en la praxis de un currículo integrado: percepción de docentes de Enfermería en la salud de niños y adolescentes
title Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
spellingShingle Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
Leite, Maisa Tavares De Souza
Educação em enfermagem
Currículo
Saúde da criança
Saúde do adolescente
Pesquisa qualitativa
Nursing education
Curriculum
Child health
Adolescent health
Qualitative research
title_short Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
title_full Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
title_fullStr Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
title_full_unstemmed Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
title_sort Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente
author Leite, Maisa Tavares De Souza
author_facet Leite, Maisa Tavares De Souza
Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]
Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP]
Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
author_role author
author2 Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]
Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP]
Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de Enfermagem
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maisa Tavares De Souza
Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]
Kakehashi, Tereza Yoshiko [UNIFESP]
Ribeiro, Circéa Amália [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Currículo
Saúde da criança
Saúde do adolescente
Pesquisa qualitativa
topic Educação em enfermagem
Currículo
Saúde da criança
Saúde do adolescente
Pesquisa qualitativa
Nursing education
Curriculum
Child health
Adolescent health
Qualitative research
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing education
Curriculum
Child health
Adolescent health
Qualitative research
description Este estudo objetivou compreender a percepção de docentes de um currículo integrado sobre a relação teoria-prática vivenciada no ensino de Enfermagem na área da saúde da criança e do adolescente no. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, ancorada nos referenciais teóricos de Vázquez, Freire e Bakhtin. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista não estruturada. A análise do discurso desvelou as categorias: o ensino de enfermagem sob o foco da interdisciplinaridade; o ensino do cuidado à criança contextualizado na saúde da família, em diferentes cenários da prática assistencial; a práxis docente engendrando um movimento dialético da unidade teoria-prática. Sinalizam-se perspectivas para o ensino de Enfermagem, com vistas a subsidiar a prática pedagógica, e repensar as estratégias adotadas em relação à integração teoria-prática nos projetos pedagógicos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:43:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:43:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 4, p. 717-724, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6558
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400014
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0034-71672011000400014.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0034-71672011000400014
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672011000400014
identifier_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 4, p. 717-724, 2011.
0034-7167
S0034-71672011000400014.pdf
S0034-71672011000400014
10.1590/S0034-71672011000400014
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6558
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 717-724
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6558/1/S0034-71672011000400014.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6558/21/S0034-71672011000400014.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6558/23/S0034-71672011000400014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bfdd46b1766203f536bd3bda2b4f07bc
eed11800d5a80aea14f56ecb818ed8f5
fdcf7e61385d4febc3027a67b42aad23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460242597609472