História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49089
Resumo: O propósito deste estudo é analisar as potencialidades do uso da história da educação matemática na formação do professor de matemática. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Assim, este texto pretende responder a seguinte questão: que história da educação matemática deve ser incluída na formação dos professores de matemática? Para responder a tal interrogação, utiliza-se como base teórico-metodológica a História Cultural. Com esta referência buscase uma história da educação matemática que leve em conta a circulação de modelos internacionais que cobram sentido num determinado local e tempo histórico, dando significado às práticas pedagógicas dos professores de matemática.
id UFSP_867ce0943980343c8b0bb087c00e25c7
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/49089
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2018-08-03T12:32:06Z2018-08-03T12:32:06Z2010Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim De Educacao Matematica. Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 123-136, 2010.0103-636Xhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49089WOS000284097200007.pdfWOS:000284097200007O propósito deste estudo é analisar as potencialidades do uso da história da educação matemática na formação do professor de matemática. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Assim, este texto pretende responder a seguinte questão: que história da educação matemática deve ser incluída na formação dos professores de matemática? Para responder a tal interrogação, utiliza-se como base teórico-metodológica a História Cultural. Com esta referência buscase uma história da educação matemática que leve em conta a circulação de modelos internacionais que cobram sentido num determinado local e tempo histórico, dando significado às práticas pedagógicas dos professores de matemática.The purpose of this paper is to analyze the potential for using the history of mathematics education in educational programmes for math teachers. It is based on the belief that teachers will tend to develop current pedagogical practice of a better quality by maintaining an historical relationship with past educational practices of their professional ancestors. Consequently, this study will answer the following questions: what history of mathematics education could be included in training of math teachers? To answer this question, the theoretical and methodological background of Cultural History will be used. Through the history of mathematics education, teachers may become aware of processes and curricular models for the teaching of mathematics that have been circulating historically at an international level, acquiring a meaning at specific times and places.Univ Fed Sao Paulo, Sao Paulo, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Sao Paulo, BrazilWeb of Science123-136porUnesp-Dept MathematicaHistória da educação matemáticaHistória da MatemáticaFormação de professores de matemáticaHistory of mathematics educationHistory of MathematicsTraining of math teachersHistória da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemáticaConsiderations regarding the potential for using the history of mathematics education in the education of mathematics teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALWOS000284097200007.pdfWOS000284097200007.pdfapplication/pdf629244${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49089/1/WOS000284097200007.pdf9c99c2781a0fa048dfcaeefaa2bc4334MD51open accessTEXTWOS000284097200007.pdf.txtWOS000284097200007.pdf.txtExtracted texttext/plain31638${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49089/23/WOS000284097200007.pdf.txt4e59009233f9574b6a37be32794fd8adMD523open accessTHUMBNAILWOS000284097200007.pdf.jpgWOS000284097200007.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6681${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49089/25/WOS000284097200007.pdf.jpg8a1965501c029e9d0bb3ffdc4d61bffbMD525open access11600/490892023-06-03 01:50:38.619open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/49089Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:50:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Considerations regarding the potential for using the history of mathematics education in the education of mathematics teachers
title História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática
spellingShingle História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
História da educação matemática
História da Matemática
Formação de professores de matemática
History of mathematics education
History of Mathematics
Training of math teachers
title_short História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática
title_full História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática
title_fullStr História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática
title_full_unstemmed História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática
title_sort História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática
author Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
author_facet Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
História da Matemática
Formação de professores de matemática
topic História da educação matemática
História da Matemática
Formação de professores de matemática
History of mathematics education
History of Mathematics
Training of math teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv History of mathematics education
History of Mathematics
Training of math teachers
description O propósito deste estudo é analisar as potencialidades do uso da história da educação matemática na formação do professor de matemática. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Assim, este texto pretende responder a seguinte questão: que história da educação matemática deve ser incluída na formação dos professores de matemática? Para responder a tal interrogação, utiliza-se como base teórico-metodológica a História Cultural. Com esta referência buscase uma história da educação matemática que leve em conta a circulação de modelos internacionais que cobram sentido num determinado local e tempo histórico, dando significado às práticas pedagógicas dos professores de matemática.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-03T12:32:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-03T12:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim De Educacao Matematica. Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 123-136, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49089
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.file.none.fl_str_mv WOS000284097200007.pdf
dc.identifier.wos.none.fl_str_mv WOS:000284097200007
identifier_str_mv Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim De Educacao Matematica. Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 123-136, 2010.
0103-636X
WOS000284097200007.pdf
WOS:000284097200007
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123-136
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp-Dept Mathematica
publisher.none.fl_str_mv Unesp-Dept Mathematica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49089/1/WOS000284097200007.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49089/23/WOS000284097200007.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/49089/25/WOS000284097200007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c99c2781a0fa048dfcaeefaa2bc4334
4e59009233f9574b6a37be32794fd8ad
8a1965501c029e9d0bb3ffdc4d61bffb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460341758296064